quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resenha: "Leviatã" (Scott Westerfeld)

Tradução por André Gordirro

Por Eliel: Quando estávamos na escola aprendemos sobre a Primeira Guerra Mundial e suas consequências, mas e se a História fosse reescrita sob a visão SteamPunk?

Em breve a Primeira Guerra Mundial terá início e as grandes potências europeias já começaram a corrida armamentista. De um lado Mekanistas com suas máquinas gigantescas e do outro, os Darwinistas, com animais fantásticos geneticamente modificados.
As abelhas recolhiam aquele néctar e o destilavam em mel; então, as bactérias no estômago do aeromonstro devoravam o mel e peidavam hidrogênio. Era uma típica estratégia de cientista - não havia sentido criar um novo sistema quando era possível pegar emprestado um que já estava bem desenvolvido pela evolução.
Em meio à essa disputa, Aleksandar Ferdinand, é acordado em plena madrugada para fugir de sua casa. Ser o príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro não o protege de ser caçado pelo seu próprio povo. Tudo o que lhe resta é andador Storwalker e um grupo de leias homens.
A consciência da maioria dos homens não vai além dos pratos do jantar.
Do outro lado está Deryn Sharp é uma garota excepcional que se disfarça de garoto para entrar na Força Aérea Britânica. Isso à obriga estar em constante alerta para que o seu segredo não venha a tona. Com muito esforço ela embarca no Leviatã, a baleia-zepelim Darwinista.
Ela queria fazer um discurso:
Ei, vocês todos, seus manés, eu posso voar e vocês não! Nasci para ser aeronauta, caso não tenham notado. E, para concluir, eu gostaria de acrescentar que sou uma menina e vocês todos podem se danar!
As histórias se cruzam quando o Leviatã faz um pouso forçado próximo de onde Alek está escondido. E esse será o início de uma perigosa aventura em meio à guerra.
Talvez fosse assim que uma pessoa mantinha a sanidade na guerra: um punhado de atos nobres em meio ao caos.
Scott traz um novo tom ao tão sombrio tema que é a Primeira Guerra, com toda a sua criatividade e fazendo uso de humor na medida certa combinado com o encanto do SteamPunk, ele fez uma obra de aventura única.

E a narrativa fica ainda mais vívida com as ilustrações de Keith Thompson, aclamado ilustrador com inúmeros trabalhos publicados em várias mídias.

Posso afirmar, com toda a certeza, de que as aventuras de Alek e Deryn são um novo passo nos romances de aventura. Ótima escolha de literatura.

5 comentários :

  1. Desde que li Feios, sou fã de Scott Westerfeld, e parece que Leviatã é uma nova aventura no mundo surreal que ele é tão habilidoso em criar. Estou ansiosa para ter o meu Leviatã!

    ResponderExcluir
  2. Oi. Tudo bem? Vi que seu blog estava na lista dos novos parceiros da rocco, e vim conferir.

    Gostei. Estou seguindo no G+. :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu me tornei fã do Scott quando li os três primeiros livros da série Feios. Achei incrível a escrita do autor. Ainda não li Levitã, mais pretendo. O engraçado é que Feios se passa no futuro enquanto Levitã olha para Segunda Guerra Mundial. Fiquei curioso para saber como o autor trabalha com dois períodos tão diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de todos só elogiarem o autor, não consigo ler livros dele depois que li Midnighters, foi o final mais ridículo para uma série, ainda mais para um mundo tão bem construído. Posso até ler uma dia esse Leviatã, mas depois que a série terminar e souber como é o final da série, se vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Sempre fiquei de olho nesse livro, mais por incentivo dos amigos que já leram, do que por curiosidade mesmo. Mas só agora, lendo a resenha, me dei conta de que não sabia exatamente do que se tratava. Estava prestes a embarcar em uma aventura, sem ter a menor noção do que esperar, agora já sei o que esperar e já sei que vou gostar. =)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris