domingo, 4 de agosto de 2013

Resenha: "O oceano no fim do caminho" (Neil Gaiman)

Por Leo Rios: Sempre quando fico ciente de um lançamento ligado ao escritor e quadrinista Neil Gaiman, tenho certeza que virá uma estória acima de tudo original, que prenderá o leitor durante várias horas ao longo do enredo. Assim,quando soube do lançamento do novo livro “O Oceano no fim do caminho”, tive a segurança que este seria o próximo livro que leria e não me arrependi.

O livro possui uma caracteristica bem interessante, pois o personagem principal e sua familia não possuem os seus nomes mencionados nesta estória, somente referencias para entendimento (ex: Papai, Mamãe, etc.). É uma estória de fantasia voltada para adultos, ao longo do livro claramente esta caracteristica é indicada (além dessa informação já ter sido passada pelo autor).

Esta obra de fantasia acompanha as memórias de um homem aos seus sete anos de idade, quando ele e sua familia moravam em uma casa fora da cidade. Após ocorrer um determinado evento com o carro de seu pai perto de sua casa, ele conhece uma garota de aparentemente onze anos de idade, Lettie Hempstock que o recepciona na fazenda Hempstock de uma forma bem cordial.
“O policial falou no radio no paniel do seu carro. Depois, ele atravessou a estrada e veio até mim... Gostaria de sentar atrás do meu carro? Eu balancei a minha cabeça. Não queria sentar lá novamente. Alguém, uma garota disse: Ele pode voltar comigo para a fazenda. Não há problema.”.
À medida que o garoto conhece a casa e a vida de Lettie e sua familia, ele passa a notar alguns fatos estranhos na casa de Lettie, como por exemplo, a ausencia de homens na fazenda, contudo, Lettie e o pequeno garoto passam ter uma conexão forte entre eles. Lettie até mostra a ele um pequeno lago que para ela contém um oceano dentro.

Depois de alguns dias, após alguns acontecimentos com o pequeno garoto, ele recebe uma ajuda de Lettie que mudará as vidas dos dois para sempre.
“Eu andei ao longo da estrada. Eu não sabia aonde eu pensava em ir-eu só não queria ficar mais lá. Lettie Hempstock estava parada no final da estrada, embaixo da castanheira. Eu disse: Oi. Ela disse: Você tem tido sonhos ruins, não é? Eu peguei a moeda do meu bolso e mostrei a ela. Eu estava engasgando com isso, disse a ela.”.
O “Oceano no fim do caminho” é uma obra-prima original que nos apresenta um mundo com realidades distintas, porém dependentes entre sí.  Recomendo este livro a todos que desejam ter algumas horas de uma leitura viciante.

*Resenha escrita em português da versão do livro em inglês, algumas passagens foram traduzidas livremente do padrão do livro escrito em português.


 

5 comentários :

  1. Você falou algo bem interessante: o fato de ser um livro do gênero fantástico voltado para adultos. Acho que isso (e o autor, claro) é o que mais me atrai no livro e me deixa com vontade de lê-lo. Muitas vezes os lançamentos por aqui parecem priorizar a fantasia YA, e confesso que fiquei um pouco cansada do gênero, mesmo sem ter lido tantos livros de fantasia YA. Acho que prefiro fantasia mais adulta mesmo. Juntando minha curiosidade em relação ao autor (há anos quero ler algo dele) e os comentários e resenhas que tenho lido desse livro, não tenho dúvidas de que seria uma leitura que me agradaria em cheio.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Eu sou super fã de Neil Gaiman, e é claro que quando soube do lançamento desse livro fiquei super animada e ansiosa para ler. Deo começar a leitura essa semana mesmo e tenho altas expectativas para ele e a sua resenha só me deixou mais feliz, já sabia que se tratava de uma fantasia adulta e realmente mal posso esperar para ler.

    ResponderExcluir
  3. Estou ouvindo falar muito deste livros esses dias.
    Peguei, em uma sebo, um monte de marca paginas dele =)
    Procurarei o livro para saber mais =)

    ResponderExcluir
  4. Lettie parece tornar uma interrogação para o garoto eim?! O interessante é que ele passa observar tanto ela quanto a família dela e fazer comparações com a vida dele e forma de viver, e pela sua resenha dá para notar que ele percebe as contradições. Deve ser cheio de interrogações ainda mais do ponto de vista de quando ele era criança, pois crianças tecem todo tipo de perguntas.
    Bem, pelo menos nessa parte deu para perceber isso.

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum livro do Gaiman, mas tenho bastante vontade. Esse livro parece ser bem interessante! A cada nova resenha fico cada vez mais curiosa. Tô precisando ler esse livro! Adoro livros que nos fazem repensar na vida.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris