segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Resenha: “Raio de Sol” (Kim Holden)

Tradução: Regiane Winarski

Por Yuri: Olá pessoal! Hoje é dia da resenha do livro Raio de Sol. Eu achei esse livro tão gracinha que queria muito ter na minha estante pra reler várias e várias vezes (alguém mais faz isso???). Mas no amigo desapego do blog, eu tirei a resenhista Clarissa pelo segundo ano consecutivo e achei que ela ia gostar de ler esse livro também (achei o livro a cara dela!!!). Como o próprio nome já diz, tem que se desapegar mesmo T.T.

Kate Sedgwick é uma jovem de dezenove anos, que após a morte da mãe e da irmã e ser abandonada pelo pai, entra na faculdade para fazer épico (o seu lema de vida).
O melhor amigo da jovem, Gus, é um guitarrista famoso, que a chama de Raio de Sol porque mesmo em meio a tantas tragédias, Kate consegue sempre ver o lado positivo das coisas (a típica Poliana). No entanto, se tem uma coisa que Kate é pessimista é em relação ao amor.

“- Podemos ser sinceros por um minuto? Aconteceu. Não podemos mais ignorar o elefante branco na sala. Temos que falar sobre isso.
Ele expira alto.
- Concordo.
Segue-se uma pausa que nenhum de nós dois quer encerrar, até que que Gus fala:
- Escuta, sei que estávamos bêbados e isso é um grande clichê, mas aconteceu. Eu não tinha nenhum plano grandioso de fazer você encher a cara e fazer o que eu quisesse com você.
- Eu não estava bêbada. Tinha tomado duas taças de vinho em umas quatro horas. E sei que você não tomou muito mais do que eu. Você está com raiva de mim? Não quero que as coisas fiquem esquisitas entre nós dois. Eu também não planejei isso sabe?
- É, eu sei. – A voz dele soa sincera de novo.
- E o que vai acontecer agora? Porque acho que não existe um manual para nos ajudar com isso. – Minha voz está calma, mas minhas entranhas estão dando um nó, coisa que odeio. Normalmente, não deixo aas coisas me incomodarem. Não consigo. Não me sinto assim há alguns meses.
- Você se arrependeu? – Ele soa quase tímido.
Eu solto o ar que estava prendendo nos pulmões, e um pouco do nervosismo vai embora junto.
- Você está me perguntando isso mesmo? Gus. Você me conhece. Esse é praticamente o meu lema: sem arrependimentos. Arrependimentos só servem para imaginarmos alternativas e sentirmos raiva e tristeza, e não posso me dar ao luxo de nada disso.”
Na pequena cidade em Minnesota para onde Kate se muda, a jovem acha que a última coisa que vai conseguir nessa cidade é se apaixonar, mas logo entra em cena o Deus da beleza encarnado no senhor perfeição, também conhecido como Keller Banks.
“A primeira coisa que reparo nela é o quanto é pequena. Em seguida, reparo nas roupas, no visual todo; ela não é daqui. A terceira é a cara feia para o sino pendurado na porta. Tenho a sensação de que ela tem uma história com esse sino. Ela é a coisa mais linda que já vi. O tipo de linda que faz você sorrir mesmo quando você não quer. Quando se aproxima do balcão, a cara feia some e é substituída pelo sorriso mais genuíno do mundo. Sorrisos não são sempre felizes, mas o dela é. É aberto, satisfeito e confiante. Ela parece simpática no sentido mais literal da palavra, como se você pudesse jurar que a conhece há anos e que ela sabe todos os seus segredos. E que ainda gosta de você apesar disso.”
Keller Banks, jovem, estudante e barista no café local onde Kate vai todos os dias para uma dose de cafeína, parece se apaixonar por ela também. Mas ambos tem um grande segredo, que torna muito difícil o relacionamento dos dois.
“- Bom dia, Keller. – Eu entrego o jornal para ele. – Aqui está seu jornal. Dei uma olhada nele. Não houve nenhum grande escândalo em Grant, mas tem uma liquidação de carne moída no Sam’s Meat Palace, caso você esteja interessado. Ah, e a igreja Our Lady of Eternal Light vai oferecer um jantar com espaguete no sábado, das 17h às 19h, para arrecadar dinheiro para as reformas no salão.
O sorriso torto surge e vira uma leve careta. Ele balança a cabeça de leve, como se o mero movimento fizesse sua cabeça doer.
- Isso é informação demais para as 5h45, Kate.
[...] – Você pode se surpreender. – Levanto o café em uma saudação. – Obrigada pela conversa. Tenha um dia estelar, Keller.
Ele responde a saudação.
- Nos vemos por aí, Katie. E obrigado pela dica da carne moída no Sam’s.
- Não esqueça do jantar com bolo de carne na Our Lady of Everlasting Glory. – respondo sem me virar. Às vezes, eu texto as pessoas só para saber se elas estão mesmo me ouvindo.
- É Eternal Light. Consigo ouvir o sorriso na voz dele. – E vai ser espaguete – acrescenta ele antes de a porta se fechar atrás de mim.
Também sorrio, porque ele passou com louvor.”
Eu só posso dizer que este livro superou as minhas expectativas. Quando eu comecei a ler, achei que a personagem seria daquelas chatinhas que se apaixona por dois ao mesmo tempo e não sabe qual quer, então fica brincando com ambos até decidir com qual vai ficar. 
Apesar de Kate ter tido uma breve noite de amor com o melhor amigo, não muda nada pra ela e não fica aquela amizade colorida ao longo do livro. A personagem é bem decidida, então não entra nesse joguinho imaturo. Ela foca naquilo que quer e investe. Adooooro isso na história.

Lógico que o livro tem a parte manjada também, já que Gus é um astro do rock em ascensão e Keller é o cara mais bonito da cidade, aquele cujo todas as garotas tentam conquistar o coração e desvendar o lado misterioso. Mas isso pouco me importou já que todos os personagens são carismáticos e divertidos, até mesmo Clayton e Shelly que são o amigo gay e a amiga grosseirona.

Eu recomendo esse livro pra quem gosta de história com personagens jovens, com uma pitada de drama, humor e lágrimas. O livro tem bastante páginas mas dá pra ler rapidinho. Espero que vocês curtam!

Até a próxima!

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta



0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris