domingo, 22 de maio de 2011

RESENHA: "Lazarus" (Georgette Silen)

Ta ai mais um livro que me surpreendeu! Tive dificuldades no inicio, pois há muita introdução a vida de Laura e a sua mudança para Bristol (Inglaterra) e como estava lendo junto com outros livros acabava deixando sempre de lado. Até que coloquei uma meta de parar as leituras paralelas e dar a devida atenção a “Lazarus” e não em arrependi.

É um livro de vampiros diferente de todos que já li. Há um misto de mitologia, história e ciência, onde há várias raças e clãs de vampiros, muito distintos. Há um pacto feito durante a Idade Média, entre os vampiros e a “Ordem”, que é uma organização que no inicio era parte da Igreja administrada por Domenico e hoje em dia é chefiada pelos seus descendentes. A estória é dividida em 3 partes: Travessia, Metamorfose e Conversão.

O livro conta a trajetória de Laura Vargas, uma museóloga (que tem mãe brasileira e pai britânico) que após o sucesso com as suas pesquisas no Brasil acaba recebendo um convite para trabalhar no famoso “Museum of Art and Gallery” de Bristol. Ela e sua filha, Cinthia, vão para Inglaterra, ficam na casa que era da avó de Laura e tem a ajuda dos amigos da família de longa data: Jeanete (que é como uma mãe para Laura), Ben, Georgina e David.

Laura começa a trabalhar no museu e fica muito admirada com a postura de sua chefe, Clementine, uma mulher com muita presença. Nesse meio tempo surgem várias noticias no jornal sobre ataques de um serial killer em Bristol, que mata suas vitimas com cortes na garganta e as deixa praticamente sem sangue.

Numa exposição do Museu, Laura tem uma visão perturbadora no jardim, ao ver atrás dos arbustos um par de olhos vermelhos a encarando. Pouco depois, ela conhece Robert, o irmão de Clementine, um cara muito sexy e romântico, e esse é o inicio de um grande amor.

Você pode pensar que é mais um livro de vampiro que gira em torno do romance, mas ao decorrer do livro você percebe que esse assunto é secundário, que há muito mais ênfase na ação, na possibilidade de uma guerra.

Os vampiros em “Lazarus” contam com a tecnologia, há um soro para ajudar a controlar os seus instintos. E a raça é dividida entre puros (seres muito antigos que já nasceram como vampiros), metamorfos (transformados por puros ou outros metamorfos) e mestiços (metade humanos e metade vampiros, que são filhos de puros ou metamorfos).
– Se somos seres amaldiçoados? Não sei. Pertencemos ao céu ou ao inferno? Os seres humanos têm esse mesmo privilégio da dúvida – sua voz assumiu um tom de ensinamento. – Creio que isso depende daquilo que fazemos com o que nos foi dado.
Na segunda parte é apresentada uma ameaça de guerra, provocada pelo atual líder da Ordem, Avelar, um cara totalmente sem escrúpulos, que faz de tudo para colocar os clãs uns contra os outros, para alcançar seus objetivos. Muitas coisas acontecem, diversas revelações e mistérios. O livro é muito rico em detalhes mitológicos, na terceira parte conhecemos o que é o “Lazarus”, quais são seus poderes e suas conseqüências.

A revisão do livro é muito boa, coisa rara ultimamente nos livros nacionais e até mesmo em algumas traduções. Minha única critica é que há apenas uma linha que separa “novos sub capítulos” da estória e não há um titulo identificado o narrador, embora a maioria das vezes seja a visão de Laura, no decorrer do livro temos trechos narrados por Kate, Cíntia, Robert, Avelar e etc, o leitor acaba tendo que ler boa parte para descobrir mais a frente quem é que está falando, muitas vezes isso só possível quando é citado algum nome.

Laura é uma protagonista que convence, é forte, persistente, faz de tudo para alcançar seus objetivos e proteger aqueles que ama. Robert é o cara ideal: maduro, sexy e romântico, que manda flores todos os dias e seduz a cada gesto ou palavra. Eles terão que enfrentar muitos obstáculos para conseguirem ficar juntos.
Sua boca se aproximou devagar, olhos presos nos meus, e então se uniu a minha. O contato fez um arrepio subir de minha coluna ao meu pescoço e o calor se espalhou por todo o meu corpo. O beijo era terno, suave, enquanto nossas bocas se moviam no mesmo rimo e meu coração acelerava ainda mais. A intensidade foi aumentado. Meus braços circundaram seu pescoço e os deles apertaram delicadamente a minha cintura, puxando meu corpo gentilmente para o seu.

Não havia mais tempo ou espaço. Nem frio nem vento. Passado e futuro deixaram de existir para mim. Só havia aquele momento e minha mente queria guarda-lo na memória exatamente desse jeito.
As personagens secundárias têm papeis decisivos na estória e cativam bastante, a trama não gira em torno apenas de Laura, há muito mais em jogo; dou destaque a todos do Clã Di Fevere, David, Cínthia, Kate, Solomon, Jeanete.

O final é uma grande deixa para o próximo livro, pois ainda há muitas coisas a serem esclarecidas. Laura toma atitudes muito dignas para proteger aqueles que ama. Mal posso esperar por essa continuação! Se você quer ler um livro de vampiros diferente, com foco na ação, ciência e mitologia, não perca “Lazarus”!
_____________________________________________________

- Quer saber mais sobre o próximo livro da série, "Panacéia"? Clique aqui e confira!

Sobre a autora: Georgette Silen é uma autora aqui da nossa região, da cidade de Caçapava-SP! Muito bom saber que existem bons autores aqui no Vale do Paraíba. Para saber mais sobre seus novos projetos clique aqui.

24 comentários :

  1. Bom dia pessoal!
    Obrigada aos dear book pela excelente resenha e agradeço a atenção.
    Espero que os visitantes do blog também sejam surpreendidos pela história de Lázarus, e mais uma vez, agradeço pela parceria.
    Sucesso a todos nós!
    Georgette Silen

    ResponderExcluir
  2. As resenhas que eu leio desse livro sempre me chamam a atenção. Vontade é que não me falta para lê-lo *-* Porém, como minha fila de leitura está imensa, estou segurando a onde por enquanto.. rsrs

    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ana Livia Moraesdomingo, maio 22, 2011

    Ja ouvi falar desse livro mas não tinha ideia que era sobre vampiros ou do que se tratava...

    Otima resenha, fiquei super interessada em ler... gosto de ler sobre vampiros, mas cansei desses romances adolescentes, procuro algo assim.

    ResponderExcluir
  4. Tinha ouvido falar do livro mas não conhecia muito com certeza é uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
  5. Opa, falou que é livro de vampiros, eu logo me empolgo, rs. A trama é bem diferente da que estou acostumada a ler, mas parece ser muito boa. O legal de tudo, a autora é brasileira, quero vencer meus traumas da época de escola de Graciliano Ramos, kkk. Quero conhecer esse tal Robert, rs.

    ResponderExcluir
  6. uau parece muito com rpg a resenha de vcs é otima fiquei com muita vontade de ler

    ResponderExcluir
  7. Este livro eu ainda não conhecia, parece ser bem interessante... O que eu achei mais achei interessante é que a trama é diferente dos livros atuais sobre vampiros... Que é sobre vampiros muito bonzinhos e alguns nem tanto , mas que se tornam romanticos...

    fiquei bem interessada...

    bjuuss

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, o que me chama mais a atenção é o fato dele ser diferente dos livros de vampiros que costumo ler, adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, me surpeendi com a história. Estou acostumada a ver histórias de vampiros sempre clichês. Parece ser interessante o livro!!

    ResponderExcluir
  10. Excelente resenha !
    Já li o livro e a resenha realmente disse como o livro era, e tenho certeza que motivará muitas pessoas a ler. Parabéns (:

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sinopse desse livro e esses quotes me deixaram com mais vontade de ler ainda! AMEI!

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu não sou muito fãããã de vampiros não, mas esse livro parece interessante.
    Ah sim, ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto mto da capa de Lázarus...e talvez por isso nunca me interessei em saber mais sobre o livro. Pensava que era só mais uma histórinha de vampiros...
    mas agora q li que fala de museus e guerras e tudo mais....realmente fiquei com vontade de ler *.*

    Já anotei Lázarus aqui na minha lista de desejos hehe

    Adorei a resenha

    beijo
    @alessandramessa

    ResponderExcluir
  14. Adorei, apesar de eu ser muito fã de vampiros e tal... E agora estou me acostumando a ler livros de autoras brasileiras, devemos ouvir um pouco da nossa língua não é mesmo?! Gostei... parabéns e sucesso no blog!

    @ItsMari___

    ResponderExcluir
  15. Sempre quando o livro se trata de vampiros fico meio receoso, com toda essa modinha, mas alguns conseguem surpreender e um desses parece ser esse. Quem sabe não seja uma boa oprtunidade de leitura?

    Tenho um blog novo chamado O Livreiro Azul; estou seguindo o seu, retribui?

    ResponderExcluir
  16. Estou um pouco cansada de vampiros, mas este livro parece ser muito interessante e ainda por ser uma autora nacional. Vai para a lista!

    ResponderExcluir
  17. No momento eu não me atrai muito pela história do livro, mas quem sabe mais pra frente, né?
    Tenho algumas leituras nacionais pendetens U_U tenho que dar um jeito nisso ehueueue!

    gostei da resenha :) explicou bem sobre a história, seus pontos fortes e fracos.

    beijos beijos :****

    ResponderExcluir
  18. Parabéns a resenha tá ótima, mas confesso que não me animei horrores pra ler não.. acho que tô meio cheia das histórias de vampiros e suas variantes...

    ResponderExcluir
  19. Q livro massa!!
    Gosteei. ^-^

    qro ler..\o/

    ResponderExcluir
  20. A resenha me chamou muito a atenção.
    Adoro livros que falam sobre museus, clãs, guerras...
    Entrou para minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  21. Ótima resenha, mas também não me causou tanto impacto... Só lendo mesmo pra saber.

    ResponderExcluir
  22. Não sei se consigo ler mais sobre vampiros, acho que este tema está esgotado, pelo menos para mim!

    ResponderExcluir
  23. Meu Lázarus está aqui na pilha...

    ResponderExcluir
  24. Tenho dado um tempo de livros de vampiros, tirando VA que está na minha pilha de livros para ler, mas mesmo assim gostei de Lázarus, engraçado que acho que vi esse livro ontem na Livraria Nobel, mas nem peguei para ver, rsrs.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris