quarta-feira, 22 de abril de 2015

Resenha: "O Poder da Energia" (Brendon Burchard)

Por Sheila: Oi Pessoas! Como estão? Trago a vocês hoje resenha de um livro do autor best-seller #1 do The New York Times, Brendon Burchard. Como eu nunca havia ouvido falar nessa pessoinha em particular, fiz aquela pesquisa básica no google para saber quem ele era. Então lá vai:

Brendon Burchard é um americano que, após sofrer de depressão por um tempo e passar por um acidente em que quase perdeu a vida, decidiu que não estava vivendo sua vida da forma correta. Foi assim que resolveu criar sua própria filosofia de vida e, após aprimorá-la, levá-la ao grande público.

Desde então, vem escrevendo muitos livros a respeito do assunto, ministra palestras e tem um site oficial onde existem mais materiais falando a respeito de sua filosofia, mas esta todo em inglês.

É interessante que no início deste livro, o autor fala que não é psicólogo, psiquiatra, terapeuta, ou que possui qualquer formação na área médica, e se desresponsabilizando pelo que quer que venha a acontecer em sua vida - bom ou ruim - caso você venha a seguir os conselhos contidos no livro (o que vocês acham disso?)

Esperava outra coisa. Quando li a palavra "energia" pensei em uma abordagem mais holística, trasncendental. No entanto, neste livro Brendon falará de Energia como o esforço consciente e direcionado para um fim específico.

Na verdade, ele nos dará o "caminho das pedras" para que se leve o que ele chama de "Vida intensa", que existe em contrapartida a outros dois tipos de vida: A vida presa e a vida acomodada.

A Vida Intensa, a vida realmente vivida, não é uma existência rotineira em algum vilarejo afastado e pitoresco, repleto de seguranças e certezas. Não, a vida que vale a pena ser vivida esta por ai, nas matas selvagens do desconhecido, nos campos de batalha que testam nossos desejos e coragens, nas lutas diarias que travamos com nossos demônios.

As pessoas que vivem a vida intensa seriam aquelas que possuem alto nível de energia e, segundo Brendon, isso pode ser alcançado seguindo e ativando os dez impulsos simples da emoção e da felicidade humano, que podem ser básicos ou de desenvolvimento. A diferença, é que você deve ativar os primeiros antes. São eles:

Básicos
O impulso por CONTROLE
O impulso por COMPETÊNCIA
O impulso por CONGRUÊNCIA
O impulso por CUIDADO
O impulso por CONEXÃO

De desenvolvimento
O impulso por MUDANÇA
O impulso por DESAFIO
O impulso por EXPRESSÃO CRIATIVA
O impulso por CONTRIBUIÇÃO
O impulso por CONSCIÊNCIA
Basicamente, a obra será dividida em capítulos que enfocam estes dez impulsos e três formas de ativá-los, ou seja, seriam 30 passos para que se chegasse ao que o autor chamará de "Vida Intensa". Há também alguns exercícios que o mesmo orienta o leitor a fazer, a fim de poder criar comparativos de sua vida, um "antes e depois".

Vou ser sincera: ainda estou tentando descobrir o que pensar da obra. Como uma Psicóloga, formada, algumas coisas ditas no livro são um pouquinho difíceis de aceitar, a não ser que eu estreite beeemm  os olhos e deixe as letras um pouco borradas ...

Mas, a par das minhas convicções pessoais, uma coisa é inegável: Brendon faz sucesso. Sua carreira decolou em poucos anos, e seus livros são considerados best-seller. E, em seu livro, ele trará vários exemplos de muitas pessoas que se beneficiaram com seu sistema.

Assim, recomendo que você tente ler com a mente aberta. Aproveite aquilo que serve para você. Descarte aquilo que não fizer sentido. E entenda que há vários caminhos. Este pode não ter sido o meu, mas com certeza isso não impede que seja o seu. Com certeza, o que pesará mais em sua escolha será fechar os olhos e perguntar a si mesmo: "Eu acredito?". Por que tenho certeza que qualquer coisa em que você acredite, de verdade, será aquilo que neste momento o confortará e quem sabe, lhe trará uma vida mais feliz.

Afinal, não é isso o que todos nós procuramos? Eu continuarei na minha vida que, se for levar em consideração as premissas de Brendon, não é "intensa" mas "acomodada". Mas, por enquanto, me sinto muito bem assim. E você? Leia e me diga o que achou. Abraços!




0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris