terça-feira, 8 de julho de 2014

[Gastronomia e Literatura] Aventura na Alemanha e uma Comida Clássica

Olá Pessoas,

Narrativas que tem como pano de fundo a Alemanha na época da Primeira e da Segunda Guerra Mundial são uma das minhas paixões literárias e se tiver um pouquinho de fantasia nessa mistura, então me ganhou de vez.

O primeiro Leviatã de Scott Westerfeld tem tudo isso e muito mais. Você pode acompanhar a resenha aqui.

Mas o que quero lembrar, na verdade, é que hoje nosso adversário na Copa do Mundo é a Alemanha. E para assistir ao jogo e evitar de roer as unhas de nervoso, coma Pretzel.

Vamos lá, que ainda da tempo antes do jogo.

1½ Tablete de Fermento Biológico
1½ xícara (chá) de Água
2 colheres (sopa) de Açúcar Mascavo
5 xícaras (chá) de Farinha de Trigo
Manteiga para Untar
1 colher (chá) de Sal
2½ xícaras (chá) de Água Morna
3 colheres (sopa) de Bicarbonato de Sódio
Sal Grosso a Gosto

Preparo:
1. Dissolva o fermento em 1 1/2 xícara (chá) de água. Coloque num recipiente grande e acrescente o açúcar. Mexa bem e acrescente a farinha, aos poucos, e em seguida o sal. Misture a massa até que se desprenda das mãos. Se necessário acrescente mais farinha, sempre aos poucos.
2. Reserve a massa num recipiente e cubra. Deixe a massa descansar por cerca de 1 hora ou até que dobre de volume.
3. Pre-aqueça o forno em temperatura alta (200º). Unte 2 assadeiras grandes com manteiga e farinha de trigo.
4. Retire a massa do recipiente e divida-a em 12 partes iguais. Estique cada porção, com a palma da mão, em forma de cordão.
5. Dê forma aos cordões e una as pontas. Coloque a água morna e o bicarbonato de sódio num recipiente e misture bem. Despeje a mistura num prato fundo.
6. Mergulhe cada pretzel no banho de água morna com bicarbonato, com uma escumadeira, e coloque-os em seguida na assadeira untada. Deixe os pretzel crescerem mais uma vez por cerca de 15 minutos.
7. Pincele com manteiga derretida e polvilhe com sal grosso. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até que fiquem dourados.

Corre pra cozinha preparar enquanto nossa seleção corre em campo.
Então, Bom Jogo...
Boa Leitura e Bon Apetit

3 comentários :

  1. Hmmm, bem, só li o post depois do jogo. Era um jogo que não precisava ser visto, né, foi bem feio, acho que eu preferia ficar só com os pretzels mesmo... Se bem que devo confessar que contra os outros países sempre torci para a Alemanha, já que aqui em casa somos todos descendentes :D Minha mãe só aprendeu a falar português pela adolescência.

    ResponderExcluir
  2. Que capa mais linda desse livro...Sou fã do Scott, além disso adoro Pretzel.É uma delícia,apesar que detesto a versão doce...ssrsr...vou tentar fazer em casa, valeu memso pela receita.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Também adoro a Primeira Grande Guerra e a Segunda Grande Guerra como cenários de livros, principalmente se forem romances. Sempre tive vontade de experimentar Pretzels, mas nunca tive a oportunidade. Vai que agora vai, né. kk

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris