terça-feira, 8 de outubro de 2013

Resenha: "Um Vinhedo na Toscana: Una Passione Italiana" (Ferenc Máté)

Tradução por Drago

Por Eliel: Desafio não existe no vocabulário do casal Máté. Ok, existe, mas em nenhum dos desafios enfrentados por eles, para transformar um antigo e abandonado celeiro em uma vinícola de renome internacional, se deixaram abater e desistir.
Não venda a casa antes de comer. A vida sempre parece diferente após o almoço.
Essa é apenas uma das lições contidas nessa história (biografia, melhor dizendo). Por essas páginas somos levados em deliciosas férias pela Toscana. As férias logo acabam e compartilhamos dos sonhos de Máté, sonhos arriscados e difíceis.
[...] eu costumava perguntar aos habitantes locais sobre o melhor restaurante da cidade: não necessariamente o mais "badalado" ou o mais caro; mas em qual deles o chef sabia cozinhar com o coração. Uma maneira infalível de fazer com que um italiano caia de amores por você é pedir-lhe conselhos sobre comida.
Máté criou um vinho que representa toda sua luta e personalidade. E pelos sentimentos contidos nessa escrita poderosa temos a sensação de estarmos juntos dele, pisando na terra, rindo das piadas, trabalhando com as vinhas e o orgulho de ver seu Syrah (espécie de uva vinífera  se tornar um dos grandes vinhos tintos da Itália.
Ferenc Máté, autor e vinicultor

Tais tarefas exigem paciência, discernimento, determinação e um senso de humor indestrutível. Mais lições que podemos tirar e aplicar nas nossas vidas.
[...] para impressioná-lo não apenas com meu domínio do idioma, mas, também, com meu conhecimento culinário: "Mette preservativi sulla sua salsiccia?" O rosto do homem ficou vermelho, sem que eu pudesse entender por que, até que Candace sussurrou em meu ouvido: - Você acaba de perguntar-lhe se ele usa preservativo na sua linguiça. (Na verdade, queria saber se havia conservantes na linguiça.)
Uma história inspiradora e cativante que fará você repensar alguns aspectos do seu dia-a-dia. Mas o melhor do livro são as receitas e a toda a magia que envolve um sentar à mesa. São treze receitas de deixar qualquer um sem palavras só para apreciar cada pedacinho de sabor da Itália.

8 comentários :

  1. Adorei a proposta do livro e aproveito para dizer que nunca li nada assim, que misture narrativa e receitas. Sempre vejo uns livros do tipo nas livrarias, leio uns pedacinhos, e como gosto de gastronomia, me interessa muito. Não sou uma amante de vinhos (gosto de vinho, mas não entendo bulhufas sobre!), mas a atmosfera geral da Toscana (e a culinária) me atrai muito!

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse livro tão diferente! Acho que o modo que ele aparenta nos contar a história deve ser algo belo, e os quotes me conquistaram! Meu Deus, preciso ler esse livro logo!

    www.livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esses livros que te ‘levam’ até os lugares tem seus bons e maus lados... Você fica super feliz, vijando, conhecendo os lugares. Mas, depois você descobre que continua em casa e então...

    ResponderExcluir
  4. Não lembro o nome, mas me lembrou um filme que assisti em que a história se passava em Toscana. Paisagem bela! Esse livro deve ser muito bom, batalhar e conseguir algo é gratificante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é Sob o Sol da Toscana, não tem nada a ver com o livro, porém é um ótimo filme (está entre os meus favoritos).

      Excluir
  5. Meu namorado tem sangue italiano, é chef e sommelier apaixonado por vinhos. Ou seja: achei um presente de natal pra ele, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca esse homem ein Marianne, case-se com ele hahaha. Modéstia a parte, homem que cozinha é outro nível.

      Excluir
  6. Eu tenho descendência italiana e fico muito desapontado toda vez que eu lembro que ainda não surgiu uma boa oportunidade de conhecer a Itália. Não sou muito de tomar vinho e sinceramente estou cansado de comer apenas pizza. Esse livro despertou meu interesse, não conhecia o autor. Também seria um belo presente para minha irmã.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris