segunda-feira, 14 de março de 2016

Resenha: "História Bizarra da 2ª Guerra Mundial" (Otavio Cohen)

Sinopse: Adolf Hitler era um tirano com mania de grandeza, Winston Churchill era um grande estrategista, Franklin D. Roosevelt era um presidente bastante popular. Disso, todos sabem. Mas talvez você não tenha ouvido falar que Hitler adorava tanto o filme E o vento levou que até tentou copiá-lo. Ou que Churchill, em pleno racionamento de comida, comeu de uma só vez uma porção de carne que deveria durar uma semana. Ou ainda que o filho de Roosevelt chegou a tirar soldados americanos de um avião de guerra para transportar seu cachorro em segurança. A Segunda Guerra Mundial deixou o mundo em pedaços. Mas, debaixo dos escombros, há grandes histórias inusitadas, personagens incríveis e feitos absurdos. E foi a partir dessas partes mais bizarras do conflito mais importante da história que Otavio Cohen elaborou esse livro. Diversão e conhecimento “junto e misturado”!Fonte: Skoob

Por Eliel: Na escola aprendemos sobre os conflitos políticos que culminaram nos eventos da Segunda Guerra Mundial, aprendemos sobre Adolf Hitler e suas atrocidades contra as minorias, e sobre as duas bombas nucleares no Japão que deram fim à essa era. Porém, muita coisa aconteceu nos bastidores, muitos detalhes e curiosidades não são ensinados nas aulas de história. O período de 1939 e 1945 está repleto de fatos que você não poderia nem desconfiar.

Agora, esqueça tudo que já foi escrito e reportado sobre o conflito porque chegou a vez de você conhecer os relatos mais fora do comum já reunidos sobre o tema.

Otavio Cohen é o jornalista responsável por reunir todos os fatos mais bizarros e curiosos desse período tão trágico. Mas não se trata apenas de uma coletânea de fatos engraçados, e sim de fatos que nos ajudam a compreender as intenções e motivações por trás dos atos tão bem conhecidos.

A solução era transformar a Inglaterra numa grande fazenda, estimulando o cultivo de subsistência. Os cidadãos eram encorajados a plantar batatas, que logo viraram mania nacional (meio que por falta de opção).

Com uma linguagem clara e objetiva pode ser de ajuda para os estudantes compreender o que aconteceu em um dos mais importantes eventos da história mundial. O objetivo não é ser um livro didático, isso pode ser visto claramente pelo humor característico que os fãs da revista Superinteressante (Otavio Cohen escreve lá ^^). Na minha opinião de educador, essa é uma das melhores formas de ter a atenção e consequentemente o aprendizado das pessoas.

Se a Segunda Guerra Mundial fosse um tabuleiro do War, você conseguiria ver nitidamente que os nazistas estavam ganhando.

Os fatos são apresentados de uma forma lúdica, temos relatos da vida das peças mais importantes desse conflito e também de anônimos que sem querer estavam envolvidos nisso tudo, enfim, para os fãs do tema vão se deliciar com essas mais de 50 histórias. Tomo a liberdade de dizer que esse livro acaba se tornando indispensável para todos que queiram entender as nuances da Segunda Guerra.


Me diverti bastante, apesar do tema não ser engraçado, em perceber do que as pessoas eram capazes em tempos de guerra. Além disso, nos lembrarmos do que aconteceu nos impedirá de repetir erros tão catastróficos.

Vida de nazista megalomaníaco não é fácil.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris