quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

RESENHA: “Linhas” (Sophia Bennett)

“Um conto de fadas corajoso e inteligente...” (The Times)
No começo eu não dava nada pelo livro, achei que ia ser uma historinha adolescente/infantil bem feliz, sem grandes emoções. Sei lá, achei que eu estava fora da faixa etária do livro, já que são garotas de 14 anos falando sobre problemas dessa idade. Mas isso SÓ no começo.

Fato é que me envolvi tanto com o livro que estava praticamente passando mal junto com a Nonie no final torcendo para não acontecer mais nada de errado no desfile... sério! O livro conta a história de 3 amigas:

Jenny tem talento para interpretação, participava muito de peças teatrais na escola até que foi convidada para participar de um filme chamado “O Garoto do Código” com o Mais Novo Símbolo Sexual Adolescente (Joe Yule ou “Joe Ui Ui” para as fãs) e o Casal Mais Quente de Hollywood, o que era para ser um sonho vira um pesadelo com as roupas que escolhem para ela usar nas pré estreias, que enfatizam o que há de pior em sua aparência.

Edie é aquela amiga nerd, boa em tudo, que sonha estudar em Harvard, quer salvar o mundo, faz trabalhos voluntários, quer ser Diplomata e tem uma sinceridade que as vezes a mete em encrencas.

Nonie é aquela amiga que ajuda todo mundo, ama moda, faz as combinações mais loucas com as suas roupas, lamenta o fato de não ter talento para ser estilista, mas não desiste de trabalhar com moda, nem que seja para servir chá para algum estilista. Ela é a narradora da história e seu ponto de vista é muito legal.

Edie em um de seus trabalhos voluntários ajuda Crow uma ex-refugiada de Uganda que tem dislexia e se veste com roupas estranhas (boinas, asas de fada e etc). Certo dia elas vão em uma feira da escola e vêem que Crow é vitima de Bullying por parte das Patricinhas da escola, olham os itens de sua banca, são peças desenhadas e costuradas por ela, compram apenas para dar um apoio moral. Mas Nonie quando chega em chega e confere as roupas adora o design e tenta se aproximar de Crow e descobre que ela faz diversos desenhos de roupas, sabe costurar e seu problema é não ter tecido bons e infra-estrutura para por em prática as suas ideias. A partir daí as três amigas começam a ajuda-la, cada uma a sua maneira.
Ela volta a trabalhar no acabamento de um corpete. No mundo de Crow, é perfeitamente normal que uma super modelo se ofereça para trabalhar. Agora tenho certeza que devo estar sonhando.
Crow é uma personagem muito peculiar, a principio super anti social, um pouco arrogante e de poucas palavras, depois esse seu jeito acaba conquistando com seus “dar ombros” que só Nonie consegue traduzir e se mostra muito sentimental.
Abro um enorme sorriso e ela se recosta, aparentemente muito feliz consigo mesma. Porém, não consigo deixar de achar que simplesmente usar um dos vestidos de Crow não se compara a ensiná-la a ler ou providenciar espaço e materiais para que ela posas trabalhar. O que demonstra apenas o pouco que eu sei.
Outro personagem importante é Harry, irmão de Nonie, estudante da escola de Artes que sempre ajuda as garotas durante a história e mantém uma paixão platônica muito forte pela super modelo russa Svetlana. Há também a mãe e a avó de Nonie que entendem muito de moda e as ajudam em muitas coisas.
Quando encontro Crow, ela está sentada no chão da oficina vestida com uma jardineira velha, asas de fada e patufas, mas pega um suéter e começa a mexer numa costura. É feito de linha prateada e foi desenhado para ser usado com uma das saias de pétadas de flor.
– Experimente – ela instrui.
A forma como as roupas criadas por Crow são descritas, com tantos detalhes faz com que o leitor consiga imaginar exatamente como são os vestidos, as cores, o acabamento. Como já comentei no inicio da resenha, no desfile final, era como se eu realmente estivesse lá, passando o maior nervo torcendo para dar tudo certo e que as peças se tornassem um sucesso, não conseguia parar de ler.

O livro é um verdadeiro conto de fadas moderno, que não foca só a busca por amor e sim a realização de sonhos. Mesmo falando de moda não é fútil, muito pelo contrário, aborda temas sociais como as “Crianças Invisíveis” que são crianças como Crow que fugiam da guerra de Uganda, muitas delas não tem o mesmo sucesso e acabam sendo capturadas por guerrilhas e forçadas a participar de confrontos, como é o caso do irmão de Crow, Henry.
Edie é incrível e, se não for trabalhar nas Nações Unidas, pode ser que termine como uma santa. Graças a ela, todo mundo está falando sobre a aldeia de Crow e os meninos capturados no ataque, dois deles localizados por organizações de caridade no norte de Uganda. O engraçado é que, embora eu esteja preparada e até esperando que ela fique super convencida com a noticia, isso não acontece. Insuportável. Dois meninos reencontraram as famílias? Completamente humilde e doce. Só menciona o assunto de passagem.
Fiquei muito feliz ao saber que é uma série, aguardo ansiosamente o lançamento da continuação. Indico esse livro não só para seu publico alvo (adolescentes), mas sim para TODAS as idades, porque a narrativa é super envolvente e bem estruturada, trata de diversos temas e no final das contas, como um bom conto de fadas, dá esperança para buscarmos nossos sonhos, assim como cada uma nessa história fez. Recomendo muito!

Quer saber mais sobre a questão das “Crianças Invisíveis” e como ajudá-las? Clique aqui.

31 comentários :

  1. Eu quero muito ler esse livro. Minha lista ta tao grande que acho que nem se eu lesse um por dia ia conseguir ler todos esse ano O.o *exagero mode on*

    ResponderExcluir
  2. Para mim essa é a verdadeira alegria da leitura: a possibilidade de experimentar e gostar, independente da capa e da indicação de faixa etária...
    A princípio também Linhas não seria uma história que iria para a minha lista. M A S com uma resenha tão favorável acredito que pode entrar para as não-prioridades!
    E conforme falou a amiga Nath, e que lista grande!

    Até,
    Mª Emília
    milaresendes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. to super afim de ler esse livro, além de ter uma capa suuper fofa, tem bem cara de ser super levinho, uma narrativa bem gostosa :D não é exatamente curiosidade, mas quero muito tê-lo na minha estante!!

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha!! Super fofa. Tenho muuuita vontade de ler esse livro.
    A capa é lindinhaa!
    E gosto de historias bem levinhas assim!! ^^

    ResponderExcluir
  5. Já li várias resenhas desse livro e quero muito ler.
    A capa é linda a história parece ser super fofa.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, eu comprei esse livro num moneto consumista na Saraiva e também porque estava bem barato (além da capa ser linda!), pois todos os blogs estavam comentando da release desse livro e eu amo esse tema, moda. Conforme fui lendo sua resenha, tive vontade de parar, pegar meu livro e começar a devorá-lo (e eu sei que o leio em uma sentada, pois, só de esperar lá na loja, li uns 5 capítulos)!!! OMG!
    Bjs,
    Isa.
    ~Portal dos livros

    ResponderExcluir
  7. Não sei se você já viu, mas estou passando aqui para avisar que o sorteio de 2 livros e 1 marcador está chegando ao fim!
    A promoção termina quando atingirmos 300 seguidores, e já temos 296!
    Corra! Ainda dá tempo de participar!
    O link é este: http://migre.me/3TLXi
    E fique de olho na Promoção de Carnaval que tem fim dia 27!
    Boa sorte! ;)

    ResponderExcluir
  8. Se eu olhasse só pela capa a primeira ideia do livro com certeza seria uma história um pouco infantil, mas a sua resenha mudou totalmente a ideia. Já entrou para a minha lista de próximas leituras, beeijos.

    ResponderExcluir
  9. Ok, eu quero MUITO esse livro!
    É super lindo e estou muito curiosa! *-*

    ResponderExcluir
  10. Legal!!!!
    Gostei muito!
    Espero ler algum dia...

    ResponderExcluir
  11. jah tinha lido sobre esse livro, parece ser muito lgl, nem sabia q era uma série!^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  12. A resenha ficou ótima, livros que nos mostrem que os sonhos são possíveis deveriam mesmo ser lidos por todos para que jamais esqueçamos que sonhar é viver.
    Achei a capa uma fofura...espero le-lo um dia!!!

    Beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Acho esse livro maravilhoso. Não é o tipo atual de leitura que me deixe doida pra ler, mas esse com certeza eu leria logo, e fico feliz pelo sucesso do livro. A resenha tá excelente, eu eu adorei. Espero poder ter essa obra em breve junto a minha coleção. *-*

    Beijos. :*
    Fran.

    ResponderExcluir
  14. Pelo menos a capa do livro é linda, isso ninguém pode negar. Que a Intrinseca acertou no acabamento da mesma. Mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro, espero ter em breve.

    Parabéns pela sua resenha ^^

    Abraços,
    Lucas Borges!
    [ http://lyraskanderfiel.blogspot.com ]

    ResponderExcluir
  15. Aaaaaaaah a capa deste livro é uma fofura! Compraria só pela capa, rsrsrs. A história me parece interessante, apesar de não ser o meu gênero preferido. Mais um para a minha lista que não pára de crescer...aiaiai!

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, quero muito ler esse livro parece ser super fofo e a capa é muito linda.

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente,não gostei da capa!Muito simples.A história parece até legal,mas mutio feminina.

    ResponderExcluir
  18. Eu NECESSITO ler esse livro. Tantas pessoas estão falando bem dele, e eu sou tão apaixonada por moda que quando vi a capa fiquei louca!

    ResponderExcluir
  19. Thank you so much for this fabulous review! I loved it. (I'll add it to my collection of very kind Brazilian reviews. You're all so wonderful.) Beijos. sophia xxx

    ResponderExcluir
  20. Háááááá!!!!!
    Não é que ela comentou mesmo O___________O Gente que autora simpática! Adorei! Você tinha mandado por email pra ela a resenha? Ou algo assim? Nosssaaaaaaaaa :) Super!!!

    Adorei a resenha meninas (mas quem sou eu né em comparação a Sophia!)!!

    beijos :****

    ResponderExcluir
  21. Sophia,

    Thank you so much! We are very honored with your comment! *-*




    Nica,

    Não mandamos a resenha pra ela por email não, ela que achou e comentou por isso estamos mt chocadas/surpresas/honradas O_O

    ResponderExcluir
  22. Ai a autora comentou *-* que tudo! Eu achei que o livros deve ser legal, pelas resenhas, sem contar que é lindooo.

    ResponderExcluir
  23. A SOPHIA COMENTOU AQUI! Gente, que amor ela!! E que sorte ein! ahhahha

    ResponderExcluir
  24. que amor a autora *-* super simpática ela, que invejinha haha

    ResponderExcluir
  25. ter comentário da autora diz tudo!
    parabéns pelo sucesso que o blog está fazendo :)

    ResponderExcluir
  26. Já li muuuitas resenhas sobre esse livro.
    Eu quero muito ler.
    A capa é uma fofura! *-*

    ResponderExcluir
  27. Juro que tentei ler o livro mas realmente não faz meu estilo e tive que trocá-lo por algo mais meu!!

    ResponderExcluir
  28. Oooooown! Que gracinha! Quero muito ler agora! :D

    http://historiasnaestante.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  29. Eu sempre quis ler esse livro por causa da capa, acho ela bem fofinha e apesar de não gostar muito de vestido e rosa, eu gostei. rs
    Só não sei se a estória vai me agradar muito. Não sou muito acostumada a ler essas estórias. Mas mesmo assim quero ler.

    Beijos,
    Mandi *-*
    Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  30. Parece ser bem interessante :D

    ResponderExcluir
  31. Como o livro é bastante grandinho, ainda não criei coragem pra ler... mas amo histórias desse estilo!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris