quarta-feira, 9 de março de 2011

RESENHA: “O propósito da vida” (Richard Leider e David Shapiro)

Essa resenha vai ser um pouco diferente, pois é um livro que não é diretamente destinado para a maioria dos nossos leitores, que tem idade entre 15 e 25 anos, é indicado para seus pais, avós e demais pessoas queridas que estão na terceira idade. Minha resenha é mais uma reflexão diante dessa leitura.

Todo mundo tem um plano de vida: estudar, trabalhar, casar, criar os filhos, a maioria envolve alguns desses princípios básicos, mas o que fazer quando tudo isso já foi realizado? Devemos viver em busca do que? Essas são algumas das questões respondidas nesse livro.
“A pessoa não deve buscar um sentido abstrato para a vida. Na vida todos têm sua própria vocação ou missão a cumprir em uma tarefa concreta que precisa ser realizada” (citação de Viktor Frankl p. 99).
Antigamente a expectativa de vida era em torno de 50 anos, era um tempo razoável para realizar tudo isso. Atualmente a expectativa de vida está em crescente aumento, na maioria dos países está entre 70 e 80 anos, não sendo raro conhecer gente que está firme e forte aos 90.
“A segunda metade da vida se tornou um território sem mapas. Para os homens e mulheres na meia-idade e além dela, a trilha à frente é desconhecida. É uma jornada que ao longo de toda a história humana nunca foi feita nessa escala e com tal exuberância”.
O livro "O propósito da vida" aborda o que fazer nessa "segunda metade da vida", depois que você já realizou todos os seus planos e se aposentou. É um assunto que precisa ser mais discutido pela sociedade que não pode ignorar o aumento da população de idosos. O livro é dividido em 3 partes: “Saboreando o mundo”, “Salvando o mundo” e “Descobrindo o seu caminho”.
“Sem algo pelo que viver, morremos. Com algo pelo que viver, levamos a segunda metade de nossas vidas com sentido e objetivo. Objetivo é a única coisa que não pode ser tirada de nós”.
Além de novas políticas publicas voltadas para atividades destinadas a essa parcela da população, é necessário um trabalho mais amplo que envolva o psicológico, a busca pessoal, onde cada um precisa descobrir motivações e ações para preencher esses anos sem se deixar levar por depressão ou qualquer outro problema que afete o bem estar e a saúde. Cada um que ler as dicas desse livro irá realizar sua própria busca e reflexão. O livro realiza muito bem o seu papel como auto-ajuda, sem ser cansativo.

Também é extremamente necessário o apoio da família ao invés do abandono em asilos. Não é raro hoje em dia ver idosos que participam de atividades físicas, danças, pintura (quadros, tecidos), artesanato e etc, por isso é necessário o incentivo e motivação da família para que eles não fiquem isolados em casa.
Agora dê o primeiro passo. Olhe no espelho e observe as “doçuras do amadurecimento” em seu próprio rosto. Avalie a noção do sentido e objetivo em seu olhar. Permaneça tempo suficiente para ver além da imagem externa, para apreciar plenamente a si mesmo do modo como é.
Após a leitura, passei esse livro para minha mãe, que tem mais de 60 anos e ela está adorando. Por isso recomendo esse livro tanto para o publico alvo dele (terceira idade) quanto para quem busca reflexão e quer se preparar para essa "segunda metade da vida" ou deseja conhecer mais a respeito.

33 comentários :

  1. Embora eu ainda não esteja na metade da vida (espero eu, rs) , acho superinteressante de vez em quando olhar para lá e saber que um dia ocuparemos esta posição. Refletir sobre a vida e o que se faz dela é uma necessidade, mesmo quando se é jovem. Gostei da temática e me pareceu uma leitura superinteressante. Inclusive para quem não está na segunda metade da vida. Em pouco tempo, de acordo com as pesquisas seremos uma população "idosa" e temos que nos atentar para esta realidade.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!

    Comecei a ler achando que era um assunto muitooo chato, mas me interesse muito sobre essa "Segunda Metade da Vida", é super importante darmos atenção a esse assunto e mais importancia a população idosa.

    Ótima iniciativa de vocês em falar de livros sérios e não serem apenas alienados com vampiros, anjos, lobos e etc!

    É bom levantar esse tipo de discussao! Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha,
    às vezes é realmente necessário que a gente procure outras literaturas para que possamos nos complementar de outras formas,
    Adorei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha do livro. Eu só tenho 16 (quase 17 rs) anos, e realmente só pensei até a parte de casar, ter filhos, ter uma casa.. mas e depois? acho que a maioria das pessoas não pensa nisso! fiquei curiosa para ler, se um dia surgir a oportunidade farei isto rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Puxa, esse livro parece ser bem interessante. Queria que minha vó fosse uma velhinha leitora para que eu pudesse dar esse livro de presente pra ela ler. rs

    Teh mais.

    ah, já está partcipando da promoção no meu blog. Estou sorteando um livro bem interessante ^^

    ResponderExcluir
  6. nunca tinha visto um livro com esse tema. parece bem interessante não só o pessoal da terceira idade ler, mas tbm os das outras fases da vida. afinal todos pretendemos chegar lá um dia, né?! eu espero pelo menos. :D

    Bj.

    ResponderExcluir
  7. hmmmm esse livro parece muito bom! E adorei a escolha da foto! :D

    Beijos
    Camila Candomil
    Seleção Literária
    http://www.selecaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não gostei muito do livro,parece ser do tipo psicológico.
    Mas quem não pode surpreender!

    ResponderExcluir
  9. Olá, acho muito interessante que livros como este sejam distribuídos para as associações que trabalham com idosos de baixa renda...
    Vivemos numa sociedade predominantemente desigual e é bem difícil um idoso que recebe um salário mínimo mensal conseguir comprar qualquer livro... por isso, acho que deveriam haver grandes ações no sentido de fomentar as bibliotecas públicas nos bairros. Quem lê se informa, cresce intelectualmente e muito dos nossos idosos não teve tempo para ler mais cedo, construindo a família e pagando contas.
    Tudo é muito supérfulo e não vejo aplicabilidade na realidade do povo brasileiro de baixa renda... fica parecendo propaganda de aposentadoria privada.
    Até,
    Mª Emília
    milaresendes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amo livros de auto-ajuda (por que lembram meu pai haha) e esse parece ser muito bom. O aniversário do meu vô tá chegando e agora só falta achar onde vende o livro \õ/

    ResponderExcluir
  11. É aniversario da minha avó semana que vem e ela gosta muito de ler, obrigada por me ajudar com o presente, tenho certeza que ela vai adorar esse livro!!!!

    ResponderExcluir
  12. Nunca vi um livro com esse tema. É bem interessante, pois faz nós, jovens, refletirmos um pouco sobre a velhice, coisa que por estar ainda distante, a gente não faz - nem eu, admito. Acho que não só o pessoal da terceira idade deveria ler o livro, como os das outras fases da vida também. Afinal todos um dia vamos chegar lá, né?! Eu, pelo menos, pretendo. :)
    Boa dica. ;)

    ResponderExcluir
  13. Bem interessante a proposta do livro! Nunca vi esse assunto ser debatido antes e achei muito bom lançarem um livro como esse!
    Adorei a resenha! Muito legal saber que passou para sua mãe que está gostando dele tb.
    E adorei o termo "segunda metade da vida"

    Bjs.
    The Lost Girl
    Leituras&Fofuras

    ResponderExcluir
  14. Esta resenha vem num momento importante. Passei o carnaval com minha mãe e estava pensando exatamente nisso. O que faz ela seguir em frente? Acho que vou comprar o livro e presenteá-la.

    ResponderExcluir
  15. Mesmo parecendo um livro de auto-ajuda - que não é o meu foco literário - parece ser bom, pois trata de um assunto muito interessante, não é mesmo?! O famoso 'E depois?'. Creio que ninguém está preparado para isso, e a geração que conseguir ter este livro em mãos pode ter uma ajudinha extra muito bem vinda, principalmente se conciliá-la com ajuda de Deus \o

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro interessante, mesmo eu não gostando muito deste tipo de leitura.
    Adorei a resenha!
    Bjs, Fran
    Livros Ao Quadrado

    ResponderExcluir
  17. Adorei este livro, faz para e pensar.
    Gosto deste tipo de leitura,que faz meditar.
    A resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  18. é, realmente não é bem pra mim...
    mas esse é o tipo de livro que minha avó adora!
    vou dar essa dica a ela.
    e a resenha ficou ótima

    ResponderExcluir
  19. uau que resenha essas citaões me tocaram profundamente, o livro deve, deve não, é uma coisa incrivel de se ler.
    Mesmo que esse livro seja mais destinado aos pais e avos eu não posso deixar de lê-lo.

    ResponderExcluir
  20. Estou muito longe da metade da vida, ainda estou com 16 anos, apesar disso esse livro me cativou. Apenas a resenha do livro me fez refletir sobre determinadas coisas da vida, adoro quando uma história causa este tipo de impacto.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha visto livros com esta proposta. Eu ainda não estou na segunda metade da vida...espero rsrs, amei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  22. Embora não seja bem o meu tipo de leitura, mas achei interessante a indicação.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  23. Gostei da resenha, ótima leitura pra pessoas como eu que chegou nos 30 e quer planejar bem a segunda metade da vida! Preciso ler!

    ResponderExcluir
  24. Na minha opinião não é um livro para o publico alvo de vocês mesmo, pórem não vamos esquecer que todos nós queremos chegar aos 80,90,100...com saúde e donos(as) de si mesmos, com clareza para ainda poder ler muito, ou escutar, então é interessante para nós jovens e para informar nossos pais e avós, pois como sabemos não são todos que gostam de ler. Ta ai um livro que eu teria de ler e informar o meu pai sobre o que se trata e o que ele deve esperar desse ponto da vida, porque ele não gosta de ler livros, ele sempre dorme na segunda pagina..rsrs...ótima dica...quem sabe não acaba virando presente para meus tios,tias,etc...vixi falei demais..rsrs...beijoaks elis!!!!

    ResponderExcluir
  25. ainda nao estou nem na metade da vida, mas o livro parece otimo!!

    ResponderExcluir
  26. Todos em algum momento da vida paramos para refletir o que fizemos ou estamos fazendo dela...então a dica está valendo!

    ResponderExcluir
  27. Não é o tipo de livro que eu compraria, mas obrigado pela indicação. Meu avô gosta de ler e semana que vem é o aniverário dele, vou ver se acho para dar de presente a ele! ^^"

    ResponderExcluir
  28. Não é a minha praia ler livros assim,mas quem sabe não serve para dar de presente à um parente mais velho.

    ResponderExcluir
  29. Um livro muito bom. Eu daria de presente.
    Um ótimo livro pra refletir sobre a vida!

    ResponderExcluir
  30. Muito boa a resenha!É muito bom fazer uma reflexão sobre a vida de vez em quando...deve ser complicado chegar a uma etapa da vida em que você já realizou tudo que queria e precisa achar novos objetivos,precisa se redescobrir e valorizar tudo o que conquistou.Ótimo livro!

    ResponderExcluir
  31. Achei o livro muito interessante, não só para a terceira idade, mas para todos, até como forma de conscientização dos jovens, que acham que quem é idoso não pode fazer nada, como sair e se divertir, ao contrário eles devem fazer isso, devem ser felizes.

    ResponderExcluir
  32. Oi amigo-a, eu acredito que a resposta para essa questão se encontra no livro reverso todo todo Cristão deveria ler esse livro....esse livro é benção de Deus, ele se chama reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link e digite a palavra reverso e de uma conferida na sinopse do livro...ha a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris