sábado, 10 de outubro de 2015

[Especial] Cobertura Encontros Especiais do Clube do Livro MA 2015

Por Kleris: Oi, pessoal. Saudades de mim? Tenho muitas saudades da coluna Littera Feelings, aqueeeeela que sempre trazia uma abordagem sobre leitura e leitores. Às vezes bate uma vontade de voltar, massssss, sabe como é, ando seguindo novas viagens e rumos. E foi assim que estacionei no Clube do Livro do MA (CLM), um grupo de leitores da minha cidade (São Luís, MA). No ano passado, não sei se vocês lembram, fiz uma pequena cobertura (aqui) sobre os eventos literários na Feira do Livro do Shopping da Ilha (SDI) e, embora este post seja relativo a uma nova edição da feira, este ano escrevo mais sobre as atividades do Clube, atividades das quais não só fui participante, mas colaboradora na organização. Talvez por isso os eventos tenham sido mais intensos pra mim ;)


A convite do Shopping da Ilha (em parceria com a Livraria Leitura), o CLM se programou para dois encontros extraoficiais – extraoficiais porque eram de temáticas diferenciadas e incomuns para os tradicionais encontros mensais em que se debate livros específicos propriamente. Enquanto rolava o maior festival de livros e literatura lá na Bienal do Rio, a Feira do Livro do SDI abria estande e palco para shows e diversas programações, desde palestras a contação de histórias por todo o mês de setembro. Posso ser culpada para dizer algo sobre isso, mas que a programação tava show esse ano, ela tava. E os eventos do CLM foram os que basicamente fecharam o mês, já que foram nos últimos dias.

 (Emyle, eu e Fernanda)

A organização, claro, vinha se mobilizando faz um tempo. Junto da Fernanda Araújo (administradora, coordenadora e mediadora do CLM e blog Caçadora de Livros), e da Emyle Mayara (colaboradora do blog Caçadora de Livros e CLM), nos aventuramos em arriscar uns encontros diferenciados – embora semelhante aos do ano passados. Enquanto em 2014 tivemos duas autoras para um bate-papo (como visto na cobertura anterior), 2015 veio com tudo e conseguimos DEZ AUTORES, além de CINCO agentes culturais. Tivemos assim um encontro especial de autores e um encontro especial de projetos de leitura.


Autores contemporâneos no cenário nacional de publicação de livros
(veja fotos, de autores e livros)


Eita que teve mesa cheia! Duas horinhas de encontro passaram voando com Marisa Rezende (ES), Laísa Couto (MA), Mary Diniz (MA), Rayoline Amorim (MA), Sabryna Mendes (MA), Talita Guimarães (MA), Vanessa Carneiro (MA), Déa Alhadeff (MA), Julia Emilia (MA) e Bruno Azevêdo (MA) – tanto é que tivemos que cortar parte de um bate-bola que eu muito tava esperando para ver como os autores iriam se sair (algum dia eu revelo essas perguntas, algum dia haha). Rolou também prêmios para o público, cortesias dos autores e do Clube.

O encontro foi em uma tarde de domingo (20/set), das 14h às 16h. A ansiedade? A mil. Por toda a manhã acompanhei a movimentação nas redes e passo a passo com os autores e as meninas na organização até a hora do evento, para qualquer aviso de última hora. No final, deu tudo certo \o/ Como os autores reunidos eram de diversos segmentos, gêneros e nichos, a conversa perpassou por temas mais universais, focando então nos processos pessoais de criação e de publicação.

Foi muito bacana estar com toda essa galera – mesmo que minhas condições de saúde no dia não estivessem muito ok =// – e ouvir tanta história por eles mesmos. Não sei vocês, mas tenho essa coisa de ouvir a pessoa falar sobre seu próprio livro e me envolver só pela maneira como explicam. É um tipo de encanto, sei lá.

Percebi alguns encantos por parte de nosso público também. Acho que ficaram impressionados, tanto por reunirmos tanta coisa num encontro só, quanto por conhecer tanto trabalho legal, bem ali, pertinho de todos. Como não ter um sorriso no rosto depois dessa? Fiquei orgulhosa, claro.

A maioria dos convidados eu só tinha contato online e foi uma ótima oportunidade para mostrar meu rostinho por trás de avatares, assim como conhecê-los ao vivo, nem que fosse pra um abraço (i’m a huggy person). Na muvuca após o encontro, mal pude conversar com todos e tampouco tirar muitas fotos. Mas tô crendo aqui que ainda nos encontraremos por aí. Essa ilha também pode ser um ovo.

Foi realmente um prazer participar e ser colaboradora desse evento – adogo bastidores! – e agradecimentos imensos a quem pôde comparecer e curtir. Agradecimentos também à parceria do Shopping da Ilha com a Livraria Leitura para termos espaço de realização e apoio diversos, pois foi assim que conseguimos a presença de uma autora de fora, a Marisa Rezende, que é super gentil e de um carisma imenso! Marisa saiu de nossa ilha simplesmente apaixonada. Seu livro já está cá, comigo, à espera de momento para uma leitura. Assim como de vários autores =)

Verdade seja dita, saí foi de sacolaS cheiaS!


Livros e projetos – iniciativas em prol da leitura
(veja fotos, dos projetistas e apresentações)


Mal respiramos do encontro de autores e começou a maratona de últimos detalhes para realizar esse segundo encontro. Mantivemos a atividade das redes e nesse infelizmente tivemos menos tempo para o evento, mas tentamos aproveitar ao máximo (e o bate-bola surpresa também teve quer ser cancelado =//). Aconteceu numa sexta-feira à noite (25/set) e focamos em duas campanhas do momento, com agentes culturais. Recebemos o livreiro José Arteiro, que apresentou a campanha de seu sebo, e a Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, para falar da nova aposta da biblioteca, uma campanha de leitura. Rolou prêmios de novo para o público, cortesias dos convidados e do Clube.

Acho que todo mundo deve ter acompanhado nas redes no começo desse mês a mobilização nacional em prol da leitura, chamada Dia de Ler Todo Dia #diadelertododia. A campanha da biblioteca se uniria a essa mobilização, porém, por conta de agendamentos, teve de ser adiada. Será no dia 23 de outubro, das 9h às 17h, e, para o dia anterior também já está programada a abertura do sebo do Arteiro, às 19h. É ir em um e pular para o outro!

Voltando ao encontro... Bom, nesse eu não pude comparecer, o que sei é por impressões de organização e das meninas. Tivemos à mesa também mais quatro agentes culturais, a Sharlene Serra, que escreveu uma série de paradidáticos infantis sobre inclusão social, a Cleo Rolim, escritora e revisora numa editora chamada Edições Soham, o próprio Soham Jñana, filósofo, escritor e editor, e o Alan Nascimento, menino da Guarderiados Meninos, que veio de Fortaleza passar uma temporada na ilha e espalhar um show de mimos em alguns eventos da cidade. Foi um bate-papo e tanto sobre o cenário de leitura, projetos e realizações culturais na ilha. Todo mundo saiu de lá com novas perspectivas.

O tempo também voou. Apesar de não ter podido ir, fiquei de olho para qualquer notícia que as meninas e a galera do Clube mandavam a respeito. Deu tudo certo \o/ Também fiquei orgulhosa *o*

Mais uma vez, dos convidados, eu só tive contato online e alguns deles ainda não pude conhecer pessoalmente. Próximas oportunidades podem estar mais próximas do que pensamos hehe Espero conhecê-los em breve e trocar mais que umas palavras.

Projetos, projetos, projetos!


Saldo

Positivo! Estamos em outubro e pode-se dizer que os encontros ainda estão rendendo. São novas amizades, novas parcerias, novos contatos. Foi com certeza uma ótima oportunidade para reunir várias atividades que passam pelo grande público. Todos os contratempos em nada diminuíram o sucesso dos encontros – ainda bem! – só viraram história para (agora) rir e aprender. A receptividade, o impacto e as descobertas, pelo jeito, só estão começando (pelo menos pra mim, que há pouco integrei a equipe). 

Foi muito gratificante participar dos encontros e de balançar mais um pouquinho essa ilha. Agora é esperar (e planejar) os próximos eventos (que já estão rolando lá na Feira do Livro de São Luís #FeliS) \o/

Como disse em um dos meus últimos posts no Litteracada desenvolvimento em seu tempo, como foi no meu Maranhão. É muito bom ver que as realidades de leitura estão em alto ritmo de mudança e contribuindo para construir o sonhado país de leitores. 


E na sua cidade, como você está ajudando? 

Conheça mais em www.clubedolivroma.com

Até a próxima!


Curta o Dear Book no Facebook | Siga o @dear_book no Twitter | Siga o @dearbookbr no Insta

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris