quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Resenha: "O Chamado do Cuco" (Robert Galbraith / J.K. Rowling)

Por Juny: Não espere por “um livro de JK Rowling”, esqueça Harry Potter! Nesse livro ela realmente é Robert Galbraith, ela escreve de maneira completamente diferente. Você lerá um romance policial adulto.

Tudo começa quando a famosa modelo Lula Landry morre ao cair da sacada do seu apartamento. A policia investiga e chega a conclusão que foi um suicídio, mas esse crime tem muitas pontas soltas que levam a outras hipóteses. Não satisfeito com a investigação, John Bristow, irmão adotivo de Lula, procura o detetive Cormoran Strike para desvendar o caso.

Strike é um detetive bom, porém sem glamour e sem fama, talvez o único que aceitasse um caso como esse. Ele tem uma vida pessoal bem conturbada e esta com problemas financeiros. Sem sua companheira e ex-secretária, Charlotte, ele contrata Robin como temporária, que acaba virando sua parceira na investigação ao longo da trama.

A principio todo mundo é suspeito, temos mais de 10 pessoas que poderiam ter matado Lula Landry. Cada um teve alguma atitude suspeita ou esteve próximo dela em seu ultimo dia de vida. Quanto mais conhecemos Lula mais vemos que não poderia ter sido suicídio, por mais desequilibrada que ela fosse, isso não fazia sentido.
Talvez ela nunca tenha vendido sua história aos jornais, mas ele não podia acreditar que ela tivesse comprado aquele casaco de grife, por mais feio que ele o achasse, com o salário de um emprego numa loja.
No inicio tive dificuldades com a leitura, estava demasiadamente descritiva, maçante. A autora quer mostra muito sobre Strike e seu passado, para formar o personagem porque com certeza deve usa-lo em outros casos. Após umas 250 páginas peguei gosto pela leitura e dali em diante tudo passou bem rápido eu queria desesperadamente saber quem matou Lula.
Ele a deixou ir. Depois de ela sair, ele fez mais duas páginas de anotações. Bryony Radford se mostrou uma testemunha pouco confiável, sugestionável e mentirosa, mas lhe disse muito mais do que ela pensava.
Strike esta longe de ser um detetive convencional, no inicio é difícil lhe dar credibilidade. No decorrer do livro temos que reconhecer seu talento, com muitas coisas que poderiam parecer insignificantes, ele começa a traçar a verdade sobre todos os fatos daquele dia. Cada personagem tem a sua contribuição e os seus segredos. Não quero destacar nenhum para evitar spoilers ou criar hipóteses para quem ainda não leu.

Eu confesso que quase descobri o assassino, nos momentos finais minha lista tinha apenas dois nomes, e fiquei assustada com meus pensamentos por ter realmente considerado a hipótese final. Um desfecho bem digno, sem nenhuma ponta solta, muito bem constituído.

Um romance policial intrigante, cheio de mistérios! JK Rowling surpreende em seu novo estilo, quero ver mais casos desvendados por Strike (e sim, já está confirmado que vem mais por ai!). Recomendo!

3 comentários :

  1. Adoro um livro policial :))
    E é a cara da J.K. fazer uma história com partes bem descritivas hehe

    ResponderExcluir
  2. Olha, gostei bastante do livro (gosto muito de descrições demoradas!), e também penso que a trama foi muito bem elaborada, o desfecho bem costurado, enfim. Só que não achei que foi motivo para tanto barulho assim, que com certeza aconteceu mais por causa da autora do que do livro em si. Mas sim, é um ótimo policial mesmo, e certamente lerei os próximos da série.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris