terça-feira, 4 de junho de 2013

Resenha: "Garota Tempestade" (Nicole Peeler)

Por Gabi: Olá bookaholics! Hoje venho trazer um livro bem bacana para vocês. Este é o primeiro volume da série A Magia de Jane True. Foi meu primeiro contato com o urban fantasy (fantasia urbana) que é basicamente um subgênero da Literatura Fantástica, em que histórias com elementos fantásticos se passam na cidade. Então vamos à história!

Jane True tem 26 anos e mora na pequena cidade de Rockabill com o pai que sofre com os problemas no coração provocados pelo infarto e pelo abandono da esposa Mari -e mãe de Jane. E ela é, aliás, um dos mistérios do livro. 

O que sabemos é que há vários anos ela apareceu na cidade andando sozinha na rua completamente nua, quando um grupo de amigos a encontrou. Um deles era o pai de Jane, que logo se encantou pela mulher, a ajudou e foram ficando mais próximos, se apaixonaram e tiveram uma filha. Seis anos depois, inexplicavelmente, ela desapareceu, abandonando-os. 

Jane sente muito até hoje a falta da mãe, mas elas compartilhavam uma paixão clandestina: nadar. É uma atividade relaxante e revigorante e também perigosa já que seu lugar predileto é o Grande Sow, quinto maior redemoinho do planeta e a maior atração turística da cidade.  Ao mesmo tempo que esse é um lugar especial, ele a remete a uma das maiores tristezas de sua vida, a tragédia que tirou a vida de seu grande amor, Jason
Daí foi um pulo só até o mar, cujas ondas se ergueram e me envolveram da forma como faziam os braços da minha mãe , quando eu era menininha. Na verdade, nadar era tudo o que ainda me fazia lembrar dela. [...] Eu jamais me esqueceria dos nossos nados noturnos e clandestinos. O segredo que nos unia quando eu era criança.
E que, suspeitava eu, havia destruído minha família. 
Apesar de tudo, ela tenta levar a vida nessa cidadezinha onde alguns ainda a olham torto pelo ocorrido com Jason. Jane trabalha na livraria Morrer de Ler, das namoradas Tracy e Grizelda, que chocaram o conservadorismo de Rockabill com seu relacionamento. As duas são super divertidas e grandes amigas de Jane. Mas seu grande escape continua sendo enfrentar as águas do grande Sow. E é durante um de seus mergulhos clandestinos que Jane comprova a veracidade da frase Sheakesperiana: "Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia"

Ela descobre que é uma meio humana (assim como sua mãe) e que há seres sobrenaturais dos mais diversificados vivendo entre humanos há milhares de anos. E não é por acaso que ela se sente tão revigorada na agitação dos oceanos, a garota tempestade. Nell, Trill e Anyan são os primeiros não humanos que ela conhece em Rockabill. Nell, conta-lhe que sua mãe também é uma meio humana. Como se não bastassem todas essas novidades, entra em cena Ryu, um vampiro super sexy, deslumbrante e poderoso que veio até a cidadezinha para investigar incomuns assassinatos. 
Eu não conseguia nem começar a organizar tudo o que ficara sabendo aquela noite. Não fazia sentido; ainda assim, fazia todo sentido. [...] De repente, tudo mudara. E eu não podia nem começar a entender a magnitude. 
Há alguém em Rockabill matando meio humanos e Jane pode ser a próxima da lista. Ao lado de Ryu ela terá que embarcar em um mundo desconhecido, em que habitam criaturas aterrorizantes, vingativas e mortais. Em meio a aventuras e descobertas ainda surge um romance bem caliente entre ela e vampiro. Será que seus julgamentos estão corretos? Quem é, de fato, confiável? 

Esse romance me surpreendeu completamente. Esse é um ótimo caso de "não julgue o livro pela capa". Quando a vi, imaginei que se tratasse de uma história infanto-juvenil bem leve e tranquila. Pois me enganei completamente. Narrado em primeira pessoa por Jane, temos um urban fantasy eletrizante com toques de mistério, ironia, sobrenatural, romance e cenas picantes na medida certa
Fiz como ele pediu e, de repente, senti mesmo alguma coisa. Foi como o mais leve dos ventos frios soprando em minha pele, arrepiando os pelos do braço.
- Uau! - suspirei abrindo os olhos e vendo Ryu sorrir para mim.
- Prepare-se para muitos "uaus" daqui para frente, Jane. 
Engasguei, sem saber ao certo se, ou o quê deveria ler nas entrelinhas daquela afirmação. 
Jane é uma protagonista ótima. O fato de ser meio lenta para entender as coisas, às vezes e sua libido aguçada nos proporcionam divertidos momentos na leitura. Nos apresentar uma protagonista tão real em um romance intrínseco com o sobrenatural foi uma ótima sacada da autora. A linguagem é outro ponto positivo do livro. Não há aquele puritanismo de medir as palavras a todo o momento. Há palavrões e palavras mais fortes, mas encaixadas nos lugares corretos, sem cair na promiscuidade. Não poderia deixar de comentar da cidadezinha de Rockabill e seus estabelecimentos de nomes peculiares: barzinho Pocilga e lanchonete Chicqueirão são alguns deles. 

O mundo sobrenatural criado por Peeler é muito novo para mim, com exceção dos vampiros, que mesmo assim têm suas particularidades. São seres sobrenaturais bem exóticos e diversificados: selkies, alfas, dríado, spriggans, nagas e muitos outros. Cada um com suas particularidades e poderes, em alguns momentos me deixavam um pouco confusa por não conseguir identificá-los.  O único ponto negativo, ao meu ver. 

Estou muito ansiosa pela continuação, "Caçadores de Tempestade". Não há muitas informações da série, aliás: próximas datas, quantidades de livros, etc. Espero que não demore muito! Enfim, leitura super indicada!!


E vocês gostaram da indicação de hoje? Quem aí já leu o livro ou gosta desse sub gênero? Não deixem de comentar suas opiniões.

Beijos beijos e boa leitura! 



5 comentários :

  1. Realmente este livro me parece interessante, e eu que não gosto de nada que tenha fantasia.Só falta saber se a narrativa prende.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro que adorei sua resenha!!!
    Sem revelar nada do livro e de maneira super abrangente, gostosa de ler e de entender!!
    Agora, que capa de livro hein ... desde o lançamento achei um trabalho super bem feito e estava muito curiosa para saber sobre o que se tratava!
    com a sua resenha fiquei mais curiosa ainda... aiiiii..... pena q não tô podendo comprar nada..... Mas está na listinha kilometrica.....rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e fiquei muito interessada em ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante sua resenha, pois nos fez querer ler o livro, foi bem explicativa, mas sem contar todo o livro. Parabéns mesmo!!

    Eu só estou escutando crítica maravilhosas sobre o livro e estou louca pra lê-lo e tê-lo. ;)bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esse livro. Espero que os palavrões não façam do livro algo vulgar. É uma série, portanto vou acompanhar as resenhas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris