sexta-feira, 28 de abril de 2017

Resenha: “O Último Adeus” (Cynthia Hand)


Tradução de Carolina Coelho

Por Stephanie: Oi, gente! Aqui é a Stephanie e esse é meu primeiro post no Dear Book. Fico muito feliz de estar fazendo parte da equipe do blog e espero que possamos conversar bastante sobre livros e o mundo da literatura por aqui. Hoje venho falar sobre O Último Adeus, livro que foi bastante comentado desde seu lançamento no Brasil.

Suicídio nunca é uma temática fácil de ser abordada. É triste, é pesado e muitas vezes não faz sentido. Em O Último Adeus, acompanhamos a jornada de Lex rumo a aceitação da morte de seu irmão, Tyler, que tirou a própria vida.

Lex é uma garota comum. Tem amigos, um namorado legal e uma família que, mesmo sem o pai presente, tenta se manter unida. E é um choque muito grande para ela quando, em uma manhã comum, Tyler dá um tiro em si mesmo na garagem de casa. A história começa poucos meses após a morte de Ty, então a protagonista se encontra desnorteada e ainda em fase de adaptação à sua vida sem o irmão. 
O tempo passa. É a regra. Independentemente do que aconteça, por mais que pareça que tudo em sua vida está congelado em um determinado momento, o tempo segue em frente.

O começo do livro foi complicado pra mim. Tive muita dificuldade em sentir empatia por Lex, talvez porque eu nunca tenha passado por nada parecido com o que acontece com ela. Os primeiros capítulos têm poucos acontecimentos e vemos a personagem apenas sofrendo e reclamando sobre o quão ruim está sua vida. Eu entendi o lado dela, só não consegui me conectar.

Conforme a história avança, conhecemos um pouco mais a fundo os outros personagens e principalmente a relação de Ty com Lex; ela nos apresenta suas memórias e os momentos bons que passou com o irmão. Ty aparenta ter tido uma infância alegre e despreocupada, e só começa a apresentar indícios de um comportamento depressivo após o divórcio dos pais. Eu entendo muito pouco do assunto, mas acho que traumas podem ser o estopim para uma pessoa que tem tendências suicidas. Pelo menos é o que o livro indica.

Acredito que O Último Adeus fale diretamente com pessoas que já perderam um ente querido ou um amigo para o suicídio. Senti que a autora tentou se aproximar ao máximo da realidade, levantando questões como sanidade e religião de uma maneira crível. Eu consegui imaginar pessoas reais passando pelas situações apresentadas. 
Existe morte ao nosso redor. Em todos os lugares para onde olhamos. 1,8 pessoa se mata a cada segundo. Só não prestamos atenção. Até começarmos a notar.

Dos pontos negativos eu destacaria os plots secundários como o romance e o dos amigos de Tyler. Lex não chega a encontrar redenção no amor, mas não gostei da forma que o namoro dela foi apresentado. Ficou young adult demais e só pareceu estar ali para encaixar o livro nesse gênero. Quanto aos acontecimentos com os amigos de Tyler, que não vou contar pra não dar spoiler, achei bem forçado e desnecessário.

As amizades de Lex são tratadas de maneira bem real. Ela tem um grupo diferenciado de amigos, que felizmente não é estereotipado. Gostei de ver que a personagem evolui durante a trama graças a reaproximação e empatia que desenvolve com alguns desses amigos.

O final foi o que me fez querer aumentar a nota. As cenas dos últimos capítulos entre Lex e sua mãe são muito tocantes e conseguiram me emocionar bastante. Me simpatizei muito pela mãe de Lex e por seu sofrimento, só de lembrar já fico triste de novo. O relato final da autora também cumpre o papel de emocionar.

Ainda prefiro “Os 13 Porquês”, mas com certeza recomendo O Último Adeus, principalmente para quem busca um livro realista do ponto de vista de quem perdeu uma pessoa amada. Vou ficando por aqui, até a próxima!

Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram

Confira os melhores preços no Buscapé: 


0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris