segunda-feira, 19 de junho de 2017

Resenha: “Antes Que Eu Vá” (Lauren Oliver)

Aviso de gatilho: Esse livro possui cenas de bullying e abuso sexual.

Tradução de Rita Sussekind


Por Stephanie: Olá, tudo bem com vocês? Hoje é dia de falar sobre um livro que recentemente voltou a ser assunto devido ao filme baseado nele que será lançado no Brasil no primeiro semestre de 2017. Estou falando sobre Antes Que Eu Vá, o primeiro livro publicado da autora Lauren Oliver. A Juny já fez uma resenha sobre ele aqui no blog que você pode conferir neste link. Então bora saber se as nossas opiniões são parecidas?

É comum pensarmos sobre a morte. Acredito que todo mundo tenha um pouco de interesse mórbido em saber como vai ser e o que vem depois. Mas já pensou se você ficasse preso em um looping infinito no seu último dia de vida? Seria uma tortura ou benção? Ao ler Antes Que Eu Vá, acho que consegui encontrar uma resposta.

Samantha Kingston, a protagonista, é a típica garota popular do Ensino Médio. Tem uma família amorosa, estuda em uma boa escola e tem pais com estabilidade financeira. Isso sem contar as amigas incríveis e o namorado perfeito. É uma personagem construída pra ganhar nossa antipatia (e que conseguiu a minha logo nos primeiros capítulos), pois trata as outras pessoas como inferiores e tem interesses fúteis. O acidente que tira sua vida e a prende nesse buraco-negro temporal vira seu mundo de cabeça para baixo e a faz questionar as escolhas que fez até então. E juntos iremos acompanhar a jornada da personagem em busca de um sentido nesta tragédia. 
Tente não me julgar. Lembre-se de que somos iguais, eu e você.
Também pensei que fosse viver para sempre.
Achei o clima da obra muito parecido com o livro Se Eu Ficar, até mesmo por tratarem de temáticas semelhantes. Mas em Antes Que Eu Vá, o drama é menos presente e tudo soa bem juvenil, já que o Ensino Médio é retratado diversas vezes ao longo da história (já que o dia em que Samantha morre é letivo). Isso é um pouco cansativo no começo, por conta da repetição. Mas Lauren Oliver conseguiu trazer dinâmica para o enredo lá pela metade da obra, com situações diferenciadas que mesmo sendo clichês, funcionam.

Falando em clichês, as escolhas feitas pela autora não são nada de novo. É fácil prever o que irá acontecer com certa antecedência, mas acho que isso se deve a ser seu livro de estreia, quando Lauren ainda não era tão experiente. A escrita se mostra encantadora mesmo e me fez sentir imersa na leitura desde a primeira página. 
(...) Foi quando percebi que certos momentos se estendem para sempre. Mesmo depois que terminam, continuam, mesmo depois que você está morta e enterrada, esses momentos perduram, no passado e no futuro, até a eternidade. São tudo e estão em todos os lugares ao mesmo tempo.
Os personagens também são clichês do gênero, mas destaco Juliet e Kent por possuírem personalidades tridimensionais e críveis. Devido à situação, não há espaço para o desenvolvimento de todos, e Sam é praticamente a única que cresce e evolui durante a história (o que achei um ponto negativo, de certa forma).

Antes Que Eu Vá é uma história sobre bullying, crescimento pessoal, família e escolhas. Vai te trazer reflexões e te fazer pensar quais caminhos você tomou para chegar até aqui, onde você está hoje. E claro, também é uma história sobre perdão, empatia e sacrifício, que acho que são coisas bem escassas nos dias de hoje. Só não me cativou como eu esperava, e o final deixou a desejar (por motivos que não posso explicar, se não seria spoiler). Estou curiosa pelo filme, e vocês? 

Pra deixar a ansiedade ainda maior, assista o trailer legendado abaixo. Até mais, pessoal!





Confira os melhores preços no Buscapé:


Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram

0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato