segunda-feira, 6 de outubro de 2014

[Especial] Cobertura da Feira do Livro do Shopping da Ilha de São Luís - 2014

São Luís, ilha do amor... literário :)


Hey, gentes! Hoje apresentamos a vocês um pouco da cidade de São Luís (MA) não, este não é um post do Happy Hour rs, a Feira do Livro do Shopping da Ilha e o Clube do Livro do Maranhão. Quem aqui escreve é a Kleris e a Mary (nossa nova resenhista), visitamos a Feira e vamos mostrar um pouco do que rolou esse ano. 


Terra de Gonçalves Dias, Raimundo Correa, Aluísio e Arthur Azevedo, o Maranhão mais uma vez está fazendo história no meio literário; a conhecida “Atenas Brasileira” está de volta. São Luís, a capital, não só está de braços abertos, como também tem apresentado escritores que andam despontando na Literatura Nacional. Dentre autores já conhecidos, podemos citar a Nazarethe Fonseca (não conhece os livros? Tem um podcast ótimo aqui) e Ahtange Ferreira (ela esteve esse ano na Bienal de SP). Neste post conheceremos mais duas, a Laísa Couto e a Deyse Batista.

Mas primeiro vamos à Feira do Livro no SDI (Shopping da Ilha) :)

Desde o ano passado o shopping tomou a iniciativa, em conjunto com a Livraria Leitura, de promover uma feira de livros e diversificar atividades com o público maranhense. Repetindo a dose este ano, mais leitores, blogueiros e autores se empolgaram com a programação por quase todo esse setembro – que foi lindo, muito lindo :)

Tivemos, assim, pelo período de 04 a 28 de setembro, eventos em parceria com a feira, a livraria e eventos com o Clube do Livro do Maranhão (CLM), organizados e mediados pela blogueira Fernanda Araújo, do blog Caçadora de Livros #CLMFeiradoLivroSDI, e pelo Fã-clube de Maze Runner, do grupo Clareira São Luís, organizado e mediado pelas leitoras Yandra Santana e Yasmin Ribeiro.

Um alô para os blogueiros Rafael (Livros vs Séries), Miaka (Um Sofá na Lareira), Marisa e Almiceia (Primeiras Impressões), Julyanna (Em Sintonia com os Livros), Bruna (My Favorite Book), Warverson (New World) e à equipe Bibliotroca de SLZ que participaram, apoiaram e agitaram os encontros.

Comprinhas na Feira

Não é todo dia que temos assim uma feirinha linda para gastar nosso rico dinheirinho curtir umas promos, então lá fomos nós felizes e contentes – portando, obviamente, nossos cartões no bolso (afinal, ninguém é de ferro).

O espaço de exposição aumentou. Se no ano passado era apenas um stand, neste havia o dobro de espaço para títulos. O que foi bem aproveitado e pensado para o espaço de eventos, embora nos dias sem atividades ficasse bem disperso. 


Mas é importante destacar que o clima da feira se tornou mais importante pelos encontros do que propriamente pelos títulos vendidos. A organização do evento e o interesse dos leitores da cidade em pensar atividades de integração foram ótimos! Nos parece que, mesmo de simples, a Feira marcou um divisor de águas, posto que ampliou horizontes e trouxe um ar revigorado à literatura ludovicense.

  
  
Encontros do Clube do Livro do MA na Feira do Livro

Dentre os encontros, tivemos quatro no Shopping da Ilha (SDI) e um no São Luís Shopping, todos em parceria com a Livraria Leitura, mas foi no SDI que a Feira mesmo foi sediada. O primeiro encontro, sábado 13/09, rolou no São Luís Shopping, evento em parceria com a Editora Seguinte sobre a Trilogia A Seleção.

(Fonte: Caçadora de Livros - post)

No domingo, 14/09, tivemos um bate-papo com blogueiros, leitores e as autoras maranhenses Laísa Couto e Deyse Batista. Por imprevistos, infelizmente não pudemos conhecer o José Soares Lima (autor de O Menino e o Riacho), nem a M.S. Dehlia (autora de Gringos Online), mas esperamos que em breve tenhamos essa oportunidade.

Foi uma óooooootema tarde :) As meninas apresentaram seus livros no espaço da feira, conversamos bastante (e chamamos atenção de outros leitores passeando pela feira hahaha), debatemos alguns temas e ainda rolou uns mimos sorteados entre os presentes, cortesias da caçadora Fernanda Araújo. 

Enquanto não sai um post sobre nossas autoras, eis uma curta apresentação para deixar vocês bem curiosos – quem sabe já não ouviram falar dessas meninas?

 

Laísa Couto (primeira foto, de óculos escuros) é autora do romance “Lagoena – O Portal dos Desejos” (skoob; page), uma série de literatura fantástica, lançamento da Editora Draco.


Deyse Batista (segunda foto, de pé para o público) é autora do livro de crônicas “Verdade Mal Contada” (skoob; page), livro que reúne textos de seu blog homônimo, lançamento da Editora Penalux. 


No meio da semana, 18/09, rolou o encontro do Fã-clube de Maze Runner, com brincadeiras (veja vídeo), competições, sorteios e mimos. A parceria contou com a Editora Vergara & Riba. Fãs aproveitaram a oportunidade e subiram para a sala de cinema para assistir à estreia.

  

Já no dia 27/09, sábado, rolou um encontro no interior da Livraria Leitura, no SDI. O tema dessa vez foi a Literatura Nacional, com apoio da Editora Novo Conceito e divulgação de vários autores que estão se destacando nesse meio.

(Fonte: Caçadora de Livros - post

E pra encerrar a Feira, tivemos um #IANDAY!
O encontro teve apoio da Editora Universo dos Livros, que publica a série Irmandade da Adaga Negra. Rolou brincadeiras, bate-papo e mimos, muitos mimos!

(Fonte: SDI Instagram - post)

Foi um mês e tanto para essa cidade, hein. Já digo logo que não para por aqui, a agenda de outubro conta com um evento do Clube Penguin, da Editora Companhia das Letras, organizado pelo Clube do Livro do MA junto à Livraria Leitura do São Luís Shopping. 

São Luís está se restabelecendo como point literário, gentes!

Teremos também um belo novembro à frente com a 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) – de 31 de outubro a 09 de novembro. O tema deste ano é Literatura Infantil, sendo Wilson Marques, jornalista e escritor maranhense de literatura infanto-juvenil, o patrono. O evento terá muitas homenagens (como a Ubiratan Teixeira, Mundinha Araújo e Odylo Costa Filho) e umas personas lindas para visitar nossa terrinha (como Maurício de Sousa e Marina Colasanti) *------* Estão todos convidados!

Espero que tenham gostado da nossa cobertura e que venham mais e mais festivais de leituras e literatura.

Bjos,

Até a próxima,


Kleris Ribeiro e Mary Leite.

7 comentários :

  1. Adorei o post. E o mês de setembro não foi legal e sim Fantástico. Como participei de quase todos os eventos posso dizer que inda viram muito mais de onde saiu estes. E claro foi um prazer conhecer você pessoalmente Kleris. Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um prazer enorme conhecer vcs! Não pude ir em mtos, mas foi maaaaaaaara! Espero em breve vcs conhecerem a Mary tbm :)

      Excluir
  2. Que lindo!
    Postagem completa! Adorei!
    São Luís vai voltar a ser a Atenas Brasileira!
    Tenho fé!
    E vamos que vamos!
    Se em outubro teremos eventos, em novembro mesmo que a situação vai pipocar. kkkkkk

    Bjs e obrigada pela cobertura! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que novembro já me dá pipoco de ansiedade! E parabéns por todo o trabalho com os eventos, Fê, vc tem sacudido essa cidade como nunca!

      Excluir
    2. S2

      Obrigada por tudo.
      E estamos sentido saudade de vocês nos eventos. ^^

      Excluir
  3. Muito legal o post, os eventos são de grande prestígio, São Luís em destaque! Amo!

    ResponderExcluir
  4. Gente, que legal!! Deve ter sido maravilhoso! Queria tanto que tivesse algo assim na minha cidade também :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Fangirl" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris