segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Resenha: "Coisas Frágeis 2" (Neil Gaiman)

Tradução: Michele de Aguiar Vartuli

Sinopse: Em "Coisas Frágeis 2", Neil Gaiman mostra sua versalidade compondo poemas inspirados em contos de fada. "A Câmara Secreta", "Cachinhos", "Instruções" e "Inventando Aladim", e criando narrativas sob a influência dos mais diversos elementos. As pequenas histórias que integram o conto "As Meninas" tiveram origem nas canções do álbum Stranger Little Girls, de Tori Amos. Em "No Final", Gaiman imaginava como seria o último livro da Bíblia e acaba criando em Gênesis às avessas; já em "Pó Amargo", lendas urbanas e os estudos de Zora Neale Hurston sobre a cultura negra e vodu compõem uma narrativa que tem como cenário a cidade de Nova Orleans. O conto "Quem Alimenta e Quem Come" nasceu de um pesadelo de Gaiman, enquanto "Garotos Bonzinhos Merecem Favores" teve como ponto de partida lembranças da infância do autor. E é isso que Neil Gaiman faz em Coisas Frágeis 2, além de contar histórias, cria narrativas em que o horror se une ao humor, a doçura à crueldade e o realismo à fantasia para oferecer ao leitor um meio de libertar-se.

Fonte: Skoob

Por Eliel: Se você chegou até aqui é porque já se deliciou ou ao menos ficou curioso com a obra de Neil Gaiman. Esse é o segundo volume da coletânea de contos dele, a resenha do primeiro livro está aqui. Ao explorar esses novos textos irá se deparar não somente com contos, ms também pequenos poemas. Como não estão ligados por nenhuma ordem cronológica ou ideológica podem ser lidos da melhor maneira que você escolher.

O objetivo de Gaiman ao reunir esses contos e poemas sob o título de Coisas Frágeis fica bem claro já na introdução...

Afinal, existem tantas coisas frágeis. Pessoas se despedaçam tão facilmente, sonhos e corações também.

Esse seria o fio condutor que abraça todos os textos de ambos os volumes. Entretanto, uma lição que fica aqui é perceber a força que as coisas que são frágeis realmente tem. Um coração despedaço continua a bater e um sonho pode renascer. Todas as coisas podem ser frágeis e ainda assim fortes, como as ideias transformadas em contos por um autor talentoso.

Originalmente, Coisas Frágeis, era um volume único, porém na edição nacional foi dividido em dois volumes. Há quem diga que a divisão não favoreceu a ordem feita pelo autor e que o segundo volume ficou com os contos mais fracos da coletânea.

O resumo da ópera é um forte incentivo para ler e começar a se aventurar em romances maiores desse que é considerado um dos maiores autores contemporâneos de literatura sobrenatural e fantasia.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

Confira os melhores preços no Buscapé! clicando no banner você ajuda o blog a continuar crescendo.


2 comentários

  1. Me lembro que na época que saiu o primeiro livro todos os comentários eram voltados para a versatilidade do autor. O moço mostrou que pode sim, fazer história em muitas vertentes da literatura. Acostumado a lances somente de tribunais, ele deu essa nova carinha para muita coisa que tipo já estava pronta!
    Neil é fantástico e tomara que este livro siga o mesmo padrão inteligente do primeiro!
    Quero muito conhecer, se possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler algo do Neil, sempre falam tão bem dele.

    http://www.ceuemversos.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato