quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Resenha: "Círculo - Trilogia Engelsfors" (Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren)

Por Sheila: Oi pessoas! Tudo bom? Eu estou super, hiper, MEGA empolgada  com essa nova trilogia. E que é sueca! Depois de "Os homens que não amavam as mulheres", do também sueco Stieg Larson, não tinha visto mais nada que me "enchesse os olhos" da mesma forma. Até receber "Círculo" da editora Intrínseca para resenhar.

Em primeiro lugar, um aviso: NÃO LEIA, mas em HIPÓTESE ALGUMA  a sinopse disponível no skoob NEM o hostsite oficial. NEM  a orelha do livro. Desculpe, mas vocês entregam mais do que deveriam da história, a acabam tirando boa parte do mistério do livro e parecendo deixá-lo tão ... comum.

Afinal, quando cheguei mais ou menos nessa parte do livro, fiquei um pouco decepcionada. Todo o mistério e aí, os caros autores me apresentam isso? Bom, mais uma vez (recentemente eu andei fazendo isso em outras leituras) eu estava errada. E como fiquei feliz por estar!

Se querem um conselho, fiquem apenas no que diz atrás do livro. Eu, pelo menos, fiquei fascinada com essa sinopse.
Certa noite, quando uma incomum lua vermelho-sangue preenche o céu, seis garotas vão parar em um parque de diversões abandonado, atraídas até lá por uma força misteriosa. O que elas têm em comum? Estudam na Engelsfors High School. E isso acontece logo depois que um aluno é encontrado morto no banheiro do colégio. Os boatos dizem que foi suicídio. Mas elas sabem que á verdade é outra.
Eu comecei a ler o livro após ter entrado em contato apenas com esta sinopse. E praticamente devorei o livro até um pouco antes da metade, que é um pouco depois da cena antes narrada. Quem são estas seis garotas? Não fica claro, durante a narrativa, quem elas serão. Afinal de contas, essa é a parte mais interessante do livro: elas não são as típicas heroínas dos romances.

Na verdade, não poderia haver grupo mais homogêneo. Ou mais conflitante. Ou uma história mais maluca. Ou um drama mais carregado. Afinal de contas, nem sempre as coisas dão certo. Algumas pessoas morrem, e não há garantia nenhuma de quem permanecerá até o final.

Da mesma forma, é difícil saber em quem confiar, já que coisas estranhas começam a acontecer, sem que elas entendam que tipo de poder as levou a tornarem-se mais do que apenas colegas de escola. A verdade é outra. Mas saberão elas que verdade é essa? Aliás, quem está falando a verdade, de todas as pessoas que supostamente devem orientá-las? Afinal de contas, em seu primeiro encontro, o que recebem de conselho é cautela.

Se o mal triunfar, as chamas vão engolir o mundo. Não confiem em ninguém. Nem nos pais, nem em irmãos e irmãs. Não confiem em amigos e amigas. Nem no amor de sua vida. E lembrem-se: o Círculo é a resposta.

Eu adorei o livro! (pronto falei de novo). Um pouco da minha insatisfação proveio do fato de que, lá pela metade, os autores pareceram inserir um Deus Ex Machina na trama, que chegou com todas as respostas, prometendo "assumir as rédeas da situação". Acabou-se o mistério, os conflitos internos, e os conflitos umas com as outras.

Cheguei a ficar muito braba. E deixar o livro de lado, colocando outros na frente. Mas realmente me equivoquei! Na verdade as coisas só começam a ficar mais e mais confusas. E misteriosas. E alucinantes. Afinal, um garoto já morreu dentro da escola. A questão, acaba sendo justamente esta: quem será o próximo?

No fim, tudo parece um grande e bem elaborado jogo, no qual o leitor se vê totalmente enrolado! Ou seja, as páginas praticamente se viram sozinhas, e eu estou completamente LOUCA  pela continuação deste primeiro livro. Não preciso dizer que recomendo não é? Abraços.

PS: Ah, não deixem de conferir o booktrailer do livro!

https://www.youtube.com/watch?v=YeREXWNRHLs






Um comentário :

  1. Ai, mesmo vc falando o quão bom o livro é, minha curiosidade é maior, tenho que ler a sinopse para ter mais detalhes :D

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris