quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

INDICAÇÃO "Um quarto para ela" - Helen Garner

Procurando um livro para indicar, hoje, já que minhas resenhas ainda não estão prontas, estou até o pescoço com TCC e estágio, mas enfim, essa semana tem resenhas minhas. Acho que irão adorar! Continuando. Estava em busca de um livro para indicar e resolvi procurar nos lançamentos da Editora Objetiva, nossa nova parceira. A verdade é que ao bater o olho na capa e na sinopse, adorei. Não digo que a história seja a mais cheia de felicidades, aliás, ela é bem triste. Porém, o que eu gostaria de ressaltar mais uma vez é o tema, a amizade.

Há muitas formas de ser amigo de alguém, mas também há várias formas de se fingir uma amizade e nessa história o que mais temos de concreto é um sentimento puro e fraterno. Uma amizade que, sem dúvida, foi além de todas as barreiras. Um quarto para ela foi escrito em oito meses e possui dados biográficos de Helen Garner.

Helen conta a história de Helen e Nicola, e a coincidência não é apenas nos nomes, mas na história em si, já que a autora conta um pouco de sua experiência ao cuidar de sua melhor amiga em um estágio terminal de câncer. Não tenho muito mais palavras para falar desse livro, a verdade é que não vejo a hora de poder tê-lo em mãos e fazer uma bela resenha, para colocar ainda mais em evidência uma amizade tão linda e, quem sabe então poder ver mais casos como esse aparecerem e nos emocionar. Espero que alguém também leia!
“Luminoso, comovente e profundo: um romance que parece transcender a ficção.” — Guardian


“Um livro honesto, implacável, corajoso.” — The New York Times
Tradução: Rafael Mantovani
Ficção
ISBN: 9788579620492
Lançamento: 14/02/2011
Formato: 15 x 23,4
Páginas: 152
R$ 29,90

Sinopse: Publicado em 2008, Um quarto para ela é o primeiro romance da autora australiana Helen Garner após um intervalo de 16 anos. Vencedor de três grandes prêmios literários na Austrália, o livro conta a história da amizade entre Helen e Nicola. Helen prepara-se para hospedar a amiga em sua casa, em Melbourne, por alguns meses. Debilitada pelo câncer, Nicola trava uma luta pessoal para não abandonar suas esperanças. Na tentativa de encontrar uma cura, ela se submete a tratamentos incomuns, muitas vezes questionáveis, que a enfraquecem ainda mais.

A semelhança entre os nomes da autora e da personagem não é acidental. O livro de Garner baseia-se fortemente em detalhes de sua própria vida, já que Garner cuidou de sua amiga Jenya Osborne em seus últimos meses de vida. Assim, a autora revela por meio da ficção, detalhes e até mesmo sentimentos pouco nobres que experimentou enquanto sua amiga estava no leito de morte.

17 comentários :

  1. Livros que falam sobre amizade e o amor pela vida deveriam ser leitura obrigatória nas escolas. Afinal é umas das épocas em que mais fazemos amizades e temos de aprender desde cedo a dar valor a todas elas antes que seje tarde demais. A sinopse me tocou e vou adorar ver uma resenha desse livro por aqui...vou aguardar....bela indicação...beijokas elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, imagino como é a correria de TCC e estágios em final de curso. Sei bem o que é isso, pois sou revisora e formato vários tcc's e vejo diariamente o desespero das pessoas. mas tenha fé que vc vai dar conta de tudo. Esperaremos ansiosas as suas resenhas!
    O livro me chamou atenção pela história e por ser baseada em fatos reais. A capa é linda e inspira muito a leitura, apesar do tema ser triste. Vai para a lista! Bjos, meninas!

    ResponderExcluir
  3. "Quanto você escreve sobre a morte de alguém, trava uma luta contra um desejo enorme de suavizar a história, torna-la mais sentimental. Mas durante todo o processo eu ataquei radicalmente o que escrevia, tentando sempre manter a clareza da ideia original. Esta é uma razão pela qual fiz um livro tão curto: para não me deixar mentir".
    Segundo a própria escritora não existe uma forma razoável de escrever sobre alguém que se ama tanto.
    Confesso que não é o meu estilo de leitura, mas dá para perceber que é um livro comovente sobre a amizade que se desgasta e se fortalece durante uma doença tão cruel como o terminal de câncer...
    Vale a pena conferir, educa nossa alma para a perspectiva do sofrimento.
    Até,
    Mª Emília
    milaresendes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sinto que se eu for ler isso, vou chorar muito, considerando minhas experiências de vida e tudo mais... mas valeu pela dica, já tá na lista. apesar de saber que vou morrer chorando (-t) eu quero leeeer HAHAHA

    xx

    ResponderExcluir
  5. Além da capa maravilhosa, achei muito emocionante a premissa do livro.
    Deve ser aquele tipo de livro bem marcante! *-*

    ResponderExcluir
  6. Fiquei emocionada com a INDICAÇÃO do livro, imagine quando ler ou livro inteiro ou simplesmente uma resenha?

    Quero muito lê-lo!

    ResponderExcluir
  7. Eu sei como é essa correria com o TCC, já passei por isso. Adorei a capa do livro e me encantei com a sinopse, livros com essa temática sempre mexem comigo, pois já tive caso de câncer na família e é algo muito triste e difícil de enfrentar. Quero ler esse livro, pois sei que vou me identificar com as ideias da autora. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que eu não tenho que me preocupar com essa correria de tcc haha, mas ficou muito boa a resenha. Não gosto muito desse tipo de livro, que mexem com a minha 'zona de conforto' rs

    ResponderExcluir
  9. Tá aí, esse é o tipo de livro que me prende, gosto de histórias tradicionais (romances, amizades, tudo sem vampiro ou lobisomem) e,se possível, baseada em fatos reais. Ótima indicação Paula. Realmente adorei.

    ResponderExcluir
  10. aiin parece ser bom, mas não consigo ler esses livros mais tristes! não dá, me emociono com qqr coisa... aí já viu né? #chora

    ResponderExcluir
  11. Xiii, o livro parece ser maravilhoso, mas parece ser muito triste também ._. Estou tentando evitar drama agora! Mas quem sabe mais pra frente! hehehe
    Obrigada pela indicação! =)

    ResponderExcluir
  12. TCC e estágio deve ta sendo barra.
    Esse livro parece ser triste, mas bonito. Deve fazer refletir muito.

    ResponderExcluir
  13. Parace ser uma história bem tocante e boa. Gostei da indicação. Com certeza é um livro forte e com uma mensagem bem bacana, mas triste. :)

    ResponderExcluir
  14. Bem tocante...
    Com certeza eu choraria ao lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Nossa meu!
    Essa história, com certeza, é linda.
    Fiquei com muita vontade de ler, sei que posso até chorar, mas tenho muita vontade de saber comovai terminar, ou tvz eu até já saiba...

    ResponderExcluir
  16. Quando o assunto é amizade nada como um experiência real para darmos valor aos bons amigos..na lista de leitura!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris