quarta-feira, 4 de junho de 2014

Resenha: "Paralelos" (Leonardo Alkmim)

Por Eliel: 
Sinopse: Em um terrível acidente rodoviário, Alexandre morre, mas seu irmão gêmeo Vítor, surpreendentemente, sobrevive. No entanto, ao despertar numa dimensão paralela, autossuficiente e resguardada por instâncias elementares, como o Horizonte de Energia, o Conselho, Deus e os anjos, Alexandre descobre que deveria ter sido salvo e Vítor morrido, equívoco que coloca em risco rodo o funcionamento do cosmos. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos precisarão lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Uma aventura fantástica, surpreendente e rica em seus detalhes mais sutis, que arrebata o leitor com todas as suas surpresas e revelações a cada capítulo, além de conquistá-lo com seus personagens ora cativantes, ora assustadores, porém sempre muito interessantes e bem construídos.
Uma narrativa repleta de discussões sobre a existência do ser, a criação do universo e física quântica. 
"Esperar era estar em estado de atenção contínua, centrado em si e atento ao exterior"

Os capítulos são narrados por diversos personagens e em diversas perspectivas o que torna um livro muito interessante, pois o leitor consegue ter uma visão bem ampla do todo. Temos o Plano Terrestre e o Plano Paralelo, e esse é o cenário onde iremos acompanhar os gêmeos Alexandre e Vitor.
"- O que não te mata não te mata porque simplesmente não pode te matar!"
No Plano Terreno temos a principio os gêmeos, a mãe Noêmia, o Professor Gilson e a repórter Ana Beatriz. Nesse plano vemos constantemente uma discussão (que envolve o leitor) sobre a noção de perder, de corrigir os erros cometidos, de ambição e principalmente de perdão. Leonardo fez uma construção dos personagens terrenos de forma tão complexa que é possível sentir a dor, a dúvida e todas as emoções do momento descrito nas páginas.
"Só posso acreditar em um Deus que saiba dançar."
Alexandre, depois de um grande acidente (que por acaso é o start de toda essa trama), morre e de repente se vê e um outro lugar. Nesse momento, somos apresentados aos personagens que compõe o Plano Paralelo, no começo é tudo muito confuso, tanto para o leitor quanto para Alexandre que vai nos mostrando o que ele mesmo sente e vê.

O seres que habitam esse plano são chamados de paralelos, o primeiro a conhecermos é Quenom, é um paralelo muito rígido consigo mesmo e com os outros. Prestem muita atenção nele, o seu papel em toda essa história é de suma importância.


Ihmar é um paralelo da Colônia de Suspensão que de é a primeira nesse plano a ajudar Alexandre na compreensão de tudo o que aconteceu. Sempre disposta a escutar e tentar orientar, é como uma psicóloga. Alexandre se sente atraído por ela, isso porque além de ainda ter uma mentalidade terrena ele a vê como uma garota atraente.


Ainda no Plano Paralelo estão L.U.C.A., o Conselheiro e outros paralelos. Nenhum personagem foi colocado de forma aleatória, todos tem um importante participação.


Esses dois planos são intimamente ligados pela narrativa e fazem com que o leitor tenha momentos de reflexão toda vez que abre e percorre as páginas. Uma curiosidade interessante é que não consegui definir entre os personagens que era o mocinho e quem era o vilão, pois até a noção de bem e mau são desafiadas. O que parecia impossível, ter uma narrativa sem pontos contrastantes claramente identificados rendeu uma obra fantástica da literatura nacional.
" - Na perspectiva ampla, não existe contra ou a favor, existem ações e consequências."
Aqui cabe um comentário pessoal em relação ao desfecho: Incrível! Eu me emocionei com o último capítulo. Foi o final perfeito para uma história inteligente e complexa e ao mesmo tempo simples. A morte não existe... Tudo vale a pena.
"Simplicidade é complexidade resolvida"

Um comentário :

  1. Tenho curiosidade por esse livro a agora você me instigou mais. É ótimo ler livros com ótimos desfechos, amo isso!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris