quarta-feira, 12 de junho de 2013

Resenha: "Casais inteligentes enriquecem juntos” (Gustavo Cerbasi)

Por Juny: Se você ainda é solteiro e tem um orçamento sem planejamentos, se você quer casar e não sabe por começar a planejar os gastos ou se você já tem uma família e está sempre com dificuldades financeiras, você deveria ler “Casais inteligentes enriquecem juntos”.

Não pense que é autoajuda, muito pelo contrario, é um livro de administração e economia, muito útil para criar a mentalidade da economia familiar.

Procurei ajuda nesse livro, pois estou em uma fase de grandes decisões financeiras, planejando comprar um apartamento, sonhando com o casamento, mas sem saber por onde começar, mesmo porque são sonhos bem caros.

Gustavo dá dicas sobre como começar a poupar, aprender a investir, enxugar o orçamento, previdência e etc. Uma coisa que ele insiste é o aluguel ao invés da casa própria, por mais convincentes que sejam seus argumentos, ele não conseguiu me convencer a desistir desse sonho.

Ele classifica sua dica por solteiros, casais que pretendem se casar ou recém-casados e casais com filhos, também tem um capitulo especial sobre aposentadoria. Suas dicas se encaixam com todas as etapas da vida e a regra geral é sempre poupar e investir para garantir independência financeira no futuro. Ele classifica também os perfis das pessoas como: poupador, descontrolado, gastador, desligado e financista; coloca seus pontos fracos e fortes e como fica a relação entre essas diferentes mentalidades financeiras. Outra coisa que ele insiste é que guardar dinheiro não significa viver mal ou ter privações.

“Chamo essa verba de finanças da reconquista diária. Não é preciso contar com grandes quantias. Na fase do namoro, pouco dinheiro e muita criatividade certamente traziam momentos muito especiais. Tampouco é preciso perder horas imaginando alguma coisa criativa. Até mesmo a rotina pode ser “sem rotina”. Alguns amigos cultivam a rotina de, toda semana, conhecer um bar ou restaurante diferente. Outros tem a rotina de, a cada dois meses, viajar para algum lugar que não conhecem durante o fim de semana. Vocês podem criar a rotina de, toda semana, preparar juntos um novo prato na cozinha”.
Capa com tema do filme
Na teoria é tudo lindo, mas Gustavo dá exemplos de problemas e como superá-los. E sempre insiste no dialogo frequente do casal sobre o planejamento financeiro e na tentativa da mudança de percepção, no caso em que um dos dois tem um perfil de gastos descontrolados.
“Sempre haverá dúvidas, vocês terão frustrações com algumas perdas, seu plano precisará ser revisado algumas vezes durante a vida, e talvez em algumas dessas revisões terão de adiar seus objetivos por alguns meses ou anos. Todavia, quanto mais cuidadoso for o planejamento tanto menor sera o sofrimento causado por situações indesejáveis.”
Um livro altamente recomendado, principalmente para quem esta começando a planejar um futuro à dois e que quer fazer tudo com muito planejamento para ter um futuro tranquilo. Recomendo!

- Ano passado foi lançado um filme baseado nesse livro e ele foi relançado com a capa temática, como ainda não assisti  não tenho como opinar, mas fica a dica!


5 comentários

  1. Nos dias de hoje, é preciso ter uma visão empreendedora, cortar gastos desnecessários e pensar no futuro financeiro do casal, pois nenhum amor sobrevive sem dinheiro

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Assisti ao filme no último final de semana e agora com sua resenha fiquei com muita vontade de lê-lo. Vou dar ao meu namorado de Dia dos Namorados e vou sentar com ele para lermos juntos.

    ResponderExcluir
  3. Juny, adorei a resenha! Lembre-se de mim quando for comprar seu apartamento! Sou Corretora de Imóveis e posso ajudar! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Nossa ameiii a resenha/resumo que vc fez! Vc me deixou super curiosa e afim de ler. Fechei minha compra na saraiva, mas enquanto o livro não chega vou lendo o que consegui baixar. Deixo o link pra quem quiser ler tbm *__*
    http://www.fantasiaebook.com/2014/07/casais-inteligentes-enriquecem-juntos.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato