segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Resenha: "O fio dourado" (Cornelia Funke)

Por Sheila: Oi pessoas!!!! Como estão???? Eu fiquei muito, muito MUITO feliz por finalmente poder concluir a leitura da trilogia Reckless, quase três anos depois de começar a acompanhá-la! Não sei vocês, mas eu tenho um sério "TOC literário" e fico maluquinha quando não consigo terminar uma série.

Para quem ainda não conhece, a série Reckless foi escrita por Cornelia Funke, mesma autora da trilogia coração de tinta. As resenhas dos primeiro livros, A maldição da pedra e Sombras Vivas você confere aqui e aqui

E, para aqueles que como eu esperaram anos e pelo terceiro e último livro, vou fazer um resuminho rápido dos livros anteriores antes de prosseguirmos para os acontecimento de O fio dourado.

No primeiro livro somos apresentados a Jacob e Will Reckless, dois irmãos criados apenas pela mãe divido ao desaparecimento do pai dos meninos muito cedo em suas vidas, o que lhes deixa algumas marcas. Em incursões pelo escritório do pai, Jacob encontra um espelho mágico, que o transporta para um outro mundo, onde as histórias dos contos de fadas parecem ser reais - mas na maior parte das vezes não necessariamente com finais felizes.

Após o falecimento da mãe de ambos, Will acaba descobrindo a vida dupla do irmão, indo ele também parar nesse estranho mundo, mas sendo vítima de uma maldição: sua pele vai progressivamente transformando-se em pedra, e fazendo-o virar um Goyl, ser do outro mundo que tem poucos sentimentos e comportamento agressivo.

Para salvar o irmão, Jacob acaba sendo ele próprio amaldiçoado por uma fada, o que nos leva ao segundo livro e a busca desesperada por Jacob de algo que possa salvar sua vida. Junto com ele, em ambos os livros, esta Fux, uma garota que se transforma em raposa que, se no primeiro livro não passava de uma garota, neste segundo livro torna-se uma bela mulher, dando a Jacob mais um motivo para não desistir. 

Mesmo em um mundo de magia, feitiços e fantasias há lendas, e uma delas diz respeito a uma balestra mágica que talvez possa curar Jacob. Em meio a sua corrida contra o tempo, terminamos o segundo livro com Jacob salvo e com a lendária balestra. Mas, em contra partida, com um inimigo mortal, um Goyl chamado Bastardo que jura vingar-se e retomar o poder da balestra; e um dívida impagável com um elfo do amieiro, ser considerado tão mitológico quanto a balestra.

No início de O Fio Dourado, vemos que a aliança improvável, contraída por matrimônio, entre o Goyl Kami'en e a humana Cara de Boneca gerou uma criança sem pele; o horror, no entanto, foi revertido pela magia da Fada Escura, que só o fez por seu amor por Kami'en ser maior que o desprezo que carregava por sua esposa e filho legítimos.

Além disso, descobrimos que John Reckless estava vivo todo este tempo, tendo vivido no Outro Mundo sob a fachada de um nome e rosto falsos. Iremos começar a entender um pouco melhor quem é o pai de Jacob e Will, e por que não se revelou aos filhos, mesmo tendo inclusive ficado cara a cara com Jacob em determinada ocasião.

Já Jacob, terá que arcar com as consequências de tudo o que fez para permanecer vivo: promessas que não poderá cumprir e desafetos que ameaçam perseguirem-no até o outro lado do espelho, no seu mundo, para onde foi com Fux com a balestra pensando assim fugir de seus inimigos.

Ele sorriu com um ar divertido  quando o olhar de Jacob se deteve no minusculo rubi que trazia na orelha.
- Ah, você lembra.
Em seu encontro em Chicago, ele tinha outra voz. Norebo Johann Earlking.
- Rubis - Ele pôs a mão na orelha. - Sempre tive uma queda por eles.
Jacob conseguiu se levantar, embora tivesse precisado se apoiar numa mesa.
- Este é seu corpo verdadeiro?
- Verdadeiro? Uma grande palavra. Vamos dizer que ele é mais próximo disso do que o que lhe mostrei em Chicago.

Jacob ainda nõ sabe, mas esse é o Jogador, um dos Elfos que tenta voltar ao mundo do espelho, banido há muito tempo atrás pelas fadas. E, para isso, não exitará em envolver o outro irmão Reckless, Will, que descobre que seu amor por Clara pode não ser o que imaginava.

Will já vira um sono daqueles, mas como poderia explicar a alguém naquele mundo sobre a princesa que encontrara entre rosas murchas ? (...) O médico lhe transmitiu ainda mais perplexidade. "Infecção rara", "um ferimento no dedo", "exames de sangue" ... Will nada disse. O que deveria dizer? Que ela recebera a visita de uma fada?
Apenas um beijo.
Seus lábios estavem quentes e pareceram familiares. Mas ela não acordou.

Como o beijo do amor verdadeiro não funciona, Will se torna presa fácil do Jogador, que pede em troca de acordar Clara uma jornada e missão impossíveis: a morte da Escura, o que, se feito com a balestra mágica, garantiria a morte de todas as fadas.

Agora, Jacob se vê forçado a empreender nova busca para salvar o irmão do Mundo do Espelho, ao mesmo tempo em que precisa afastar-se de Fux e do amor que viu florescer em seu peito, para nunca ter de pagar a divida cruel contraída.

O Fio Dourado é um livro muito mais extenso do que os dois volumes anteriores, talvez por que muitas pontas ficaram soltas e haviam muitas perguntas a serem respondidas, e também o mais denso. Por mais que seja um livro repleto de referência aos clássicos contos de fada, sua temática é bastante adulto, os personagens são complexos e bem construídos e o ar soturno continua acompanhandoa escrita de Cornelia.

O final não deixa absolutamente nada a desejar, fazendo com que, ao concluir a leitura, saibamos que todas as páginas lidas, expectativas criadas e a longa, longa, muito longa espera por esse desfecho valesse muito a pena.

Recomendo!

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta






0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris