sexta-feira, 25 de março de 2016

Resenha: "O Quebra-Nozes - Grandes Clássicos do Balé em Quadrinhos" (Jorge Marcos Costa & William Romão Costa)

Sinopse: Uma Viagem MágicaA história original apareceu num conto de E.T.A. Hoffman: “Quebra-Nozes e o Camundongo Rei” (1816), o conto ganha o mundo a partir da versão francesa de Alexandre Dumas, pai (1845) que é mais uma adaptação do que uma tradução. A história alcançaria o auge da fama justamente pelo balé “O Quebra-Nozes” criado pelo compositor russo Tchaikovsky com coreografias de Marius Petipá e Lev Ivanov baseado na versão de Alexandre Dumas.Este livro expande a narrativa dançada para um romance gráfico, utiliza técnicas de ilustrações baseadas em fotos de balé e dança.A história em forma de quadrinhos facilita a leitura e a compreensão, tanto em crianças quanto em adultos, além de proporcionar momentos de entretenimento, sonho e encantamento, com riqueza de detalhes, de ângulos e perspectivas, que vão encantar o leitor pela beleza da história, das imagens e pela relação movimento, música e dança.

Por Eliel: Gosta de Graphic novel? Gosta de balé? Já imaginou os dois juntos? O Instituto Passo de Arte está com esse projeto muito interessante de levar os grandes clássicos do balé para as páginas das graphic novels (histórias em quadrinhos). Quem acompanha o blog sabe que sou apaixonado por balé e nunca na vida esperaria ver um dos meus favoritos nessa mídia que tanto amo também.  O resultado ficou impressionante, as ilustrações foram baseadas em fotos e nas coreografias reais d´O Quebra-Nozes.

A magia e a ciência, são a arte de causar mudanças de acordo com a nossa vontade. Não há laço capaz de unir o dividido, senão o amor.

A narrativa adicionada torna ainda mais fácil de compreender o que vemos nos palcos, geralmente próximo do Natal. A história é realmente encantadora quando é dançada e quando é lida. Vale lembrar que Tchaikovsky compôs a música baseado em um conto de Alexandre Dumas (pai) e isso também serviu de inspiração para Marius Petipá e Lev Ivanov para coreografar esse clássico. Dançado desde 1892 até os dias de hoje é um balé que a maioria das pessoas conhece e já assistiu e agora os fãs poderão ler.

Não foi fácil conciliar magia e mecânica na arte da dança.

O intuito, além de popularizar a história, é ser um material de referência para estudantes da dança. O formato de graphic novel facilita a leitura para crianças, mas não só elas, os adultos também que poderão ter o recurso visual para que todo o pano de fundo por trás desse clássico seja mais claro.

Atente-se aos temas que são abordados indiretamente, como: a saudade da infância, o contraste da realidade adulta e o sonho infantil, evolução intelectual e espiritual. Depois disso, assista ao espetáculo com novos olhos, e volte aqui para compartilhar suas experiências.



Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris