terça-feira, 21 de maio de 2013

Filme: "A Onda"


Olá, pessoal! Hoje vou resenha um dos melhores filmes que já vi. Um filme alemão, e que nos faz refletir bastante.
Eu, como estudante de Letras, assisti a este filme em uma das aulas da faculdade e o próprio professor havia dito que era realmente uma história impressionante.
E, diferentemente do que eu pensava no início, acabei concordando com essa opinião, principalmente pelo fato de ser baseado em fatos reais.
Na verdade, o filme foi baseado em um livro. E na verdade, este livro foi baseado no relato “The Third Wave” de um professor chamado Ron Jones, que contou sua experiência como professor na Cubberly High School (Califórnia), em 1967.

Enfim a história é a seguinte: o professor Rainer Wenger, aplica um projeto em seus alunos durante a aula de Autocracia que dura uma semana. Tal projeto consiste em abordar o tema “fascismo”.
Os alunos, inicialmente, não acreditam que nos dias de hoje possa haver tal ditadura. Então, o professor decide mostrar, na prática, que é possível sim.
E, o que acontece, foge do controle de todos.
Tudo começa inocentemente quando o Sr. Wenger começa a explicar que para um regime fascista existir, é necessário um líder, união, uniformes, símbolos e, claro, um nome para esse grupo.
E então, a classe decide fazer tudo isso, como se fosse uma brincadeira.
Surge “A Onda”, o grupo de jovens que durante a aula do Sr. Wenger começam a entender o que era o fascismo, mas, como a turma começa a ficar cada vez mais unida, acaba aplicando todo esse ideal dentro e fora das salas.

O resultado é desastroso. Alguns alunos começam a ficar, realmente, obcecados com “A Onda” e o resto da escola acaba se preocupando, principalmente quando o símbolo da Onda começa a aparecer na cidade em atos de vandalismo.
A vontade do pessoal é fazer com que todos sigam suas regras e façam parte desse movimento, com uma “pseudo-união”.

Claro que alguns alunos são contra e ao verem que o movimento está extrapolando os limites, tentam fazer com que seja interrompido.
Então, brigas entre os alunos, brigas entre namorados e até mesmo brigas entre o professor e sua mulher começam a surgir.
E, após se dar conta de que realmente é hora de parar com “A Onda”, o Sr. Wenger descobre que é tarde demais.

Sem mais. Um filme excelente.
Uma pena (para a maioria das pessoas e não para mim, que adoro filmes estrangeiros) que seja alemão e por esse motivo, fica fora dos holofotes brasileiros.
Mas, se você ainda tem um certo preconceito, assista dublado. Hahahaha
Realmente, todos deveriam assistir a esse filme.
Estudantes, professores e qualquer um que goste de um filme bem produzido e que nos faz refletir!

"A ONDA"(DIE WELLE/2008)



ONDE ASSISTI PELA 1ª VEZ: Na sala de aula
QUANDO: 2012
POR QUE EU ESCOLHI ESSE FILME: Na verdade, não fui eu que escolhi, e sim meu professor... Hehehehe
DIRETOR DO FILME: Dennis Gansel
QUEM SÃO OS ATORES PRINCIPAIS: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich 
QUE TIPODE FILME É: Drama
COMO É A HISTÓRIA PRINCIPAL: Veja aqui um breve comentário do filme e sua história principal AQUI 
O FILME FOI MAIS, IGUAL OU MENOS DO QUE EU ESPERAVA: Foi muito mais. Ao longo do filme fui ficando cada vez mais interessada na história e surpresa com os fatos!
UMA CENA DO FILME: Várias. Mas a cena em que o professor reúne todos no auditório para falar sobre o futuro do grupo “A Onda” é marcante.
UM TRECHO DO FILME: "Vocês deixaram a sua liberdade pela luxúria de se sentirem superiores.

Vocês aceitaram a opinião do grupo acima da sua própria convicção sem se importar com quem vocês magoavam.Todos vocês acreditaram que poderiam ir embora a qualquer momento que quisessem.Mas para onde vocês estavam indo? Até onde iriam? Olhem para o seu futuro!Sim, todos nós daríamos bons nazistas. Colocaríamos os uniformes, viraríamos a cara para nossos amigos e vizinhos deixando-os serem processados e destruídos.Fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram.É exatamente isso aqui. Em todos nós.Vocês perguntaram como é que o povo alemão não fez nada enquanto milhões de pessoas inocentes eram assassinadas?Como eles poderiam dizer que eles nem sabiam?O que leva as pessoas a negarem a sua própria história?Bem, a história se repete. Todos querem negar o que aconteceu com vocês na ONDA.Mas eu digo que a experiência foi um sucesso.Vocês aprenderam que todos somos responsáveis pelas nossas próprias ações.E que vocês devem preferir se questionar do que se cegarem e seguirem um líder.E que pelo resto de suas vidas vocês não permitirão que a vontade de um grupo retire os seus direitos individuais.Eu sei que isso é doloroso para vocês.É também para mim.Mas é uma lição que todos compartilharemos para o resto de nossas vidas"

RECOMENDO ESTE FILME: Sim!
DICAS PARA QUEM PRETENDE ASSISTI-LO:
-Fazer pipoca;
-Preste muita atenção;
- Se você não gosta do idioma alemão e/ou se tem dificuldades para ler muito rápido a legenda, assista dublado;
- Se você é professor(a), indique ao seus alunos. Alguns links sobre esse filme na sala de aula:

Beijos,
Kell ^.^

19 comentários :

  1. Esse filme é espetacular.
    Engraçado que também assisti na aula, o professor que trouxe também.
    O final é muito surpreendente e traz uma mensagem sensacional. Todos deveriam assistir.

    ResponderExcluir
  2. Ele é incrível! Adoro esse filme, boa postagem.
    Eu baixei por acaso, e foi uma ótima escolha. Recomendo tb.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Já faz um tempinho que vi esse filme e é realmente muito bom.
    Adorei a mensagem deixada por ele e é um filme bem legal para passar na escola.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Assisti esse filme em 2011, e agradeço muito a meu ex professor de Geografia por te-lo passado em sala de aula, foi um filme que impactou todos os alunos e eu realmente AMEI. Fiquei bem chocada com o final. Super recomendo também :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é ANIMAL. Também curto muito filmes "estrangeiros", cinema europeu, etc. Eu sabia que o filme havia sido baseado em fatos reais, mas não sabia que tinha livro; bem interessante.
    Só num concordei com uma das suas recomendações: filme dublado, aii, eu não consigo!!!! Nada contra quem prefira, mas eu não consigo mesmo.

    Bjão! Livro Lab

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é muito bom!!! E é interessante analisar como cada aluno teve seu motivo pra entrar na 'Onda', como o movimento mudou suas vidas, como até parece que era uma coisa boa no início!
    O mais interessante é que se encaixa perfeitamente com a história da Alemanha (nazismo e, atualmente, neonazismo), mas o caso é real e aconteceu nos EUA.

    ResponderExcluir
  7. Gabriela Lessa Teixeiraterça-feira, maio 21, 2013

    Esse filme é espetacular. Assisti em 2009 por causa do meu pai e amei. O filme é impactante, te faz pensar. Muito bom mesmo! Sempre recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Me parece um filme bem interessante, e é bem verdade que os os filme s alemães sempre me pareceram bons, vou ver se eu assisto ele.

    ResponderExcluir
  9. Esse filme é mesmo fantástico, recomendo a todos! Faz sentido passar ele em sala de aula! :)

    ResponderExcluir
  10. Diandra Fernandessábado, junho 08, 2013

    Eu tive um professor que recomendou esse filme,
    to louca p assistir.

    ResponderExcluir
  11. Esse filme é muito bom e mostra exatamente como o ser humano é manipulável, e não tem capacidade de ter opinião própria, pois é muito mais fácil seguir os demais sem questionamentos.

    ResponderExcluir
  12. Acho que sou a única pessoa no mundo que nunca assistiu esse filme.
    Ano passado apresentaram um trabalho sobre ele na minha escola, e uau, as partes que eu vi são meio "fortes". Preciso assistir completo um dia.

    ResponderExcluir
  13. Uaaau, nunca tinha ouvido falar mas parece bem legal, melhor ainda por ser baseado em fatos reais *u* rs

    ResponderExcluir
  14. Esse filme é incrível!
    Eu sou professora de história e sempre que posso passo ele aos meus alunos.

    ResponderExcluir
  15. Ja vi este filme na escola.
    Na época, não entendi muito bem, mas vou procurar ve-lo novamente.
    Pelo que li, me relembrei de algumas coisas, e parece ser melhor do que ja achei um dia, hehe

    ResponderExcluir
  16. Olá,também assisti esse filme na escola,no começo foi um pouco complicado de entender ainda mais sendo legendado,mas ao decorrer da história,fui entendendo do que se tratava,foi maravilhoso com certeza assistiria de novo!bjs

    ResponderExcluir
  17. Kell, não sou muito de cinema e filmes, mas vou assistir esse filme, amo filmes que mostram esse lado da vida.
    Um dos grandes problemas no ser humano é o esquecimento, aquilo que não viveu se esquece, e é bom sempre estar se lembrando de que é pelas pequenas coisas que ocorre as grandes catástrofes.

    ResponderExcluir
  18. Esse filme foi um dos melhores que já assisti. Inclusive já fiz uma transposição didática na minha faculdade sobre ele. Tô vendo que muita gente o assistiu na escola, mais ele cabe perfeitamente no tema (nazismo). Cabe somente ao professor trabalhá-lo de maneira que a aula fique interessante e produtiva. Filme nota 10!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris