sexta-feira, 29 de julho de 2016

Resenha: "Não me Abandone Jamais" (Kazuo Ishiguro)

Tradução Beth Vieira

Sinopse: "Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados.No entanto esse internato idílico esconde uma terrível verdade: todos os "alunos" de Hailsham são clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição. Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino - doar seus órgãos até "concluir".Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar."Fonte: Skoob

Por Eliel: Esse livro é um mergulho nas memórias de Kathy H., ela é uma cuidadora e é muito boa no que faz. Por se tratar de memórias, às vezes se tornam muito desconexas, mas juro tudo faz sentido uma hora ou outra. É como aquelas conversas entre amigos que parece ser despretensiosa, porém cheia de significado para os envolvidos.

E tem também a solidão. Você cresce com bandos de gente em volta, é só o que conhece da vida, e, de repente, vira cuidador.

Chegamos como intrusos na vida de Kathy, mas ela vai nos envolvendo de uma forma magnifica que quando menos perceber vai se sentir como um dos alunos de Hailsham, aquelas memórias não serão somente dela, passam a ser suas também, você viu, você estava lá.

O foco, além de Kathy, caí sobre Ruth e Tommy, seus melhores amigos e companheiros de longa data. Muita coisa gira em volta desse trio, porém sempre sob a ótica de Kathy, a mais calma e analítica do trio.

O que estou querendo dizer é que estávamos lutando para nos ajustara nossa nova vida e imagino que todos nós fizemos coisas das quais mais tarde nos arrependemos. Na época eu fiquei realmente chateada com o comentário de Ruth, mas não faz o menor sentido tentar julgá-la agora, ou qualquer outra pessoa.

Dentro de toda a narrativa acompanhamos o amadurecimento dos jovens alunos que tem suas próprias questões, um tanto infantis à principio, porém algumas só serão respondidas lá no último capítulo. Quando saem da escola para a próxima fase da vida, novas questões se colocam à frente de seus caminhos. O tema geral do livro é bem pesado, porém é feito com tal leveza que nem se percebe.

Revisitar a memória é um exercício que creio que todos deveríamos fazer ao menos uma vez na vida. Esse livro trata das relações humanas, sobre os nossos relacionamentos, sonhos, ambições entre outras coisas mais profundas. A grande pergunta desse romance é, para mim, o que nos torna humanos? O que nos diferencia dos outros seres?

Conversando com um doador meu, outro dia, ele se queixou de que as nossas lembranças, até mesmo as mais queridas, desaparecem espantosamente depressa.

Prepare-se para ter muitos questionamentos durante a leitura, e isso é extremamente bom. Afinal, a leitura é para isso mesmo, nos tirar do lugar comum e nos levar um andar acima sempre. Kazuo é um autor que tem me surpreendido nisso, ele não se preocupa em fazer uma história magnífica cheia de reviravoltas e surpresas a cada página. A narrativa é leve, as vezes fica tensa, é simples porém complexa, eu diria que é como a vida, nunca saberemos o que tem ali logo virando a esquina.

Livro cativante, sem mais.

P.s.: Assistam o filme baseado, outra obra de arte.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta


0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris