sexta-feira, 27 de maio de 2016

Resenha: "Nova ordem - Mundo novo vol 2" (Chris Weitz)

Por Sheila: Oi pessoas! Como estão? Trago a vocês hoje a continuação do livro "Mundo Novo", da editora Seguinte, já resenhado por euzinha aqui. Como este livro é a continuação dos acontecimentos narrados no anterior, imediatamente após o final, haverão alguns spoilers, ok?

No final de Mundo Novo descobrimos que parece que o Velho não era, afinal de contas, o último adulto restante. E que a humanidade não havia acabado.

Na verdade, Jefferson e seus amigos são resgatados por, nada mais nada menos do que  o que parece ter restado da marinha dos Estados Unidos.

Mas o que parecia ser um resgate e, logo, a solução de todos os problemas, mostra-se mais uma vez nada mais do que um engodo. Eles são mantidos confinados, em alojamentos diferentes, numa suposta quarentena que parece ter objetivo bem diferente.

Afinal de contas, eles passam a ser interrogados constantemente, sem que ninguém lhes diga exatamente por qual resposta procuram, o que acaba gerando desconfiança e animosidade entre os dois grupos - os oficiais e os amigos de Jefferson.

Mais uma vez, observo à minha volta. Num dos cantos, há um cubo de metal cinza, oleoso, com uma pia e um assento sanitário de aço escovado. No outro, uma cama estreita. Há também uma porta de metal resistente, com uma janelinha de acrílico, tampada com fita adesiva preta por fora (...)
Então ouço a batida de um bastão de metal na porta e um grito de "Afaste-se!". Meu interrogador entra, trazendo consigo uma cadeira dobrável ...
- Mais? - pergunto.
- Só algumas perguntas - ele diz. Ele sempre diz isso.


Jefferson e seus amigos, quando os oficiais a bordo descobrem que nada mais conseguem de informações do grupo, são tirados da suposta quarentena, só para descobrirem que o mundo como conheciam não havia acabado; na verdade, apenas os Estados Unidos haviam sido atingidos, restando ainda muitos adultos e até mesmo um Governo dos Estados Unidos, mas sediado em outro lugar.

Acontece que nem todos estão contentes com esta "Nova Ordem". Alguns dos países que aceitaram os fugitivos não o fizeram por uma questão humanitária, mas sim pelo poderio dos Estados \unidos em território marítimo. Além disso, nem todos concordam com a forma como as coisas se deram. Afial de contas, um sem número de cidadãos simplesmente foi deixado para trás, sem informações e sem perspectiva.

Eu: Mas nós nunca soubemos... ninguém nunca veio nos buscar...
Ele: Quarentena. Imposta e mantida sob pena de morte. E, acredite em mim, tem acontecido coisas suficientes para nos manter ocupados no resto do mundo.
Eu: Mas ... vocês não poderiam ter nos mandado comida com aviões:
Ele: Estávamos ocupados com os refugiados do Velho mundo. Além disso, o resto do planeta pensa que vocês estão mortos.

É então que Jefferson e seu grupo entram em contato com a resistência. O que acontece então? Bom vocês terão que ler o livro para saber como este ovo conflito será trabalhado, e como essa nova informação mudará os rumos do Novo Mundo que até então vinha sendo comandado por adolescentes.

Neste segundo volume continuaremos tendo uma narração de duas vozes, Jefferson e Donna, mas com uma modificação: outras vozes virão se juntar a desses dois! O que foi um movimento legal pois, quando a história é narrada pelo ponto de vista de um personagem em específico, fica mais fácil compreendê-lo, bem como suas motivações.

A busca pela cura já não é mais o que motiva o grupo, mas uma corrida por estabelecer um novo regime, e evitar que algumas situações antigas voltem a acontecer. O livro todo tem uma conotação mais política, falando muito  a respeito de formas de governo, certo e errado, bem e mal. Eu gostei muito e estou ansiosa pela continuação. Abraços e até a próxima.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris