terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Filme: "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus"

Levou quase dois anos para eu conseguir fazer uma resenha deste filme de hoje.
Sou extremamente perfeccionista e não sabia se conseguiria escrever uma boa resenha porque, além de “O Mundo Imaginário do Dr Parnassus” ser encantador, ele é, ao mesmo tempo, devastador para mim.

Eu nunca soube se conseguiria falar do jeito “certo” dele, sem muitas emoções e tentar afastar os pensamentos tristes que inevitavelmente me vêem a mente.

Mas hoje, decidi que quero falar deste filme psicodélico e mágico ao mesmo tempo.
Simplesmente porque eu li “Johnny Depp: Biografia Ilustrada” (que eu recomendo a todos por ser uma ótima referência à vida deste grande ator) e me encantei ainda mais por Johnny e claro, por causa de Heath Ledger.


Quanto à história, é o seguinte: Doutor Parnassus (Christopher Plummer) é um homem que usa a sua imaginação como fonte de renda. Ele tem um “Espelho Mágico” onde, se uma pessoa atravessá-lo, passará a viver na imaginação de “Parny”, como é carinhosamente apelidado pelo seu inimigo, o próprio Diabo (Tom Wits).
Acontece que, Parnassus fez um trato com o Diabo e agora ele se tornou imortal. O problema é que, para ganhar a imortalidade, ele teria que entregar ao “Coisa Ruim” a filha, Valentina (Lilly Cole), quando ela completasse 16 anos.

Agora, o tempo está se esgotando e ele precisa fazer alguma coisa para salvar a vida da filha e não ter que cumprir este pacto macabro.
Em meio a isso, Anthon (o maravilhoso Andrew Garfield, que mais tarde tornaria-se o novo “Homem Aranha”) que integra a Trupe está claramente apaixonado por Valentina.
Outro integrante é o sarcástico e amigo de Parnassus, Percy (Verne Troyer)

Heath Ledger é Tony
Certa noite, por um acaso do destino, a trupe socorre um misterioso homem (interpretado por Heath Ledger) que estava enforcado, porém vivo.
Mais tarde, descobrem que trata-se de Tony Shepard, um homem que fazia caridades, porém, ao mesmo tempo em que parece ser uma boa pessoa, disposta a ajudar a Trupe a ganhar dinheiro, não transmite muita confiança.

Mas Tony é um trunfo para a equipe de Parnassus, pois ele reinventa o modo das apresentações no espelho.
Durante o Show, uma convidada sempre entra no Espelho Mágico com Tony e passa por ótimos momentos...

Mas, uma surpresa envolvendo o misterioso homem pode acabar com tudo isso. E traz a tona que Tony talvez não seja essa boa pessoa que aparenta.
E, preso ao Espelho, o destino dele e dos outros personagens (principalmente de Valentina) ainda é incerto, uma vez que Tony conseguiu ajudar Parnassus a refazer o trato com o Diabo.

“O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” é um filme colorido, muito bem elaborado e com efeitos mágicos. Realmente é uma obra de arte psicodélica. Tudo a ver com a nossa imaginação, que muitas vezes, é assim também né?

CURIOSIDADE:
O que aconteceu fora do set de filmagens, talvez seja o que mais deu destaque ao filme. Quando o diretor, Terry Gilliam (que já deu um azar incrível ao tentar fazer um filme com Johnny Depp no elenco sobre Dom Quixote), decidiu filmar, o ator Heath Ledger imediatamente pediu para interpretar Tony Shepard.
Ledger e Gilliam já haviam trabalhado juntos no filme “Os Imãos Grimm” e eram grandes amigos.
Obviamente, o diretor o pôs no elenco.

Heath finalizou seu trabalho em “Batman- O Cavaleiro das Trevas” e em janeiro de 2008 começou a atuar na produção.

Porém, na tarde do dia 22 de janeiro, Terry Gilliam (e o mundo todo) foi surpreendido com a notícia da morte repentina do ator.
Ele perdia, então, o seu protagonista.

Johnny Depp também é Tony!
Mas, como este seria, então, o último filme de Heath Ledger e ele estava praticamente completo (só faltavam as cenas de dentro do espelho), Gilliam decidiu adaptar o roteiro e, como essas cenas eram passadas no imaginário, não teria problema em substituir Heath.

Então, o diretor contratou 3 grandes atores e amigos de Ledger: Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel, (*-*) para dar continuidade ao seu trabalho incompleto.
Todos toparam imediatamente como forma de homenagem ao amigo e doaram o cachê para a filha de Heath.

Quando você assistir ao filme, pode ficar tranqüilo (a), pois realmente há um nexo na história e parece até que o roteiro original poderia muito bem ser este.
O filme tornou-se ainda mais psicodélico e mágico com a troca de atores.

Porém, eu (Kell), como fã número um de Heath Ledger, me entristeço ao assistir a este filme, pois é ruim ver sua última cena e me lembrar de tudo...
Mas, ao mesmo tempo, sou muito fã desses outros atores (principalmente do Johnny) e convenhamos que é um time de primeira. Então, ao mesmo tempo em que o filme se torna triste para mim, é também lindo ver Depp num mesmo filme que Heath, ainda que seja em condições trágicas.


"O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS"
(The Imaginarium of Doctor Parnassus/2010)


ONDE ASSISTI PELA 1ª VEZ: em casa 

QUANDO: 22 de janeiro de 2011


POR QUE EU ESCOLHI ESSE FILME: Porque era o último filme de Heath Ledger


O QUE EU SABIA DE ANTE MÃO: 
-Que Heath Ledger fazia o personagem principal

-Que ele havia morrido durante as filmagens 

-Que Johnny, Jude e Colin o substituíram e doaram o cachê para Matilda, filha de Heath.
Colin Farrel TAMBÉM interpreta Tony!



DIRETOR DO FILME: Terry Gilliam

QUEM SÃO OS ATORES PRINCIPAIS: Heath Ledger, Christopher Plummer, Lilly Cole, Verne Troyer, Andrew Garifeld, Johnny Depp,Jude Law e Colin Farrel


QUE TIPO DE FILME É: Aventura/Fantasia/Mistério 

DURAÇÃO APROXIMADA: 122 minutos 


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos


COMO É A HISTÓRIA PRINCIPAL: “Entre na fantasia de ‘O Mundo Imaginário do Dr Parnassus’,a aventura mágica do diretor Terry Gilliam estrelada por Heath Ledger em seu último papel no cinema, além de Chritopher Plummer, Johnny Depp, Colin Farrel e Jude Law. Em troca de extraordinários poderes, o Dr. Parnassus (interpretado por Christopher Plummer) fez um pacto com o Diabo: entregar a vida de todos os seus filhos quando eles completassem 16 anos. Agora, a data de aniversário de sua filha Valentina (interpretada por Lilly Cole) está próxima e um homem misterioso (interpretado por Heath Ledger) aparece com o poder de mudar tudo. É uma história fantástica, explosiva e fascinante de corrida contra o tempo, em que Dr. Parnassus precisa lutar para salvar sua filha em um vasto cenário de obstáculos surreais e reparar para sempre os erros que cometeu no passado.” (Retirado da contracapa do DVD)
Adivinhem? Jude Law TAMBÉM é Tony!


O FILME CORRESPONDEU OU NÃO ÀS MINHAS EXPECTATIVAS? Correspondeu. Não vou mentir aqui falando que é o filme mais gostei, por motivos óbvios. Mas ele é muito mágico e lindo!


UMA CENA: Difícil. A cena em que Tony é resgatado é bem legal, assim como as cenas do espelho, em que o personagem vai mudando de feição.

UMA FRASE DO FILME: Na verdade, duas ditas pelo personagem de Heath Ledger:

- “Você pode por um preço nos seus sonhos?”
-“Não tenha tanto medo de mudanças”.
E uma dita pelo Johnny:
-“Nada é permanente. Nem mesmo a morte.”

RECOMENDO ESTE FILME: Com certeza!

DICAS PARA QUEM PRETENDE ASSISTÍ-LO: 
-Faça pipoca!! 
-Atenção na história! 

-Assista legendado! 

-Aproveite a trilha sonora do filme...é BEM legal!! 

- Caso você for fã de Heath, pegue lenços.. hehehe

BOM FILME!!



PLUS: Para quem não sabe, eu (Kell) trabalho no site oficial do Heath aqui no Brasil, o "Heath Ledger Brasil"... Se você gostava do trabalho dele e tem curiosidade em saber mais sobre sua vida, é só clicar AQUI. Você pode também curtir a FanPage do site no Facebook AQUI, tem sempre fotos e curiosidades por lá! ;)

Beijos,
Kell =)

20 comentários :

  1. Eu amei esse filme! Meus atores preferidos estão nesse filme(Johnny e Heath). É mesmo muito triste, mas ao mesmo tempo muito louco.
    Gostei do post!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, há muito tempo quero ver esse filme! Sua resenha me empolgou mais ainda, adoro filmes com esse ar surreal, psicodélico, cheio de cores e um quê de loucura. Gosto muito do Depp, também.

    bjs,
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que eu ouvi falar desse filme, foi assim que o Heath Ledger morreu. Fiquei muito triste pq sempre pensei que ia assistir ele no cinema e que seria um sucesso de bilheteria, por ser o último filme do Heath, porém quando eu descobri que esse filme já tinha lançado, foi quando vi o cartaz numa locadora...
    Sempre que eu ouço alguém falando que o Batman foi o último filme do Heath Ledger, corro para interromper e falar que foi o "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus", e ressaltar que é lenda que ele tenha ficado louco com o papel do Curinga. Sempre que me perguntam que filme é esse, eu me encontro no mesmo dilema que você, não consigo descrever ele com a mesma grandiosidade que ele é. Eu adoro o filme e fiquei feliz de ver que eu não sou a única a conhecer-lo. XD
    Fico muito triste por saber que esse é o último filme do Heath Ledger e que ele nem conseguiu terminá-lo, contudo acho uma linda homenagem que foi feita para ele. Ouvi dizer que tinha sido cogitado de não aproveitarem nenhuma gravação com o Heath e começar tudo do zero, mas fico muito feliz que não tenham feito isso. Aliás, não sabia o Johnny depp, o Jude Law e o Colin Farrel haviam doado o cachê para a filha do Heath!
    Esse filme é maravilhoso, mágico e encantador. Adorei a resenha que você escreveu sobre ele e com certeza ele merece esse espaço aqui, pois mais pessoas deviam conhecê-lo.

    Tudo de bom! Beijos.
    my-first-chapter.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, fiquei tão curiosa e maravilhada ao mesmo tempo que fui correndo baixar o filme. Eu realmente nunca tinha ouvido falar desse filme e olha que gosto bastante desse tipo de filme. Quando eu assitir venho dizer o que achei dele ;*

    ResponderExcluir
  5. É um filme mágico e esteticamente muito bonito! Simplesmente adorei!
    Fiquei muito triste por ser o último do Heath... Pode n ter sido o melhor, mas ainda sim super curti! O fato dos atores q o substituiriam serem top tb ajuda =)

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro a forma como voces fazem as reviews de filmes! =)

    Curtia muito o Heath Ledger e acredito que vi a grande maioria dos seus filmes, mas por coincidencia esse ainda não. Vou ver assisto o filme, pois parece que vale mesmo a pena! =)

    Beijokas

    Mari - @oblogdamari

    ResponderExcluir
  7. Acredita que já tinha passado batido por esse filme inumeras vezes e nem tinha dado atenção a ele??
    Carambola!
    Quanto tempo perdido.rs colocando pra baixar agorinha.
    Acompanhei um pouco o trabalho do Ledger e foi incrivel. Mas o mais incrivel, foi o fator imaginação..dá tanto pano pra manga né??
    Deve ser um filme colorido, alegre..
    Esse eu vou ver, com certeza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse filme, mas achei bem interessante. Vou procurar assistir.
    Nossa, mas precisava três pessoas interpretar o Tony?

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc ver o filme, vai ver que precisava sim! Faz todo sentido ;)

      beijos

      Excluir
  9. Fiquei curiosa, principalmente, por ser o último trabalho de Heath. A história não me chamou muita atenção não :/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não assisti a este filme, sei que devo... Mas meu coração se aperta por Heath.

    ResponderExcluir
  11. O elenco realmente é bom, mas não tenho vontade de assistir, esse negócio de pacto com o Diabo é meio macabro de mais pra mim.

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha ouvido falar nesse filme mas ainda não assisti. é uma boa indicação. Vou procurar para assisti. Gostei do post.

    ResponderExcluir
  13. Nossa amei os comentários a respeito desse filme, eu nunca tinha ouvido falar sobre ele. Adoro a grande maioria dos filmes de Johnny Deep, com esse provavelmente não será diferente! Quero muitoooo ver!

    ResponderExcluir
  14. Resenha MARAVILHOSAAA! Preciso desse filme urgente!

    ResponderExcluir
  15. Sempre vejo passando esse filme e nunca me chamou atenção. Agora que fiquei sabendo de tudo isso quero ver o quanto antes! Eu adoro o Heath Ledge, Jude Law e o Johnny Depp... Os três no mesmo filme interpretando o mesmo personagem deve ser mágico kk

    ResponderExcluir
  16. Gizeli Regina Meistersexta-feira, fevereiro 15, 2013

    A história me pareceu um pouco fraca, mas acho que terei que assistir ao filme para poder opinar. Será que já foi lançado em DVD?

    ResponderExcluir
  17. Esse filme já está disponível em DVD sim, desde 2010 :)

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Eu chamei Laurea. Tenho 26 anos e sou professora de uma escola no sul de paris.
    depois que dei à luz o meu primeiro filho, meu marido tem dado o espírito e m"tem deixado grande parte do custo.
    Após essa é a sua família que veio para me enviar de volta para o apartamento
    meu ex-marido me a sensação de que eu não estou no meu lugar.
    Completamente confuso, eu tenho a rua com o meu filho.Sob a influência do medo que eu tenho feito
    em um centro, que concordou em me ajudar.Isso é como eu me tornei uma garçonete de um Café-Bar.
    Não foi fácil para mim, porque muitas pessoas querem dormir comigo
    ouro eu amo meu filho e quero ter um futuro melhor.Abalado pelo que aconteceu, estou determinado
    o contacto com um sacerdote, para que ele pudesse ajudar-me a sair deste mau aventura.Depois de muitos passos
    realizado com o sumo sacerdote Fa posso encontrar um sorriso de 7 dias após a consulta e rituais.
    Eu sou completamente a alegria. Eu não sei o que acontece comigo. Mesmo que eu não sou rico
    Eu estou no reino de França, o meu super-mercados e prontos para uso, e que funciona bem para mim
    por causa do grande sacerdote, que Fa. Ele salvou a minha vida.você que está lendo esta mensagem, sua vida pode mudar se você pensa
    ele pode mudar, deve mudar, se você deixá-lo adresse:grandpretrefa@gmail.com
    boa sorte para você.

    ResponderExcluir

  19. Bonjour

    Grand voyant medium spiritual spécialiste de tous travaux occultes !

    - Vous avez un problème de mariage ?

    - Vous avez des problèmes a concevoir un enfant ?

    - Vous avez des problèmes dans votre familles ?

    - Vous avez des problèmes financiers ?

    Il vous aide à résoudre tous vos problème, même les cas les plus désespère : Amour, protection contre les ennemies et les mauvais sorts, guérit l’impuissance, fidélité absolue (affection retrouvée).Fait venir ou revenir la personne que vous aimez, complexe physique et moraux, chute de cheveux, attraction de la clientèle pour les vendeurs, chance dans tous les domaines, réussite dans les affaires, examens, permis de conduire, concours et timidité.

    il est au BENIN (Terre du VODOUN et FETICHES)

    Une solution adaptée a vos problèmes après consultation Reçoit tous les jours sur RDV.

    CONTACT:

    spiritualistezangan@gmail.com

    Whatsapp Uniquement : 00 22961757949


    Whatsapp Uniquement : 00 22961757949

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris