quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resenha: “Fazendo meu filme 1” (Paula Pimenta)

Terminei de ler esse livro 6:45 da manhã, durante meu expediente de trabalho e já faz uns 15 minutos que estou segurando as lágrimas. É muito intenso, verdadeiro e romântico. Minha maior preocupação no momento? É quando lerei o volume 2 e 3 dessa série e descobrir quando será lançado o 4! Não sei se consigo esperar para saber o que vai acontecer com a Fani no intercâmbio >_< Ano passado, muitos blogs fizeram listas de melhores do ano e esse livro estava na lista de praticamente todos que já o leram, fazendo até comparações da autora Paula Pimenta com Meg Cabot.

É aquele tipo de estória que todo mundo se identifica com algum momento que vive ou que já viveu, durante os tempos de escola. Desespero para não ficar de recuperação ou repetir de ano, garotas metidas da sala que querem aparecer, trocar bilhetinhos durante a aula, conversas no MSN sobre os babados da escola, paixão platônica por professor, amigas fiéis, descoberta do amor verdadeiro.

Minha maior tristeza é não ter lido esse tipo de livro quando eu estava passando por tudo isso, sem saber o que fazer, ou saber que é o que todo mundo passa. Por isso, adolescentes leiam! Vai te ajudar muito com seus dramas sentimentais!
Fiquei tão triste que nem esperei a Gabi e a Natália conforme combinado. Fui correndo pra casa. Joguei o boletim na escrivaninha, sentei no chão, olhei pro teto e, quando percebi já estava chorando.
Paula Pimenta escreve de um jeito que a estória flui com muita naturalidade e o que eu mais amei foram os trechos de musicas (nacionais e internacionais) e as citações dos filmes, uma mais linda que a outra, aparecem no inicio de cada capítulo e é super poético porque combina certinho com o que a Fani está vivendo no momento.

Brian: Sabia que a aparência das pessoas muda conforme você as conhece? Como uma pessoa atraente, se você não gosta dela, se torna feia? Ao passo que alguém que você talvez nem tenha notado, para quem não olharia mais de uma vez, se você ama essa pessoa, ela pode se tornar a coisa mais linda que você já viu? (citação do filme “Feito cães e gatos”)
Fani tem 16 anos, está cursando o segundo ano do Ensino Médio, em um novo colégio (a mãe dela a transferiu porque o índice de aprovação do vestibular desse colégio é superior ao que ela estudava). Seus principais amigos são Leo, Gabi e Natalia. Embora seja uma aluna super estudiosa, tem dificuldades em Física e faz aulas particulares, para tentar não ficar de recuperação.

A maior paixão de Fani são filmes! Logo no começo Fani diz que não tem um favorito, que cada um deles tem uma cena ou um momento especial que faz com que ela deseje ser a protagonista, por isso ela apresenta a lista dos DVD’s que ela coleciona (que são 55) e dessa lista que saem as citações que aparecem em cada capítulo.

Fani como toda garota dessa idade, é muito romântica e tem uma paixão platônica pelo Professor de Biologia, Marquinhos, que a faz sonhar e tirar boas notas nessa matéria. Ela idealiza muito amor e ao decorrer do livro vai descobrindo seus reais sentimentos e vivendo em vez de sonhar e fantasiar com o impossível.

Eu tinha acabado de olhar no relógio, mas não me lembrava mais das horas. Eu só sabia que queria que o tempo congelasse naquele minuto. E aquela música não terminasse nunca mais. O que senti foi uma sensação pela qual eu nunca tinha passado na vida. Um tremor dos pés a cabeça, mas um tremor que me aquecia... e ao mesmo tempo aquele frio na barriga que não ia embora.
Gabi e Natalia são aquelas amigas que todos gostariam de ter, que dão aquela força nos momentos difíceis e estão sempre prontas para ajudar a montar um plano para resolver algum problema. São muito divertidas e fundamentais para Fani. Leo é aquele amigo carinhoso, estudioso, inseparável, que parece manter uma paixão secreta pela amiga, mas com todos os medos dessa fase da vida, acaba escondendo seus sentimentos.

Em meio a tudo isso aparece uma oportunidade incrível para Fani: fazer um intercâmbio. É tudo muito incerto, a mãe dela resolve inscrevê-la em um processo seletivo de uma agência de intercâmbios, mas são várias etapas até sair a lista de selecionados. Não quero contar mais nada da estória, porque é muito bom ir descobrindo tudo com a Fani, aos poucos, muitas alegrias, decepções, dramas, expectativas.

Sempre achei que os melhores filmes são aqueles que terminam e deixam no ar os futuros acontecimentos, para que possamos inventar por nós mesmos a continuação. Minha vida é assim. Não sei como serão meus próximos capítulos, mas posso imaginá-los e tentar vivê-los o mais fielmente possível ao roteiro que eu mesma vou criar.
Destaque para a autora Paula Pimenta que está de parabéns pela qualidade do livro, seja na escrita, na revisão, na capa, em tudo, impecável! “Fazendo meu filme” é indicado para todas as idades, porque nada melhor do que ler sobre aquilo que você vive ou já viveu, com detalhes próximos a sua realidade, nada de livros americanos descrevendo a High School com lideres de torcida, é muito mais fácil se identificar e presenciar cada momento da trajetória de Fani. Recomendo muito!

41 comentários :

  1. Adorei a resenha!!
    Quero muito ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Amei o blog *.*

    estou seguindo xD

    conheço essa autora mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro...parece ser interessante xD

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu espero que Fazendo Meu Filme realmente vire um filme, porque ele é tão perfeito e tão imaginável, que eu consigo ver tudo enquanto leio - mesmo sem nunca ter ido a BH. O livro é lindo e, com certeza, um dos meus favoritos!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Também me arrependo de não ter lido esses livros na minha época... Li um parecido, que também fala da época de escola "Caixa de Desejos" e senti a mesma coisa. Achei ele fofo e me identifiquei, e acho que sentirei a mesma coisa se ler esse. Se tiver oportunidade, posso lê-lo. Ainda mais que me interessa por ser uma série, acho que a protagonista amadurece e é ótimo acompanhar isso.
    Ótima resenha!

    Se puder conhecer meu blog, comentar e seguir, agradeço!
    http://leitoracompulsiva1.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aww, esse é um dos livros que eu mais quero ler, mas o preço não ajuda muito, apesar da vontade ser ENORME! ):

    xx carol

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais, né? Só consegui parar de ler quando chegou ao final e eu corri pra comprar o segundo logo.
    O quarto sai no segundo semestre, estou ansiosissima!

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  7. Resenha linda, capa lindo, tudo lindo!!! AMEIIIII!

    Façam PROMO por favor! QUero muitoooo ler!

    ResponderExcluir
  8. eu me apaixonei pelo livro, e me identifiquei muito mais pelo fato de que já passei pelo que a Fani passa, de planejar um intercâmbio e ter que resolver um amor em meio a isso. É complicado! E a coisa só melhora - piorando, claro - nos livros seguintes! FMF é um dos meus livros favoritos *-*

    ResponderExcluir
  9. Linda resenha!
    me deu vontade de conhecer o livro.

    Beijos!
    by Carla

    www.blogmeureino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Todas as resenhas que eu li falaram super bem do livro, na verdade é um ods poucos nacionais que eu estou bastante interessada em ler. Obrigada pela resenha, beeijos.

    ResponderExcluir
  11. Meninas, este é o tipo de livro que merece uma boa promoção, rs, que tal? Agora sério, amei o livro e a temática. Dá realmente vontade de ler. Vai para a minha lista! Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito desse tipo de temática: coisas pelas quais já passamos e podemos ir fazendo link's com a nossa própria história.
    A Paula Pimenta parece ser uma escritora muito competente e inspirada até pelo nome do projeto "enloucrescendo"... rsrsrs
    Dei uma passada no site e no blog e vi que o pessoal tá muito empenhado no projeto do "fazendo meu filme" e ela vai postando os blogs que fizeram resenha da série, bem legal da parte dela.
    Bem, sobre o livro; vai pra listinha (quero uma #PROMO)!!
    Ah e adorei as capas, vão mudando de acordo com a vida da Fani, no segundo um note e no terceiro um violão. ((x
    Até,
    Mª Emília
    milaresendes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já li tantas, mas tantas resenhas desse livro, mas a sua foi o estopim. PRECISO desse livro, e FATO! Esses autores nacionais vão me falir, rsrsrs... Amei a resenhar, e já vou começar a ajuntar dinheiro para comprar esse livro que realmente deve ser incrível.

    Beijos,
    Nana.

    http://bellosromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, fiquei super curiosa com a história. Ainda mais com as citações de filmes *-*

    Quero ler XD

    ResponderExcluir
  15. Ahhhh *-* eu já li FMF, e ameeeeei! É super intenso mesmo, você sente as emoções da Fani, ri e chora com ela...Paula Pimenta é mto mto boa no que faz! E Juny, vc vai amaaaar os próximos, no intercâmbio é fantásticooo!!! Tô muito ansiosa por FMF4, e já fico imaginando como deve ser a capa (roxaaa por favor *-*)

    ResponderExcluir
  16. Super fofa a capa.
    É um livro que todo mundo fala bem!
    Gostei da resenha!
    Se eu tiver oportunidade de ler vou querer ta logo com os 4 pra ler de vez!!rsrs

    Beeijo ^^

    ResponderExcluir
  17. Eu comecei a ler ontem Fazendo Meu Filme 1 e já estou viciada. Eu adorei a Gabi, mas a Natália ainda não me entra. Quem sabe eu simpatizo com ela aos longo da leitura, não é? Bem, eu concordo que o livro é indicadíssimo pra qualquer idade. Eu já estou me divertindo muito lendo. Ótima resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Eu AMO Fazendo meu Filme, amo Paula Pimenta... vocês vão amar todos os livros de Paula...

    ResponderExcluir
  19. Bem esses livros que nos levam a recordar o passado ou são comparados com momentos que estamos vivendo sempre são bem aceitos e fazem um bom sucesso. Afinal é como se ler, ou se ver, ou até se imaginar fazendo/feito as situações por qual a personagem passa. Eu ainda não li, mas depois de saber que a comparam com a Meg com certeza espero poder conferir essa leitura. A resenha ficou ótima....beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Fazendo Meu Filme está na minha meta de compra e leitura deste ano, eu leio as resenhas e sempre penso a mesma coisa, que vai ser um livro que eu vou amar e vou querer rapidinho comprar os outros dois da série que já foram lançados.

    ResponderExcluir
  21. Nossa esse livro parece ser bem legal!!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, nem gosto muito desses tipos de livro, mas me deu vontade de ler este! Mt bom

    ResponderExcluir
  23. Depois de ler tantas resenhas positivas sobre esse livro (e sobre os outros 2 já lançados da série) é um fato que eu vou ler esse livro :D

    ResponderExcluir
  24. não tinha lido nada sobre esse livro ainda. tinha uma impressao que era bem bestinha, meio clichê.
    mas agora me entusiasmei para ler.
    tudo bem que minha fase de colégio já passou, mas é sempre bom relembrar :)

    ResponderExcluir
  25. Oi Ju, coloquei esse livro na minha meta de leitura desse ano! Sabe o que eu vi? Que ele tem outra capa, eu queria a versão antiga, mas parece que não a vendem mais ;---; Beijocas :*

    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Menina... me arrepiou essa resenha. Não li o livro ainda (e confesso que foi meio por pré-conteitos errados, pelo que vejo).
    Realmente muito parecido com a literaturas da meg, mas as citações dos filmes parecem dar um gostinho especial...
    Vou ler com certeza.
    Bjuxxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  28. Ahhhh *-* Adorei a resenha! Parece ser bem intenso o livro!! A Fani deve ser uma personagem maravilhosa!! Super adolescente rsrs
    Ouvi falar tão bem desse livro *-* Estou morrendo de vontade de ler!

    beijos :**

    ResponderExcluir
  29. A resenha ficou ótima, me deixou morrendo de vontade de ler esse livro, eu só vejo elogios pra Paula Pimenta, e espero que Fazendo meu Filme, vire realmente um filme! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  30. Quero tanto ler os livros dela. Tenho ouvido boas coisas a respeito.

    ResponderExcluir
  31. Sempre ouço falar super bem dessa autora e dos livros dessa série e aqui não é diferente. Isso só aumenta minha curiosidade. Esse livro parace ser bem bacana e espero lê-lo em breve. :)
    Deve ser bem se tão comparando a autora até com a Meg Cabot! Vamos ver... haha. :)

    ResponderExcluir
  32. Sempre ouço coisas boas a respeito desse livro. Gosaria muito de poder lê-lo também.

    ResponderExcluir
  33. Tenho medo que vire filme e seja tipo uma cópia do 'Desenrola', apesar de que neste caso foi o contrário, o filme virou livro e eu já li umas resenhas bem bacanas dele por aí. Enfim, gostei da sua resenha -parabéns- mas não faz o meu estilo de leitura, porém vou indicá-lo a umas amigas que precisam seriamente parar de se apaixonar por professores, rsrs

    { http://livrosletrasemetas.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  34. Tenho medo que vire filme e seja tipo uma cópia do 'Desenrola', apesar de que neste caso foi o contrário, o filme virou livro e eu já li umas resenhas bem bacanas dele por aí. Enfim, gostei da sua resenha -parabéns- mas não faz o meu estilo de leitura, porém vou indicá-lo a umas amigas que precisam seriamente parar de se apaixonar por professores, rsrs

    { http://livrosletrasemetas.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  35. Eu já li muitas resenhas e todas são positivas sobre esse e os outros livros dessa serie, pq tbm né! Gostei muito! Achei tão perfeito! *-*

    ResponderExcluir
  36. Confesso que apesar da resenha muito boa o livro não faz meu estilo...quem sabe outro...

    ResponderExcluir
  37. Esse livro é maravilhooooooso *-*
    Adorei a resenha de vcs, conseguiram retratar bem o que o livro quer dizer. Recomendo para todos, é uma ótima leitura.

    Parabéns pelo blog, o acompanho há um certo tempo e sou super fã de vocês. :)))
    Você são demais!

    bjsbjsbjs

    ResponderExcluir
  38. Raíssa Baldonidomingo, maio 08, 2011

    Nossa amei esse livro. Só pela resenha já dá vontade de ler. Parace ótimo. Quem não passou pelas mesmas coisas que Fani na adolescência não sabe o que é viver... Essas experiências fazem a gente crescer. Nem todas são boas mais elas fazem a gente aprender muito. Espero que esse livro ajude quem está na adolescência! Resenha maravilhosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  39. Sempre queria ter a oportunidade de ver os livros que eu li baseados em filmes isso é tornar realidade as imagens que criamos quando lemos, faz nos uma percepção as vezes totalmente diferente da do filme, mas é uma combinação perfeita para quem imagina muita coisa. Eu gosto de livros e deles gosto mesmo de imaginar os personagens... bjs e perdoa por qualquer evento faiul...

    ResponderExcluir
  40. Estou encantada com os livros, eu li o livro 1, agora estou no meio do livro 2, e simplesmente estou muito fascinada, quero fazer o pedido de sair o livro 4, 5, e assim por diante hahahahahahahahahaha, e também para fazer o filme dos livros até o 3. Obrigada e PARABÉNS imensamente agradecida por existir essa coleção de livros tão linda, encantadora, e MUITO mais... beijos !

    ResponderExcluir
  41. Espero que vire filme os livros! Estou encantada consigo imaginar cada cena dos livros, além de ser maravilhoso tem uma história maravilhosa
    Mil parabéns e escreva mais dessa coleção fazendo o meu filme...
    Beijos!!
    Obrigada !
    Carolina de Luca Tavares

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris