terça-feira, 28 de maio de 2013

Resenha: "Sopa de Letras" (Diversos Autores)

Por Gabi: Oi pessoal. Hoje venho trazer um livro diferente do que já resenhei aqui. Primeiro, porque é uma obra composta por pequenos textos, contos e crônicas para ser mais exata. Segundo, porque uma das autoras faz parte da equipe do blog, a Sheila.  Que orgulho, hein! Meus sinceros parabéns à ela que nos trouxe o conto Um (algumas vezes verdadeiro) conto natalino que me emocionou com uma história triste e comovente de Emily (e de tantas outras Emily's que há por aí).

Eu particularmente gosto muito de livros que são compostos por pequenos textos, porque dá ao leitor um "passe livre" de não ter que seguir uma ordem pré-estipulada, já que não há sequência. Pelas crônicas, então, tenho um carinho especial. 

O que pude ver é que cada um dos trinta autores gozou de liberdade para colocar suas características mais marcantes em seus textos. Com isso, foi possível fazer uma leitura de quem estava por trás  de cada conto ou cada crônica, se gostavam de temas sobrenaturais, assuntos mais pesados e sérios, se eram mais românticos ou se simplesmente gostavam de externar alguns de seus sentimentos e experiências

O primeiro texto já me conquistou de cara, chama-se Viagens Paralelas, de Aline Aimée, porque houve uma identificação imediata com a protagonista do conto, que aproveita o tempo que passa no transporte público para se aventurar   pelas histórias de seus livros e ainda diz que tristes das pessoas que não dispõem desse tempo. Ah, quantas vezes conseguia um lugar no ônibus, abria um livro e torcia para que demorasse um pouco mais para chegar em casa porque estava muito boa a leitura? rs Confesso que já perdi as contas...

Em viagens que oscilam de uma a três horas de duração, conforme o temperamento do trânsito, entrego-me à felicidade nada clandestina de devorar livro após livro. Deixo o charme clariceano de flertar com as leituras pelo adiantamento de lado e me rendo à fome pollyanesa de aproveitar o que seriam torturantes horas de tráfego num exercício de turbinação das ideias.

Além de contos ou crônicas que me identifiquei com os personagens, ainda há aqueles que fiquei louca por uma continuação, que o final deixou um "gosto de quero mais". Acho delicioso quando isso acontece, porque posso delinear, em minha cabeça, o destino daqueles personagens. Temas filosóficos e existenciais também se fizeram presentes. Muito bem abordados, aliás, o que instiga o leitor a se questionar. Há também relatos tristes, intimistas e com pegadas sobrenaturais

Depois de tudo que já disse, o título do livro, faz-se cada vez mais claro. A obra é, de fato, uma sopa de letras. A sopa é formada por ingredientes tão diferentes entre si, por natureza, mas que juntos coexistem em harmonia. Assim como o livro,  uma Sopa de Letras, composta por ingredientes diversificados e aquela pitada de tempero especial de cada autor, que transforma e a leitura em uma experiência deliciosa. 

A intangibilidade de nossos corpos talvez não exista, mas quando resolvemos deixar nosso vilarejo em busca de aventuras e novos conhecimentos, vencemos nossa batalha quando atingimos a imortalidade de nossos espíritos.

Nunca tinha lido um livro de tantos autores e confesso que foi algo diferente, mas, ao mesmo tempo, bem bacana. No final do livro há uma pequena biografia de cada autor e é um caleidoscópio de personalidades: engenheiros, matemáticos, doutores em literatura, psicólogos, jornalista, historiadores etc.  Alguns já publicaram seus livros, outros deram aqui seu ponta pé inicial.

Enfim, indico o livro para vocês que são amantes de contos e crônicas e não resistem a pequenos textos e a viajar por pequenos universos tão diversificados.  E também a você que nunca se aventurou por esse estilo. Com uma gama tão diferente de estilos e temas, o livro vai agradar desde aos mais ecléticos até àqueles apegados a seus estilos literários prediletos. 

[Adicione o livro à sua estante do skoob]

Bom, espero que tenham gostado da dica de hoje. Quem aí já leu o livro ou curte este tipo de leitura? Não deixem de expressarem suas opiniões e críticas. 

Beijos beijos e boa leitura!

3 comentários

  1. fulfill your dreams (11558)
    we gives you the easiest way to increase income
    For more details visit: http://eazy2earn.com

    ResponderExcluir
  2. Já adicionei na minha lista, quero ler! :D

    ResponderExcluir
  3. Diferente! Gostei. Assim que tiver a oportunidade pretendo lê-lo, pois fiquei curiosa.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato