segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Littera Feelings #22 – Desafios Literários nas Redes Sociais

Desafio a gente faz todo dia, não é, de levantar da cama e de alcançar o ônibus, de não voltar na livraria até ter lido aquela pilha ali do lado, de manter aquele livro pesado são e salvo da chuva enquanto você se molha toda(o). Isso sem falar do desafio que é terminar aquela xerox da aula para alcançar uma leitura mais prazerosa...


Olá, pessoal o/

Como vão seus desafios? Não sei se a enxurrada foi proposital ou viral, mas o que já vi de desafios literários esse mês não foram poucos. Há muitas tags e memes pela blogosfera e/ou vlogosfera nas timelines afora (com os mais variados desafios todos os anos), mas esses que têm se espalhado pelas redes sociais parecem ter atingido mais e mais leitores – que até os reinventaram, como num efeito telefone sem fio, e seguido outras temáticas.

Ao longo dos anos, se participei de um ou dois foi só por brincar, mas a verdade (shhhhhhhhh) é que alguns davam preguiça e zoar a estante de tempos em tempos (apesar de que o movimento seja bom por questões de acúmulo de poeira) ou a cada geniosa proposta, era de um esforço que passei um bom tempo dispensando... E aí chegou setembro, não sei o que me deu na telha, me lancei no #fotografeolivro no Instagram. Fora ele, outros desafios paralelos têm se propagado nas redes sociais – principalmente em murais de Facebook.

#desafioliterário (Facebook)
#desafioliterário (Instagram)

Embora muitas perspectivas sejam bem pessoais, e nem de todo são comentadas como gostaríamos (afinal, temos de ser breves), “é uma maneira muito eficiente de espalhar amor à leitura, como escreveu Danilo Venticinque numa matéria ano passado. O efeito, como diz, é de “transformar um hábito tradicionalmente solitário numa diversão coletiva”.

O que mais tenho gostado nesses desafios está justamente nessa ideia, de que eles estão abertos ao público. Nesse espaço, não importa se a pessoa é um exímio, um voraz, um mediano ou um principiante leitor, todos lemos, e o propósito básico é ter uma perspectiva sobre essas leituras. É uma ótima opção para quem não tem blog ou vlog onde postar e gostaria de participar.

E se espalham, ah, como se espalham, como fogo em pavio pelas redes. 

Um plus ótimo sobre essas pequenas doses de vida literária são as prendas. Diferente da febre mundial do desafio do balde de gelo que tivemos recentemente, aqui todo mundo só cumpre o objetivo, fogem das penas (rs). Verdade que alguns desafios não passam de brincadeiras ou memes, mas ainda há aqueles que são mais fiéis e propõem punições. Esses desafios nos dão um prazo de horas ou dias e ficam a critério do inventor de determinar a prenda. Ai de vocês se não cumprirem, vão ter que postar vídeo fazendo abdominais ou presentear o desafiante com livros – e por mais que quem nos desafiou queira um livro novo, postar suas dicas de leitura podem o deixar bem mais satisfeito.

Outra coisa que vale o destaque é o hall de curiosidades a que temos contato – no outro dia, por exemplo, quase ao aleatório, descobri o porquê de uma dada capa ser "feia". Por estarmos ligados por certas hashtags padrões do desafio (como #fotografeolivro, #bookadaybrazil, #picturechallenge, #desafioliterário, #desafiodesetembro, entre outras), podemos explorar várias opiniões, recomendações eita que minha tag “vou ler” do skoob só aumenta e interagir com os mais diversos participantes. Isso sem falar das hashtags curiosas que partem de alguns livros...



Superada a preguiça, acho que vale muito a pena participar desses desafios. Como quando ao finalizar um livro, fechar um ciclo nos dá um panorama bem diferente do que costumávamos pensar. Recomendo, porém, irem com calma. Apesar de nos comprometermos em cumprir “metas”, lembrem-se de fazer disso uma diversão e não seguir todas as avalanches que aparecem. E não falo por flood em timelines, é porque depois de uns vários, os saldos começam a se repetir e aí ciclos não se fecham, propósitos se perdem.

Boa sorte, boa memória e muita disposição para vocês que já estão se programando para os próximos desafios do ano. Quem já participou ou está participando conte-nos aí nos comentários quais foram, a curiosidades, do que gostaram, e, sei lá, que clics proporcionaram. Meus saldos têm me dado até epifanias :)

Até a próxima,

Kleris Ribeiro. 

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris