sábado, 7 de fevereiro de 2015

[Resenha] Legend - A Verdade se Tornará Lenda (Marie Lu)

Tradução por Ebréia de Castro Alves

Por Eliel: 
Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.Fonte: Skoob


Vocês devem ter reparado que o tema sobre um mundo distópico tem tido um crescimento nos últimos títulos que vem chegando às livrarias. Porém, do que se trata uma distopia? Segundo a definição de um dicionário trata-se de descrição de uma sociedade futura caracterizada por condições de vida alienantes ou extremas, que tem como objetivo criticar tendências da sociedade atual, ou alertar para os perigos de determinadas utopias. Apesar de fazer parte de uma febre de livros sobre o mesmo tema, não espere apenas mais do mesmo. Surpreenda-se, assim como eu fui.


Eles o usaram como cobaia, provavelmente para uso militar. Estou certa disso agora, e esse pensamento me enoja.

O ano é 2130, estamos em Los Angeles, com os Estados Unidos estão divididos entre a República da América e os Patriotas, representando a elite militar e os rebeldes, respectivamente. Ao completar 10 anos de idade as crianças devem passar por uma avaliação cujo valor máximo a se atingir é 1500 pontos. Ter uma pontuação alta garante uma vaga em uma das melhores universidades e um emprego dentro da República, porém não atingir o minimo de 1000 pontos só garante uma passagem de ida para “trabalhar” nos campos de comida e nunca mais reencontrar suas família. Interessados pela História vão reconhecer algumas semelhanças com Guerras passadas.

Thomas sempre foi disciplinado.Hoje não foi diferente. Ele não hesitou nem por um segundo a obedecer à comandante.

Divido em entre os pontos de vista de June e Day, podemos ter noção tanto do lado privilegiado pelas circunstâncias quanto o menos favorecido. June é genial, nasceu em berço de ouro e tem um futuro brilhante dentro do alto escalão do exército da República; Day, tem origem bem mais humilde e atualmente é o criminoso mais procurado pela República. Ambos têm 15 anos e tiveram notas surpreendentes (1500 pontos), porém com destinos não tão justos. Devido aos rumos das suas jornadas tão diferentes nunca imaginaríamos que os seus destinos se cruzassem. 

Mas então recordo as palavras de meu irmão. Isso basta para fazer meus olhos arderem, e cerrar meus dentes, Já vim longe demais para desistir agora.

Gosto da forma que Marie levou a narrativa, simples, direta e limpa. Ela conseguiu construir muito bem os personagens dando a eles a profundidade necessária Mesmo em um livro curtinho com uma história acelerada, todos os personagens têm o seu momento de destaque e são muito bem construídos. Não é de admirar a capacidade de emocionar que eles tem, eles chegam a ser reais, apesar de não desejar nenhum um pouco que a situação (re)aconteça. Ficou intrigado? Leia e coloque seus conhecimentos à prova.


0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris