sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Happy Hour #44 - Curiosidades do Mundo Literário


Oi gentee! Como vão vocês hoje? Eu nem tão bem assim, porque essa semana meu celular foi roubado no táxi. =( Mas enfim, a vida segue, né? 

Vamos falar de coisa boa, moçada! \o/ Gostaram das comemorações do aniversário do blog? Quero ver todos colocando as brincadeiras da Happy Hour #43 em prática, hein? Várias pessoas disseram que vão testar com os amigos. Quero que me contem como foi. ^^ 

O nosso assunto de hoje será bem diferente. Há algum tempo falamos aqui a respeito de Manias e Excentricidades de Grandes Autores e como vi que vocês curtiram bastante resolvi falar hoje sobre Curiosidades do Mundo Literário. Aqui vamos falar sobre livros, autores, processos de criação, capas, enfim, tudo que envolve esse mundo que amamos. Bora lá?





* O primeiro livro de que se tem notícia é “Diamond Sutra”, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C.. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.



Paulo Coelho é o escritor brasileiro que mais vendeu livros. Os números de exemplares ultrapassam 70 milhões. "Onze Minutos" foi o livro mais vendido do ano em 2003. 


Nos EUA, o ponto de vista dos animais de estimação da família Bush desperta mais interesse do que a vida de seus donos. A biografia de Millie, a cadela de George Bush pai, faturou US$ 900 mil, enquanto a biografia do próprio ex-presidente rendeu humildes US$ 2.700. ~ Se fosse no Brasil, seriamos chamados de alienados. Tô de olho...


Bíblia de Gutenberg, no entanto, é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C. A invenção do alemão foi inspirada nos anéis com brasão familiar que os nobres usavam para selar documentos. O alemão concluiu que o mesmo princípio serviria para imprimir letras.
Gutenberg




















O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.


Até hoje, foram produzidos mais de 400 filmes baseados na obra de William Shakespeare.


A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo. Calcula-se que os números de exemplares já ultrapassaram 6 bilhões. ~Acho que essa todos já ouviram falar um dia, não? '-'




*Conforme inventário da UNESCO de traduções de livros, Agatha Christie é a autora mais traduzida em todo o mundo, com 6.598 traduções de seus contos, romances e peças teatrais. Rainha do Crime. Sensacional!!


A caligrafia do escritor Machado de Assis era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.

A escritora inglesa J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão. ~E você aí reclamando dos trabalhos manuscritos do colégio, né? rs



Dom Quixote é o romance de maior vendagem de todos os tempos, tendo vendido mais de 500 milhões de cópias.


Gabriel García Márquez se recusa a permitir que Cem anos de solidão seja adaptado para o cinema. Fato engraçado, já que diversos de seus trabalhos já viraram filmes em outras ocasiões. Gabo afirma que a razão é que “eles colocariam alguém como Robert Redford para estrelar no filme, e a maioria de nós não tem parentes que se pareçam com Robert Redford”.

A primeira edição de A fantástica fábrica de chocolate foi publicada em 1964 e era bastante racista. - Como poderia imaginar isso?! =O - Um exemplo: os Oompa-Loompas eram descritos como negros e pigmeus, vindos “da mais profunda e escura parte da África, onde nenhum homem branco jamais esteve antes.” Além disso, o menino Charlie é originalmente descrito pelo escritor Dahl como “um pequeno menino preto.” [tradução de “ a small negro boy”, sendo negro um termo considerado pejorativo na língua inglesa].


Orgulho e Preconceito iria se chamar “Primeiras Impressões”. Quando o romance foi inicialmente rejeitado pelos editores, Jane Austen fez significantes modificações, entre elas a troca do título. As revisões foram feitas entre os anos de 1811 e 1812.


Machado de Assis
Machado de Assis, nosso grande escritor, ultrapassou tanto as barreiras sociais bem como físicas. Machado teve uma infância sofrida pela pobreza e ainda era miope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina.


A Academia Brasileira de Letras, tema da nossa Happy Hour #15, foi a primeira academia do mundo a eleger uma mulher para presidência, Nélida Piñon em 1995. 


Numa das viagens a Portugal, Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.

Cecília e Fernando
A História preservada. '-'
Primeiro romance do mundo foi escrito por uma mulher, Murasaki Shibiku. "A História de Genji", conta a história de um príncipe que está em busca de amor e sabedoria. 

23 de abril, dia de São Jorge é comemorado o dia mundial do livro por iniciativa da UNESCO. A data foi escolhida em razão de uma tradição catalã, em que os cavaleiros oferecem uma rosa vermelha de São Jorge às suas damas, e recebem um livro delas. ~Aah, que coisa mais linda. Amei!


Barbara Cartland é uma escritora-recordista. Ela escreveu mais de 700 romances que venderam mais de um bilhão de cópias. Barbara escrevia um livro a cada duas semanas. ~Mas como é possível? 



~//~


Eita que eu falei igual pobre na chuva hoje. Aliás, já escutaram essa expressão? ahhaha Falamos muito aqui em Minas. Mas enfim, o que acharam das curiosidades de hoje? Acho que como leitores compulsivos, curiosos e inteligentes, algumas dessas vocês já devem saber. Confesso que umas nunca tinha ouvido falar e achei muuuuuito bacana! A do Dia do Livro foi a que mais amei. Muito romântico, né? 

E vocês, o que mais gostaram? O que nunca imaginariam? Alguém conhece mais coisa bacana e nova? Não deixe de comentar, hein? *-*

Beijos beijos e até a próxima! 



Fontes: Revista Literária, Vendas de Livros, Só Literatura, Literatortura

12 comentários :

  1. Também amei saber todas essas coisas.
    E que alguns escritores brasileiros se destacam mundialmente.
    Tô sempre aqui agora (:

    ResponderExcluir
  2. IUHAUIHAUIAHAIUAH RI DEMAIS com essa história da Cecilia Meirelles e Fernando Pessoa, cara! Olha o nível de superstição =P

    Beijinhos
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as curiosidades!!!
    É verdade que a JK escreveu todos os livros à mão??? O.o Que doidera!!! Isto deve ter dado muita dor nos braços... rsrsrsrsrs
    Tb ri da história da Cecília e do Fernando Pessoa!!! Que coisa, não!!! :D

    ResponderExcluir
  4. Quanta coisa interessante.
    Faz mais posts assim...
    Adoro saber desses detalhes =)

    ResponderExcluir
  5. hahahahahaha essa do Bush foi mto boa!!! kkkk
    e do Paulo Coelho, não gosto mto dos livros dele, o povo critica e tals mas ele representa o Brasil lá fora. Vende mto. O respeito mesmo sem gostar tanto.

    ResponderExcluir
  6. Da única que sabia era da Jane Austen, amo os livros dela.
    Agora, a da Cecilia Meireles e o Fenando Pessoa, achei muito engraçada. Mas, conheço pessoas que se ver um gato preto ou ele se passar na frente da pessoa no inicio do dia, essa pessoa não sai de casa.
    É ótimo saber sobre essas excentricidades, maravilhoso post (espero por mais).

    ResponderExcluir
  7. hahaha
    Adorei.
    Especialmente do Machado e do Gabriel!!
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sensacional Gabi! Não conhecia nenhuma dessas curiosidades, todas muito legais! ^^

    ResponderExcluir
  9. Um livro a cada duas semanas?? Interessante, agora deixa eu perguntar... Quantas páginas tem esses livros? *curiosa ao extremo*
    Hmm...

    www.november92.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luuh. Obrigada pela visita. =D

      Eu também fiquei super intrigada com a Barbara. Mas ela é uma potência na hora de escrever. rs Olhe só a biografia dela no skoob: http://www.skoob.com.br/autor/795 . Depois dessa, até comecei a procurar mais sobre a autora.

      Beijos e volte sempre! =D

      Excluir
  10. Nossa, um feriado em homenagem à um livro! Amei isso!

    ResponderExcluir
  11. Caramba, impressionante! De todas essas informações só sabia da Bíblia de Gutenberg. Para mim, a J.K. Tinha escrito apenas o primeiro livro inúmeras vezes, pelo fato de algumas editoras terem recusado a obra para publicação.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris