sexta-feira, 19 de junho de 2015

Resenha: "DN pontocom" (Daniel Nascimento e Sandra Rossi)

Por Sheila: Oi pessoas como estão? Eu hoje tenho a meta de fazer algo que nunca havia feito antes: resenha de uma biografia! E resenha nacional.

Daniel Nascimento, que já foi considerado o maior hacker do Brasil, pediu para que sua amiga Sandra Rossi escrevesse sobre a época em que viveu como hacker, as coisas pelas quais passou e as lições que aprendeu. Confiram a sinopse do skoob:

Skoob: O que leva um jovem “nerd” e talentoso, ao descobrir sua aptidão para a tecnologia da informação, a tornar-se um hacker?
O desafio, o estímulo, a busca do reconhecimento e a autoafirmação. Mas logo vem a opção: só “curtição” ou golpe (financeiro, muitas vezes), ou seja, o delito?
Num relato emocionante e revelador, Daniel Nascimento conta agora, quase 10 anos depois, tudo para sua amiga Sandra Rossi. Como foi sua introdução ao mundo virtual, sua evolução, como ele foi atraído pelos criminosos, o deslumbramento.
Carros, mulheres, poder! Tudo isso aos 15 anos, quando era considerado o melhor hacker do Brasil. Quase dois anos depois, em 2005, a Polícia Federal instaurou a Operação Ponto Com e prendeu a organização da qual ele fazia parte.
Daniel passou por momentos difíceis, como prisão, delação, acompanhamento das autoridades e liberdade vigiada. Sua vida e de sua família viraram um caos.
Somente agora, superada toda essa fase marcante, ele resolve contar à amiga Sandra todas as aventuras, os pensamentos, as experiências incríveis, mas que fizeram marcas profundas em sua vida. E nos mostra suas impressões sobre como o Brasil deveria lidar com a segurança de sistemas e com os talentos, geralmente jovens, que desafiam e encontram falhas nesses sistemas.
Um livro em que os amantes, curiosos e usuários da internet e do mundo virtual vão adorar saber como viveu um hacker brasileiro no auge do seu potencial!
Acredito que nesta era de tecnologia que vivemos, muitos jovens inteligentes e com aptidões como as de Daniel devem se sentir tentados a tomar o mesmo caminho que este teve: o caminho das facilidades, do glamour. Mas também percebi no relato de Daniel uma busca incessante por aceitação e auto valoração, o que ele pareceu encontrar através da vida de hacker.

É um livro muito interessante para ser lido por adolescentes, para que eles possam perceber que por trás de uma vida fácil, existe sempre o "outro lado", e que há consequências para nossas ações. Mas também acredito que seja uma leitura interessante aos pais, para saber que erros evitar.

Afinal, também é preciso que se coloque um pouco de limites aos jovens e o que aconteceu com o Daniel talvez pudesse ter sido evitado se os pais tivessem tentado ser um pouco mais firmes - não o deixando viajar sozinho para Porto Alegre, por exemplo, aos 15 anos de idade. Eles tiveram uma chance de intervir, dizer que Não. E não o fizeram.

Um livro escrito numa linguagem bem simples e acessível, consegui terminar de lê-lo em um único dia. E bem interessante a reflexão final, da falta de valoração do mercado ao profissional brasileiro, indo buscar fora do país pessoas para lidarem co as questões de segurança. Também foi interessante acompanhar pela ótica de um dos participantes do processo, estes fatos que aconteceram em nosso país. Recomendo.





0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris