domingo, 16 de junho de 2013

Resenha: "Esperando por você" (Susane Colasanti)

Por Gabi: Oi pessoal! Hoje vamos falar de um livro bem leve. Nosso YA é narrado em primeira pessoa por Marisa, uma adolescente de 15 anos que toca violino e gosta muito de fotografia.

Ela acaba de voltar do acampamento de verão para a pequena cidade de Far Hills em Connectcut e está louca para começar o segundo ano do Ensino Médio. Sempre ao lado de sua amiga e fiel companheira Sterling, que tem uma queda por caras mais velhos, uma família nada tradicional e uma paixão pela culinária.

Marisa quer embarcar em um novo começo. Esquecer o ano passado e as dificuldades enfrentadas e, finalmente, ter seu primeiro namorado de verdade. 


Quando penso em como minha vida será diferente quando essa espera terminar, sinto medo e excitação em relação a essa nova experiência. Um tipo de experiência que você nunca teve, mas sabe que estará no lugar certo. Porque, depois de todos esse tempo, você sabe que sua vida real, finalmente, estará começando.

Derek é sua grande paixonite. Um garoto lindo, com seu sexy visual de surfista, popular e simpático. Quando ele termina seu namoro e começa a ficar cada vez mais próximo de Marisa, o encanto se torna cada vez maior. Ela percebe que ele não é só a "casca" e eles vão criando uma certa intimidade até que ele a convida para sair. 

O problema é que a partir do momento que seu relacionamento com Derek vai ficando mais sério, sua vida começa a sair dos eixos. A relação de seus pais, que sempre foi tão sólida, começa a sofrer drásticos abalos, o que a afeta bastante já que esse era um de seus portos seguros. Sua irmã mais nova também não enfrente nada bem essa situação. E juntando-se ao fato de que ela está cada vez mais distante de sua grande amiga Sterling, o mundo de Marisa vira de cabeça para baixo.

E é nesse momento mais difícil que o apoio de um grande confidente trona-se fundamental. Nash, seu grande amigo de infância, inteligente, tímido e muito meigo sempre está lá quando Marisa precisa e vice-versa. Seja nos trabalhos de escola, que sempre fazem juntos, ou nos problemas pessoais, eles sempre se ajudam. 

O ar gelado é cortante. Tenho a sensação de que vamos cair, então me agarro ao Nash. [...] 
Mas não me importo. Não consigo me lembrar da última vez que me senti tão viva! 

Ainda há o misterioso Dirty Dirk, uma pessoa que posta todos os dias podcasts em seus site e fala de relacionamentos, dá dicas aos adolescentes e que, incrivelmente, consegue "entender" todos e parece falar diretamente com cada um. A partir daí, Marisa começa a colocar em xeque seus verdadeiros sentimentos por Derek e o rumo que está tomando sua amizade com Sterling e a convivência com seus familiares.  

Bom, temos aqui um enredo com um tema bem clichê, como puderam observar. A adolescência, amores, desilusões e problemas com a família. Achei que faltou um elemento surpresa, fugir do óbvio. Mas outros fatores salvaram a obra. A narrativa de Colasanti é muito fluida e leve. As páginas não passando rapidamente e nem nos damos conta. Gostei também das várias citações de John Mayer e suas músicas. (não preciso dizer que amo, né?) E há referências culturais e musicais bem bacanas. Seriados e músicas, principalmente. 

Outra coisa que achei bem bacana foi a grande mensagem passada no livro, principalmente porque este tem adolescentes como seu principal público alvo, que é o fato de que sempre fazemos tantos planos e esperamos uma vida perfeita, com tudo certinho e não percebemos que aquilo que nos fará mais felizes está bem debaixo de nossos olhos. Além do fato de que quando achamos que as coisas estão dando errado, é apenas a vida nos mostrando que há uma luz no fim do túnel e que esta pode nos iluminar lindamente.

Você é  como um farol, sempre em busca de algo distante no horizonte, porém, esta coisa que procura está, na verdade, perto de você, e sempre esteve. é por isso que você precisa olhar para dentro de si mesmo em busca das respostas em vez de procurá-las no exterior. 


Então pessoal, alguém aí já leu o livro? Gostam desses romances adolescentes? Não deixem de comentar, hein?

Beijos beijos e boa leitura!! 


10 comentários :

  1. O livro parece clichê sim, mas eu particularmente não tenho nada contra clichês, na verdade até gosto.Tenho vontade de ler esse livro, a capa é muito fofa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Já li o livro. O tenho. O li em um dia, pode-se dizer, visto que no dia anterior havia lido apenas umas 4 ou 5 páginas. Livro com 333 páginas, se não me engano, e bem leve. Aquele tipo de livro que você pode ler todos os dias, terminá-lo em um dia, que não enjoa, não cansa. A história, pra combinar com o livro, é realmente bem leve. Um romance "básico" para livros, bem mesmo de adolescente. Adorei justamente por isso, por ser leve. Adoro e não cansa e.e

    ResponderExcluir
  4. Marquei esse livro como "vou ler" a um tempinho no skoob, depois de ler a resenha com certeza vou procurar adquirir o meu logo.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. tem citações do John Mayer?? POO! Eu tenho o livro lá em casa e nem pensei ainda em pegá-lo?
    Eu já tinha lido outras resenhas dizendo o mesmo sobre ser bem clichê, mas gosto desse tipo de história quando se está de ressaca literária, sabe?! Ajuda a desanuviar um pouco...
    Vou dar uma folheado no meu em casa...


    Beijoca!
    =*

    ResponderExcluir
  6. recebi algumas indicações para ler esse livro, mas agora fiquei realmente louca pra ler. --correndo procurar no submarino- hahaha. amo a resenha ;*

    ResponderExcluir
  7. Parece uma boa história. Fiquei interessada

    ResponderExcluir
  8. O mundo é feito de cliches, mas realmente gostei desse livro!
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não gostei muito, não é ruim, mas muito adolescente pra alguém de 25 anos, acho que eu teria gostado a uns 10 anos.

    ResponderExcluir
  10. Ao contrario das outras garotas, hehe, eu ja gosto bastante de livros qe falam de adolecencia.
    Vou procurar este livro em minha cidade. Achei a história muito delicada e envolvente =)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris