quarta-feira, 16 de março de 2016

Resenha: "A Odisseia de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo" (Gustavo Rosseb)

Por Marianne: Quando tive a oportunidade de receber A Odisseia de Tibor Lobato pra leitura dei pulinhos de alegria. Sou apaixonada pelas histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, é óbvio que fiquei curiosa pra conhecer essa versão inspirada na obra de Monteiro Lobato.


   Tibor Lobato e sua irmã Sátir viveram num orfanato por quase dois anos após perderem os pais num incêndio.
   Tibor tem treze anos e é um menino ingênuo e curioso que busca em sua irmã Sátir o suporte que perdeu com a morte dos pais. Sátir é uma menina esperta de quatorze anos, cética e difícil de enganar.
Tibor deitou-se em sua cama logo depois que a avó se despediu com um beijo de boa-noite. Passou a prestar atenção no som da chuva, que começava a cair devagar do lado de fora.

   Quando Dona Gailde, a avó paterna, os encontra e decide levá-los levar para viver com ela no sítio onde
mora o mundo de Tibor e Sátir se abre pra um milhão de novas descobertas.
   A empatia entre netos e avó é instantânea, Tibor e Sátir ficam encantados pelo sítio e suas novidades e logo se juntam a seu novo amigo Rurique, um vizinho ali do sítio, nas descobertas e brincadeiras pelas redondezas. E Dona Gailde se sente completa por finalmente ter os netos tão perto depois de tanto procura-los.
Rurique explicou aos dois sobre a região, contando que antigamente tudo era apenas uma cidade só e que um prefeito maluco, um belo dia, resolveu dividir a cidade em sete vilas. Ninguém entendeu nada, mas a vontade dele foi feita e a cidade foi dividida.
   Mas a quaresma se aproxima e, como todos por ali sabem, coisas muito estranhas e sobrenaturais acontecem na região nessa época. Dona Gailde, prevendo pior, deixa os netos avisados para que não se afastem do sítio enquanto durar a quaresma.
   Mas quem é que obedece a avó quando existe um vilarejo cheio de segredos e aventuras escondidos pra ser descoberto?
   Minha relação com a história foi de amor à primeira vista. Absolutamente tudo na narrativa do autor Gustavo Rosseb me cativou. Tendo vivido parte da minha infância em cidadezinha do interior (na casa da vó, lógico rs) me identifiquei muito com as brincadeiras e travessuras dos personagens. Bateu até aquela nostalgia boa... Quem viveu a infância em fazenda/sítio com certeza vai se identificar.
Tibor fez um pedido antes de soprar a vela do bolo, desejando que o sítio fosse sempre assim, que não mudasse em nada. Daquele jeito tudo era perfeito. E que, se algo de ruim estivesse para acontecer, que ele tivesse forçar para proteger o lugar da melhor maneira possível.
   A história de aventura fantástica passeia pelas mais diversas lendas e personagens do folclore brasileiro, desvendando e brincando com suas origens, introduzindo-os aos leitores mais jovens. A trajetória segue a velha e conhecida (e amada <3) jornada do herói e nos deixa algumas lacunas para continuação (queremos!!!).
   No final o livro ainda apresenta um bônus: Contos de Dona Mirta. Três contos curtinhos contados por Dona Mirta à sua neta que não quer dormir de jeito nenhum. Todos ligados às lendas de nossa cultura folclórica.
   A odisseia de Tibor Lobato: o oitavo vilarejo é o livro de estreia do autor Gustavo Rosseb e já tem promessa de adaptação para o cinema vindo por ai.
   Mesmo voltada para o público jovem, é fácil deixar a imaginação viajar junto da história até pra quem acha que já passou da idade de curtir uma aventura fantástica. Amo descobrir novos autores daqui do Brasil oferecendo obras tão boas pra literatura nacional.
   Espero que tenham gostado da resenha e até aproxima!

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta



0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris