quarta-feira, 5 de junho de 2013

Resenha: "SteamPunk Poe" (Edgar Allan Poe)

Por Sheila: Oi pessoas! Como estão? E ai vcocês sabem o que é SteamPunk? Não???? Eu também NÃO FAZIA A MÍNIMA IDÉIA até ter esse livro nas mãos. Trata-se de uma coletânea com contos do nosso sempre atual Edgar Allan Poe, aliado a ilustrações lin-das-de-mor-rer! Para facilitar, vou colocar aqui a sinopse que peguei no skoob:
Apresenta o casamento entre o clima gótico dos contos e poemas do escritor clássico norte-americano. Edgar Allan Poe, e o chamado "Steampunk", gênero da ficção científica e da fantasia que mescla aspectos tecnológicos do século XIX (steam = vapor), a uma certa rebelião contra a tecnologia (o punk). Embora muitos sempre tenham achado que figuras góticas e engrenagens enferrujadas se destinavam a ser parceiros brilhantes, o resultado surpreende tanto aos admiradores do escritor, quanto ao gênero. A obra de Poe é apresentada em textos completos, com os contos macabros de horror e mistério intensificados pelas igualmente mórbidas ilustrações no estilo Steampunk. Prepare-se, pois você pode nunca mais encarar Poe, ou o Steampunk da mesma maneira. 
Bom, o livro nos trará sete contos de Poe - A máscara da Morte Rubra, O coração delator, A queda da Casa de Usher, Os assassinatos da Rua Morgue, O embuste do balão, Os óculos, O método do Doutor Tarr e do Professor Fether - mas duas traduções do poema "O Corvo", uma tradução realizada por Machado de Assis e outra por Fernando Pessoa. Tirei um trechinho do poema para vocês conferirem.
Diante da ave feia e escura,
Naquela rígida postura,
Com o gesto severo, - o triste pensamento
Sorriu-me ali por um momento,
E eu disse: ‘Ó tu que das noturnas plagas
Vens, embora a cabeça nua tragas,
Sem topete, não és ave medrosa,
Dize os teus nomes senhoriais;
Como te chamas tu na grande noite umbrosa?’
E o corvo disse: ‘Nunca mais.’” (Tradução por Machado de Assis)
Alem disso, somos premiados com uma introdução que nos falara pormenorizadamente da obra e seu autor, bem como a explicação do porque da junção deste dois gêneros - que ouso dizer casaram muito bem - alem das especulações a respeito da morte misteriosa do próprio Poe, algo que ficou sem explicação ate os dias de hoje.

A obra de Poe é permeada pelo mistério e terror, a descrição das pessoas e ambientes geralmente é feita num estilo bem "SteamPunk" - mesmo que o estilo seja posterior ao autor. Além disso, são contos que nos geram tensão, abrindo espaço também para uma lógica dedutiva que é percursora dos modernos romances policiais, como podemos ver em "Os Assassinatos da Rua Morgue, um dos seus contos mais conhecidos.
Essa madrugada, por volta das três horas, os moradores do quartier de Saint-Roch foram acordados com uma sucessão de gritos horríveis  provindos, ao que parecia, do terceiro andar de uma residencia da rua Morgue ... as pessoas se dividiram e correram a examinar comodo a comodo. Ao chegarem a um grande quarto na parte traseira da casa, no terceiro andar (cuja porta, que se encontrava fechada com a chave por dentro, foi arrombada), apresentou-se-lhes um espetáculo que inspirou a todos não apenas terror, mas estupefação.
Todos os contos são envolventes, escritos de uma maneira absolutamente maestral (ok, eu confesso, sou uma baita fã de Edgar Allan Poe), chegando a nos dar um certo "frio na espinha em alguns momentos, a unica excessao seria o conto O embuste do balão  que me soou excessivamente técnico e pouco plausível.

Se a escrita já e maravilhosa, aliada as ilustrações do SteamPunk este se tornou sem duvida alguma um dos meus livros favoritos, tanto a capa, a letra utilizada, os espaçamentos e, principalmente as ilustrações e o conteúdo são magníficos. Chego a me sentir sem palavras para descreve-lo com fidedignidade, só posso dizer uma coisa leiam e confiram. Recomendadíssimo.

11 comentários :

  1. Sou louca pelo escritor mesmo tendo lido pouquíssimo dele! Quero me aprofundar...
    AMEI o post ;)

    ResponderExcluir
  2. Amoooooo o Edgar! Inclusive esse bimestre na facul estamos apresentando os contos dele! Eu apresentei " O método do Dr Alcatrão e do Professor Pena", mtoo top

    ResponderExcluir
  3. Sou muito fã do Por. Simplesmente amo os contos e os poemas dele. Esse livro deve ser incrível!! Acredito que tenha dado muito certo mesmo essa junção do Poe ao Steampunk!
    Quero ler. Quer dizer, na verdade eu quero Ter esse livro :D

    http://livroscontosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou louca por esse livro! As ilustrações são muito legais, e olha que vi por cima mesmo, folheando na livraria. Do Poe, só li alguns contos dispersos (nas aulas de inglês, há eras atrás, era criança ainda), mas sempre tive aquela vontade de ler um livro inteiro. Sou fascinada por histórias de horror e por tudo o que tenha um toque mórbido hehe.

    Bjoka, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. AINDA não li nada do Poe.
    Eu amo Steampunk! Acho maravilhoso os conceitos, as roupas, as músicas , os filmes , os livros e etc.


    http://avidadeumabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não li nada dele ainda, mas a capa desse livro ja me conquistou, é lINDISSIMAAAA pelos céus é tipo crime não ter ela na estante kkk adorei a dica.

    ResponderExcluir
  7. Do Poe só li alguns contos até hoje mas adorei logo de cara o estilo do autor. Estou há um tempão para ler mais coisas dele, mas a correria e a imensidão de livros pendentes não estão deixando. Fiquei bastante interessada nesse livro.

    ResponderExcluir
  8. Sou louca pelo o Poe, e desesperada por esse livro! Tá na Wish list, rs .. Adorei a resenha, e agora encontro-me mais angustiada para tê-lo em minhas mãos.. haha.

    Beijos!!

    http://cloudsandfantasy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sou fascinada pelo estilo do autor, e o livro é de encher os olhos *-* estou encantada, preciso muito !

    ResponderExcluir
  10. Ah esse livro é sensacional, eu quero muito poder comprá-lo ainda õ/
    Adoro Steampunk e o Poe xD

    www.umomt.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris