quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Resenha: "Cordilheira" (Daniel Galera)

Por Cari Vieira: Achei super interessante a ideia da série de livros da qual esse romance faz parte. "Amores Expressos traz histórias de amor ambientadas em diversas cidades do mundo" (amo viajar, então já me identifiquei logo de início).
Vendo os vídeos do autor, descobri que para essa série, 16 escritores brasileiros passaram um mês em diferentes cidades do mundo para escrever romances "inspirados na experiências dos escritores em suas cidades-destino". O conceito é tão interessante que Amores Expressos acabou se tornando uma série de TV transmitida pela TV Cultura.
Agora vamos conhecer um pouco mais da trama:
Cordilheira trata da história de Anita, uma escritora de 29 anos que, aos 25, escreveu um livro que fez um grande sucesso junto ao público e a crítica, entretanto, nesse momento, ela não se identifica mais com ele e não consegue entender por que as pessoas gostam tanto de seu romance.
"Houve um momento, uns dois meses atrás, em que vi que tudo estava errado. foi repentino, como se alguém tivesse acionado um interruptor de luz. O que as pessoas ao meu redor esperavam de mim não tinha nada a ver com o que eu queria, e o que eu queria era visto por elas como capricho ou alucinação passageira."
 Anita vive com seu namorado Danilo. Ela está ansiando por ter um filho, motivada, talvez por ser órfã de mãe e por ter perdido o pai recentemente. Infelizmente, Danilo não está no mesmo momento e não entende a vontade da namorada. As amigas de Anita também não a compreendem e acreditam que trata-se de uma vontade que logo vai passar.
"Eu disse que queria ter um filho
Ele disse que eu era louca."
Dia a dia ela tenta mas não consegue convencer Danilo e nem as amigas de que sua vontade é real e que não vai passar. Cada vez mais infeliz, Anita recebe a notícia do falecimento de uma de suas amigas que, em depressão, cometeu suicídio. Depois disso, ela termina o relacionamento com Danilo e decide fugir de tudo passando um tempo em Buenos Aires, pois foi convidada para o lançamento de seu livro na capital argentina.
"Nos poucos dias que antecederam a viagem, mesmo com as discussões, com as lágrimas,  com a poeira de tragédias recentes prejudicando a visibilidade  em meio aos escombros, eu me pegava sorrindo por dentro nos momentos mais inesperados."
Em Buenos Aires, Anita conhece Holden, um fã esquisito e ardoroso de seu livro e principalmente da personagem principal do mesmo, Magnólia.
"Após um silêncio incômodo ele começou a dar uma de fã. Disse que meu romance era a coisa mais formidável que tinha lido em muito tempo."

Eles iniciam um romance e ela logo vai morar com o rapaz (isso mesmo, rápido assim). Ele a apresenta aos seus amigos um tanto quanto excêntricos, para dizer o mínimo. Eles formam um grupo de escritores que vivem a vida dos personagens que criaram, entendendo a literatura de uma maneira muito estranha. (Infelizmente não posso contar mais porque senão revelarei as surpresas da trama.)
"Todos os amigos de Holden tinham lido o meu livro. Isso estava longe de ser a coisa mais estranha a respeito deles."

Esse foi o primeiro livro de Daniel Galera que eu li e me chamou a atenção a história ser narrada, na maior parte do livro, pela personagem feminina, de uma maneira que foge aos clichês associados as mulheres.
Gostei muito da escrita do autor que é simples e envolvente, entretanto a história não me cativou tanto como eu achei que faria, de qualquer maneira é uma leitura que vale a pena por ser uma narrativa inteligente e que nos faz refletir sobre questões como encontros, desencontros, vida, arte e sonhos. Vale a pena ressaltar que trata-se de uma leitura adulta portanto não o indico para os adolescentes. 


- Veja o autor comentando dobre o livro nesse vídeo:



- Veja o episodio da série Amores Expressos, da TV Cultura, que se passa em Buenos Aires:

Espero que tenham gostado da resenha!
Não esqueçam de comentar
Beijo grande!
Cari

8 comentários :

  1. Sabe, li uma resenha essa semana desse livro e me interessei muito.
    Acho que qualquer livro que nos faça refletir um cadim sobre a vida, encontros, desencontros, amores já é leitura válida demais da conta!
    E se me recordo, é apenas o primeiro livro de uma série que virá.
    Vou me arriscar nessa leitura sim :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. gostei da resenha, vai direto ao ponto sem enrolações. mas vc não disse quais eram os outros títulos e autores desta série!

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro e nem seu autor. Li sua resenha, gostei muito e agora quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá Carine, nunca ouvido falar do livro ou do escritor, mas fiquei super curiosa com sua resenha.
    Quem sabe mais pra frente eu compre o livro e tire minhas próprias conclusões.
    Um beijo

    Baiana Literal
    http://tharcilalima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho curiosa em ler algum livro do autor que já tem bastante reconhecimento. espero lê-lo e gostar.

    ResponderExcluir
  6. Depois de ter lido Barba Ensopada de Sangue e ter me apaixonado pela escrita do Daniel Galera, quero muito ler outros livros dele. Esta já é a segunda resenha que leio de Cordilheira e estou bem interessada no livro.

    bjs
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  7. Minha tia tem esse livro, mas nunca pego emprestado porque não tenho referências e esqueço de pesquisar resenhas.
    Adorei a resenha e assim que tiver oportunidade vou pegar com ela.
    Gostei bastante da temática desse livro, se eu gostar vou trás dos outro da série.

    ResponderExcluir
  8. Parece uma boa opção de literatura nacional, ainda não tinha visto nada sobre esse livro, gostei muito

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris