quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Retrospectiva Dear Book 2016 – Grupo Editorial Companhia das Letras (Parte 1)

Se você está procurando por um livro e não sabe bem qual adequar ao momento – ou mesmo está em dúvida sobre levar ou não um livro a mais no carrinho de compras numa promo, vamos destacar neste post livros e trechos de resenhas da nossa equipe, de 2016. Esperamos que isso ajude nossos caros leitores na hora da compra ;) Acompanhem as retrospectivas!


Obs: nem todos os livros são lançamentos de 2016.

EDITORA COMPANHIA DAS LETRAS

Selos: Seguinte, Paralela, Alfaguara, Boa Companhia, Companhia de Bolso, Companhia de Mesa, Companhia das Letrinhas, Quadrinhos da Companhia, Penguin, Objetiva, Suma de Letras, ClaroEnigma, Fontanar, Breve Companhia, Foglio, Panelinha, Ponto de Leitura


Depois do que aconteceu
Juliana Parrini
Resenha completa aqui

[...] se você quer uma trama bem construída, envolvente, apaixonante e, por que não, surpreendente – ou vocês acham que clichê não pode surpreender?? – mergulhe de cabeça na leitura fluida que essa carioca estreante nos proporciona em um romance verossímil, sensível e sutil.



Antes que aconteça
Juliana Parrini
Resenha completa aqui

[...] acentuei na última resenha acerca do que eu chamei de “clichês muito bem trabalhados” pela escritora Juliana Parrini. Nesta resenha, por sua vez, quero deixar a ponderação de que, para um livro nascido em clichês, seu desfecho fugiu bastante disso. Muito original, inesperado, simples e belo. [...] Sendo assim, se você quer se emocionar, ficar com o coração apertadinho, se sentir completamente perdida com a Isabel e está aí MOR-REN-DO de curiosidade para saber o desfecho dessa história linda iniciada em Depois do que Aconteceu, acho que você deveria ler Antes que Aconteça. Só acho.


A sereia
Kiera Cass
Resenha completa aqui

Em A Sereia, Cass traz o mítico e mergulha no sentimento humano com tamanha delicadeza. [...] é como ela escreve e como descreve essa força interior que vemos que nada há de superficial nessa história. Muito pelo contrário, é tocante. Mas também envolve todo um pesar. [...] O toque da autora ao mito foi bem mais sutil, pois se detém mesmo à “irmandade misteriosa”, o que conferiu à trama poucas reviravoltas e poucos picos de ação – e nem por isso uma lentidão. Fico feliz que a Kiera pôde retrabalhar este livro, pois além de uma extraordinária história, vi uma autora mais amadurecida.
[...] Por outro lado, quem não se sente confortável com leituras melancólicas, talvez não se agrade muito em acompanhar a história de Kahlen, pois a vulnerabilidade salta das páginas.


Muito mais que cinco minutos
Kéfera Buchmann
Resenha completa aqui

Nos cinco minutinhos que aqui se prolongam, Kéfera traz pontos comuns da vida jovem e não é tão nonsense quanto se costuma pensar. [...] Com certeza você encontra umas situações bem cotidianas, outras razoáveis, umas alarmantes e umas bem HAHAHA MEU DEUS, KÉFERA (vide últimos capítulos – ATENÇÃO NA PÁGINA 132). [...] Enfim, tem muita besteira, e besteira da boa, rondando basicamente dos 5 aos 20 anos da moça, antes de seu estrelato. [...] a melhor expressão para esse livro é aquela que o Chandler (Friends) fala em uma peça publicitária quando tenta vender um tênis/patins (S09xE15): Inadequado para adultos.


Entrega total – o caso Blackstone
Raine Miller
Resenha completa aqui

Todo o jogo de interesses e política por trás disso tudo, deixa um ar de mistério intrigante por trás do romance hot. Para os que já leram o primeiro volume, vale super a pena continuar a acompanhar “O caso Blackstone”, porque as coisas ficam muito mais elétricas e agitadas lá pro terceiro volume.



 
After 4 – Depois da esperança
Anna Todd
Resenha completa aqui

Anna Todd, assim meu coração não aguenta, é muito amor, desespero, brigas, revelações e surpresas para uma série só, mas que não largo de jeito nenhum! [...] É uma série que vai amadurecendo a cada volume o que faz o leitor se relacionar mais com os livros. Como eu venho dizendo muitas vezes, é sem explicação o jeito que você vai se apaixonando pela leitura.



Carta de amor aos mortos
Ava Dellaira
Resenha completa aqui

A história aborda temas bem tabus no universo adolescente como suicídio, depressão, homossexualidade, violência doméstica e abuso sexual. Apesar de toda essa carga emocional num livro onde a protagonista (e grande parte dos personagens) é adolescente, Ava Dellaira não caiu no clichê megadramático que geralmente essas histórias acabam se rendendo e respeitou e traduziu com coerência o drama de cada personagem sem estereotipá-los.
E o que mais me encantou no livro: como Ava Dellaira explorou os relacionamentos entre mulheres na história. [...] Quantos filmes/livros você já viu onde as amigas da protagonista~~~~somem~~~~~depois que a mocinha engata um romance? [...] O livro é delicado, intenso e cativante. Conquistou meu coração e está guardado num cantinho especial da minha estante (até rimou).


Do que é feita uma garota
Caitlin Moran
Resenha completa aqui

A complexidade da personagem e o amadurecimento de Johanna ao longo da história torna o livro interessante, no entanto, não senti conexão com a personagem. A realidade de Dolly Wilde é tão distante do que foi a minha adolescência e tão diferente de como eu imagino que são as adolescentes (essa sou eu sendo bem ingênua), que não me cativou.
Outro ponto que vale a pena destacar são as referências musicais do livro. Para os que não conhecem a cultura musical da década de 90, talvez não se ligue tanto com o universo da personagem, porque basicamente toda a história de Dolly Wilde envolve os artistas e banda da época. [...] os leitores que conhecem as referências musicais citadas, conseguem aproveitar o livro de outra forma. Provavelmente vão entender as piadas e as críticas da personagem sobre as músicas e as bandas que para mim não fizeram sentido.


Vai sonhando
Megan Maxwell
Resenha completa aqui

Mais uma vez Megan Maxwell arrasou em uma abordagem suave acerca de temas sérios, narrados de forma romântica, envolvente e simplesmente apaixonante. [...]Se você quiser mocinhas indefesas e choronas, procure em outro lugar, porque aqui você encontrará mulheres fortes que podem até chorar – já que somos todos humanos e frágeis – mas que correm atrás dos seus objetivos e não precisam de alguém do lado para decidir nada por elas, mas sim para lhes completar e estar junto única e exclusivamente por se amarem. [...] E se você quer se apaixonar, acreditar em um amor forte e ao mesmo tempo real, ficar DES-MAI-A-DA e ler um livro “de uma sentada só”, pegue Vai Sonhando! da Megan Maxwell. Aposto que você não vai se arrepender.


Encruzilhada
Kasie West
Resenha completa aqui

De início, já devo dizer que a estreante Kasie West nos presenteia com uma narrativa extremamente envolvente, uma trama original e absurdamente apaixonante. Além de muito bem escrito, ela foi capaz de, já em seu debute, demonstrar uma habilidade impressionante para administrar o enredo, que, em minha opinião, assustaria muito escritor veterano.
E não é rasgação de seda!
Não obstante ser uma obra tipicamente YA – em tese, destinada a adolescentes – a história é madura, os personagens são bem construídos e não tem essa coisa de protagonista azeda.
[...] Encruzilhada é o primeiro livro de uma duologia chamada “Pivot Point” e eu já estou aqui em desespero pela sequência. Então, se você aí adora ficção, associada a uma trama original, bem escrita e apaixonante, aposto que vai adorar Encruzilhada. E digo mais: você não vai conseguir largar esse livro enquanto não chegar aos agradecimentos. Porque a Kasie nos mostrou de cara que, com ela, é assim: história para ler de uma tacada só.


A rainha vermelha
Victoria Aveyard
Resenha completa aqui

Intrigas, mentiras, reviravoltas, traição. Seremos levados para um mundo aparentemente belo, mas que esconde segredos e desejos inconfessáveis. Mare conseguirá dar conta deste novo e complexo mundo? E isso será o suficiente para manter sua família em segurança? 
Fazia muito tempo que não pegava em mãos um livro de fantasia que me deixasse tão empolgada. "A Rainha Vermelha" além de conseguir fugir dos clichês habituais, tem uma narrativa empolgante e tantas reviravoltas, que as páginas praticamente se viram sozinhas.


Coroa cruel – contos da série A rainha vermelha
Victoria Aveyard
Resenha completa aqui

Bom mesmo foi conhecer Shade, o irmão de Mare, um pouquinho mais, só o aparecimento dele já faz com que a leitura do livro inteiro valha a pena e te deixa morreeeeennndddoo de vontade de ler logo a continuação, Espada de Vidro.
Ok confesso. Não consegui resistir e li os primeiros quatro capítulos de Espada de Vidro, disponível ao final dos contos de Coroa Vermelha, e não achei bom. Achei M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Encontraremos Mare e Cal exatamente no mesmo lugar. Nada de meses depois e retrospectiva. Nada de pontos de vista diferentes. Começa onde tudo parou - como se não tivesse parado, mas mantido em suspenso, só nos esperando.


A garota na teia de aranha – série Millenium vol.4
David Lagercrantz
Resenha completa aqui

Desde o instante em que abri o livro repeti para mim mesma: "Este não é Larsson" e "Não tente comparar as obras", mas a comparação é inevitável. [...] Como explicar? Larsson conseguia me fazer, em sua narrativa, sentir a tensão, o medo, o asco pelo desprezível, a dor das vítimas de um sistema falho e dos ataques por personagens obscuros com claras inclinações sádicas. Já o sadismo que aparece na narrativa de Lagercrantz parece um tanto quanto estereotipado, forçado e clichê.
Enfim, continuarei lendo pela curiosidade sobre qual rumo tomarão os personagens queridos que aprendemos a amar, mas não consegui não fazer uma comparação LarssonXLagercrantz e me decepcionar um pouco com os rumos que a história tomou.


A herdeira – série A seleção vol.4
Kiera Kass
Resenha completa aqui

A história se passa depois de vinte anos, então muita coisa mudou. Kiera Cass conseguiu continuar com a beleza de Illéia, mesmo tendo passado anos, a delicadeza da escrita e a personalidade de cada personagem, que faz o leitor ser um deles, se identificar com algum e sempre deixando mistérios. Neste livro vemos o poder da mulher, guerreira, forte e que pode ser acima de todos que a duvidam, mas nem como ninguém é de ferro, temos que ter nosso porto seguro, confidente, alguém com que podemos contar, uma pessoa especial. O poder feminino está sendo mostrado a muitos, somos todas fortes e guerreiras. E a Kiera Cass nos conta isso a cada novo conto.


A bailarina fantasma
Socorro Acioli
Resenha completa aqui

Se a bailarina tem algo a dizer, é melhor escutar. Se você também ficou curioso, não perca a oportunidade de ver esse espetáculo criado por Socorro Acioli. Adquira seu ingresso agora e se prepare que o primeiro ato dessa série só está começando. A narrativa é tão cativante e fluida que você vai devorar cada página com a mesma facilidade em que se assiste uma peça de teatro, palavras simples e ideias claras são a marca desse livro.


Minha mãe é uma peça
Paulo Gustavo
Resenha completa aqui

Os conselhos nada ortodoxos, as sacadas sarcásticas, e tudo mais que já esperamos de Dona Hermínia nesse livro não tem uma linha cronológica para se acompanhar, é uma leitura rápida e leve, dessas para ler rápido e se divertir de montão. Ahh e tá repleto de fotos que dão um toque a mais.
Recomendadíssimo para aquela viagem, uma fila de banco, ou qualquer lugar que você prefira. Só tome cuidado para não rir muito alto e as pessoas à sua volta te julgarem louco (ahhh que julguem).


Os bons segredos
Sarah Dessen
Resenha completa aqui

Me identifiquei e me emocionei bastante em vários momentos desse romance que a principio me fisgou pelo estômago e no fim me conquistou pela verdade das palavras e dos sentimentos contidos em cada capítulo. Enxergamos tudo pelos olhos de Sidney como se fosse uma autobiografia, quase um diário.
Sarah Dessen é um dos maiores destaques da literatura jovem adulta contemporânea e Os Bons Segredos é o seu romance mais profundo e mais tocante (ela tem outros onze publicados nos EUA), isso porque conta com personagens inesquecíveis e referências gastronômicas de deixar qualquer um babando.


After 5 – Depois da promessa
Anna Todd
Resenha completa aqui

A escrita de Todd leva você para dentro da história e faz com que queira viver a vida de Tessa ou Hardin, ser transportado para essa história de superação e amor. Os personagens são bem descritos, e tão lindos. A história bem escrita, não deixa perguntas em aberto, tudo é esclarecido no ultimo livro e tem tanta emoção que parece que perdeu um pedaço do mundo quando fecha o livro depois da última página.


Funny girl
Nick Hornby
Resenha completa aqui

Casamentos falidos, traição, homossexuais não assumidos (ser homossexual na época era crime na Inglaterra), relacionamentos de fachada e tudo que rola por trás do mundo do show business está ali, mostrado em sua forma mais crua, bem ao estilo de Hornby.



Star Wars: uma nova esperança – a princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda
Alexandra Bracken
Resenha completa aqui

A autora pegou tudo o que já era bom em Uma Nova Esperança e deu um ponto de vista novo para toda essa aventura. É como se pegássemos nossa nave e fôssemos observar a grande batalha na Estrela da Morte de outro ponto, já conhecemos bem os acontecimentos. [...] Apesar do público-alvo ser as crianças e os jovens, a linguagem não é infantil e não deixa o grande fã na mão. Tudo o que é importante (e mais) estão lá. Com certeza isso irá agradar aos recém-chegados e ao velhos de casa.
As ilustrações presentes nesse volume são incríveis e um espetáculo à parte, tanto as coloridas de duas páginas presentes nas quebras de sessões quanto as preta e brancas espalhadas ao longo da narrativa. Os responsáveis por isso são Ralph McQuarrie e Joe Johnston.


Veja outras retrospectivas aqui

Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris