quarta-feira, 8 de abril de 2015

Resenha: "A Guerra dos Tronos - Graphic Novel - Vol. 1" (George R. R. Martin)


Tradução por Bruno Dorigatti e Guilherme Costa
Sinopse: "O inverno está chegando" é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei (segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade) morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister.  Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki, cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys. Fonte: Skoob 
Por Eliel:  Adaptar uma grande obra como a Guerra dos Tronos para a versão em quadrinhos não é uma tarefa fácil. Mas quando o projeto conta com, nada mais nada menos que, o autor do original, a tarefa se torna um pouco mais desafiadora.
"O que você vai ler é uma adaptação original de meus romances. A equipe responsável pela versão em quadrinhos da minha fábula trabalhou a partir do mesmo material original e deparou-se com alguns dos mesmos desafios encarados pela série de TV, mas casa uma delas também teve de lidar com problemas exclusivos de sua mídia. De minha parte, amo a série televisiva e amos os quadrinhos... hum, a graphic novel... também. Este é a minha gente e ainda é a minha história, agora sendo contada de uma maneira diferente em uma mídia diferente, onde um público novo pode apreciá-la." George R. R. Martin
Você já deve ter lido os livros, assistido a série (que inclusive volta dia 12 de abril para a sua quinta temporada) e agora chegou a hora de ler a adaptação para quadrinhos de Daniel Abraham e do ilustrador Tommy Patterson. Esse primeiro volume reúne as 6 primeiras revistas lançadas nos EUA.

Faz um certo tempo foi feito um post sobre o lançamento da adaptação para graphic novel aqui no Brasil (aqui). A história conta com milhões de fãs espalhados pelo mundo, seja devido aos livros ou a série de TV, portanto falar da narrativa em si é meio que bater na mesma tecla, a grande maioria já a conhece. Mas caso não conheça, a resenha da Guerra dos Tronos, primeiro livro das Crônicas do Gelo e do Fogo, pode ser conferida aqui.

Posso dizer que que o formato ficou muito bom em comparação com as outras adaptações do romance, ricamente ilustrada com uma qualidade riquíssima e um roteiro muito bem estruturado para que não percamos uma vírgula se quer. Além dos quadrinhos, temos um Making Of que desvenda os bastidores e os desafios para que essa adaptação chegasse em nossas mãos. Belíssimo trabalho que vai agradar e muito os fãs das Crônicas do Gelo e do Fogo.


comentários

  1. Com certeza vou começar a colecionar as graphics novels tbm. Adoro essa série. :D

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato