quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Resenha: "As aventuras de Tintim – O Romance" (Alex Irvine)

- Clique aqui para saber mais sobre o desenho

Por: Carine Vieira -
Ao receber esse livro, fiquei muito contente pois ainda não tinha visto o filme (mas tinha lido boas críticas) e sempre prefiro ler os livros antes. Como não conhecia nada sobre a série não sabia que, sendo uma exceção a regra, esse livro baseia-se no roteiro do filme que foi escrito por Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish que por sua vez basearam-se na série "As aventuras de Tintim" de Hergé.

Agora vamos a história: Tintim é um jovem repórter que está a procura de boas histórias. Um dia, no mercado, ele consegue vencer os outros interessados e compra uma miniatura de um navio que havia afundado fazia alguns séculos, o Licorne.

"Ei amigão", (o americano) perguntou a Cabtee, apontando com a cabeça para o Licorne. "Quanto quer pelo barco?"
"Desculpe-me", disse Cabtree, "mas acabei de vendê-lo para esse jovem cavalheiro."
Em um acidente, seu cachorro terrier Milu, esbarra na miniatura e Tintim descobre então, uma mensagem secreta escondida dentro do mastro.
"Tintim percebeu a oportunidade para espantar o gato da sala. Curvou-se para mantê-lo perto da parede, empurrando-o em direção à janela. mas ouviu um barulho atrás dele e virou-se percebendo que Milu pulara em cima do aparador atrás do gato... e derrubara a miniatura!"
A mensagem atiça a curiosidade do jovem, pois ela é extremamente enigmática. Diante disse, ele resolve desvendar o mistério e descobrir do que se trata tudo aquilo e sai em busca de pistas.
"Pegou a lupa e desenrolou o pergaminho, desamassando-o sobre a mesa. (...) Olhou com a lupa e conseguiu ver o que estava escrito
"Três irmãos unidos", leu em voz alta para Milu ouvir. "Três Licornes em comboio vagando ao sol do meio dia. porque é da luz que virá a luz e, então, resplandecerá para sempre a Cruz da Águia."
Aos poucos as pistas vão surgindo e seguindo-as ele acaba sequestrado e levado para alto mar, lá ele conhece o Capitão Haddock, um amigável lobo do mar, que está sendo feito prisioneiro em seu próprio navio.
"Saindo do curral de gado, Milu foi até as docas e viu o caixote que carregava Tintim ser embarcado em um enorme navio cargueiro. Diminuiu a velocidade e tentou manter-se fora do campo de visão, escondendo-se atrás de um grande rolo de corda."

O ancestral do Capitão, Senhor Francis Haddock, comandou o navio citado na mensagem que Tintim encontrou. Nosso protagonista passa a acreditar que pode descobrir a verdade e talvez até encontrar um tesouro. Buscando solucionar as questões que aparecem, Tintim, Milu e o Capitão enfrentam diversos perigos e inimigos para alcançar o objetivo que os motiva a seguir nessa empreitada.

Vale a pena destacar o trabalho primoroso de diagramação e edição deste livro. A fonte utilizada é do tamanho ideal para uma boa leitura e o papel utilizado é o mais apropriado para uma boa leitura, enfim, tudo contribui para que essa leitura seja extremamente agradável e divertida. A única ressalva que faço, por uma questão de gosto pessoal são os diálogos sem travessão. Fico bastante incomodada com os livros que usam a técnica do diálogo entre aspas, mas como mencionei, é questão de gosto.

Com muita ação e mistério, esse livro é muito interessante para os que curtem esse tipo de leitura. acredito que os mais jovens e as crianças se interessarão e muito pela narrativa. A série Tintim tem muito fãs de forma que acredito que este livro terá boas vendas e uma ótima aceitação no mercado.

- Confira o trailer do filme:


Espero que tenham gostado. Não deixem de comentar.  Quero saber a opinião de vocês!!!!
 beijos,

Cari

17 comentários :

  1. Gizeli Regina Meisterquinta-feira, novembro 22, 2012

    Não li nehum livro dele, mas tenho muita vontade de ler, pela sua resenha eles são ótimos...parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi, oi!
    Nem sabia que havia o livro! Já assisti o filme, e até que gostei, mas estava com dor de cabeça e nem achei muita graça :(
    Se um dia eu tiver oportunidade acho que leria sim.
    Também prefiro ler os livros antes, rsrs Mas, fazer o que, né?
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi, já tinha ouvido falar do filme, mas não do livro!
    Gostei bastante da resenha, embora não seja um livro que eu me interessasse a ler, mas eu me arriscaria!
    Bjs'
    doces-leituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre amei Tintim. Via todos os capítulos na TV quando era criança... e hoje ainda revejo no computador rs Tenho alguns quadrinhos mesmo e to louca para comprar o livro do filme!

    ResponderExcluir
  5. Ah como namoro esse livro tem um tempinho..rs
    Acredito que desde que vi o filme(que gostei muito)
    Mas sempre frisam que o livro é bemmm melhor né? Sei lá, poder ler as aventuras assim, imaginar as cenas é algo que filme nenhum consegue retratar com fidelidade.
    Capa linda demais :)
    Com certeza, esse vou ler.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha chegou a me deixar com mais vontade ler..

    ResponderExcluir
  7. O desenho é genial, volto à infância quando vejo alguma ilustração. Ah e olha que lindo: na França achei loja só do Tintim, com tudo quanto é coisa dele! Mas, sobre o romance, tenho os dois pés atrás hehehe. É que não tive uma boa experiência quando a coisa é invertida, livro baseado em filme. Quando li Branca de Neve e o Caçador, achei a narrativa beirando o terrível. Nem vi ao filme, desanimei total depois do livro. Não sei se com Tintim eu sentiria o mesmo (infelizmente ainda não vi o filme), mas tenho lá meus receios.

    bjão,
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amo tintim desde de criança, esse livro seria muito bom para eu relembrar os velhos tempos.

    ResponderExcluir
  9. depois de ler a resenha fiquei com vontade de ler, parece muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Isso me lembra a infância e o desenho que passada nas manhãs na TV. Já assisti o filme e fiquei encantada com a obra! Morro de vontade de ler o livro, mas ainda não tive tempo.

    ResponderExcluir
  11. Desde pequena sempre gostei de Tintin, adoro o Milu, claro que assim que saiu o filme fui assistir, mais ainda não tive a oportunidade de ler e conhecer os detalhes da historia.

    ResponderExcluir
  12. Meu pai adorava "As Aventuras de Tintim".
    Nunca li o livro nem assisti o filme, mas vou dar uma oportunidade pra essa estória :D
    Beijos!

    http://desajeitadasamadoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O que mais me cativa nas obras de Tintim é o fato de despertar essa veia investigativa em nós, exercita a criatividade e nos motiva a questionar, duvidar pensar fora da caixa...

    ResponderExcluir
  14. o desenho é ótimo *-* nunca tinha ouvido falar do livro, porém, parece bem legal ! rs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris