segunda-feira, 22 de junho de 2015

Resenha: “Como Eu Realmente... - Passeios pelo lado meio esquisito da nossa imaginação” (Fernanda Nia)

Por Kleris: Certamente vocês já se encontraram em situações do dia a dia em que os pensamentos e atitudes não bem condiziam com o que as pessoas do espaço exterior (e extrínseco ao ser) imaginam. Eis um livrinho que mostra bem essa ~realidade~.

Conheci o trabalho da Fernanda Nia pelas andanças na internet (ou por algum sábio retweet). Inicialmente era um site onde a Fernanda postava pequenos quadrinhos com situações cotidianas e comentários sobre o que realmente se passava em sua cabeça quando se encontrava nelas. O projeto cresceu e Fernanda já lançou o segundo volume agora em maio! =) 

Pelas 80 páginas de “exageros e esquisitices de uma garota criativa demais”, há casos críticos, casos triviais e casos que só estando na situação para entender o que são as criações malucas da cabeça. Ao passo que entramos na da Fernanda, ela parece saber muito sobre a nossa. Como eu realmente reajo a essa ~invasão~? Com risadas, claro!
Prazer, sou a Niazinha, a não-exatamente-brilhante estrela do Como eu realmente. Sou uma garota como outra qualquer, apaixonada por bolinhos e fofurinhas em geral, que acabou tendo de desenvolver uma imaginação exagerada demais para compensar todas as situações constrangedoras ou socialmente esquisitas pelas quais sou obrigada a passar por aqui.

A edição é como uma revista e é um mimo! Conta com 5 seções temáticas que reúnem vários conteúdos já postados pela Fernanda e outros mais inéditos. Temos Fofuras, exageros, inseguranças; Srta. Garrinhas, sargento fofura e outros bichinhos; Parentes, amigos, amores; Livros, filmes e jogos; e Estudos e aulas. Cada quadrinho remete a um caso ou situação e não há uma história ou enredo, são conteúdos independentes unidos por um tema comum e mais uns comentários engenhosos da autora (aí sim pode ter uns contos especiais e citações de ótimos romances não publicados pela Niazinha).
Este é um balãozinho de bate-papo pós-tirinha. É aqui que eu extravaso tudo o que não deu tempo de dizer em tão poucos quadrinhos. Histórias pessoais inusitadas, reflexões psico-pseudo-sociológicas ironicamente válidas ou até contos inventados completamente surreais. Enfim, qualquer coisa que o lado mais esquisito da minha imaginação me convença a compartilhar. Só não me carreguem para o hospício, por favor.

— Não posso voltar – ela murmurou, mais para si mesma do que para Zico, seu bode montanhês de estimação. – Sinto saudades da cidade, confesso. Mas nunca mais terei coragem de voltar e encarar o julgamento silencioso daquelas pessoas. Não depois do erro que cometi. Aquela vida foi condenada pelo meu próprio crime.

Zico levantou seu rosto mastigante para a anciã. Ela entendeu a pergunta em seus olhos inexpressivos, e uma lágrima solitária lhe escapou.

— Foi o pior crime de todos, meu amigo. Eu... cometi um erro de português na frente do gatinho da outra sala. 

No entanto, temos personagens! A Niazinha é quem conversa conosco pelas páginas e nos apresenta ao Sargento Fofura (um cachorro); à Maria Modinha, ao Sílvio Sem Senso Social, Mãe e Pai, figuras “ilustres” que “tornam a vida mais louca e interessante”.

 
(clique em cima para melhor visualizar o texto)


Como eu realmente... é uma HQ de leitura super rápida e ótema para quando estamos em alguma espera. Tem viagem, tem teorias malucas, tem conspiração, tem fofura, tem pôneis, tem bolinhos e... tem uma surpresinha ao final.

 


Alô, Fernanda, quando teremos uma bonequinha da Niazinha?
-QQQQQQQQQQ
Deixe uma fã boba sonhar...

Recomendo!

Ah! Visitem o site ou 
acompanhem mais tirinhas pelas redes sociais:



Um comentário :

  1. Adorei a resenha, Kleris! Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pelo carinho! <3

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris