quinta-feira, 16 de maio de 2013

[Gastronomia e Literatura] Savitu-Vrta, o festival à deusa Sarasvati

Boa Tarde Pessoas,

Hoje é celebrado o Savitu-Vrta, em homenagem a Sarasvati, deusa hindu da sabedoria, da música e das artes. Deusa protetora dos artistas, escritores, músicos, atores, artesãos, pintores, de todos aqueles que buscam o conhecimento, como estudantes, filósofos e professores.


Uma prática para ser feita neste dia consiste em se colocar dentro de uma vasilha com água, linhas coloridas, cada cor representando uma virtude (branco – paz; amarelo – prosperidade; etc). Com os olhos fechados, tente pegar uma linha, a primeira que vier representa a virtude que se destacará em sua vida neste período.


E a titulo de curiosidade, segue um texto Daniel Campos, que achei bem propício ao dia de hoje. Veja o texto:

Num tempo distante, uma jovem chamada Sarasvati foi fecundada pelo deus Brahma, o criador do mundo. A fecundação durou um século. De seu ventre nasceram a poesia e a música. Por esse feito ela é considerada uma das oito mães divinas. Hoje, dia de Savitu-Vrta, dedicado à celebração da deusa das artes, mais do que fazer rituais com sons, ritmos, flores, luzes, incensos e oferendas, é dia de tirar a poeira dos livros, de dar prosseguimento às pendências artísticas, de ler um poema, de ouvir uma canção, de encenar um ato, de criar e recriar em honra à Sarasvati. 
Ela que é o poder e a esposa de Brahma, corre pelas veias dos artistas como um rio de lirismo, emoção e conhecimento. Com dois, quatro ou seis braços, não importa, ela, que tem a pele branca como o leite, abraça aqueles que se dedicam à arte de expressar sentimentos por meio da arte. Poetas, escritores, bailarinas, cantores, músicos, atrizes, artesãos, pintoras, hoje, festejam a deusa hindu da sabedoria, das artes e da música. Bebamos linhas e versos, cânticos e monólogos, aquarelas e passos de dança como se estivemos bebendo soma, a bebida sagrada descoberta pela deusa hindu. 
Sarasvati tem a pele branca como o leite, toca flauta, usa uma lua crescente em sua fronte, cavalga um cisne e senta-se numa flor de lótus. É a busca pela mulher ideal, pelo amor supremo, pela perfeição. É a força por trás de todos os fenômenos. Traz em suas mãos, um broto de lótus, um rosário, um livro, um sino, uma concha, uma seta e uma vara de cana de açúcar, representa o renascimento, a liberdade, a purificação, a doçura, a direção, o mistério, a beleza, o saber, a espiritualidade. Hoje é dia de Sarasvati. Dia de nascer, morrer e renascer enquanto arte.


A receita da Soma, bebida citada acima, é um segredo até hoje. Mas para vocês segue o Masala Chai, uma deliciosa bebida indiana.

Vamos lá:

Para 45 doses:
  • 1/4 de raiz de gengibre descascada e ralada
  • 6 cardamos esmagados (com os dedos lavados)
  • 4 cravos
  • 1 pau de canela
  • 4 e 1/2 xíc. de água a ferver
  • 1/2 xíc. de leite
  • 2 pacotes de chá preto
  • 4 colheres de açúcar

Deite o açúcar na panela (grande) com meia colher de sopa de agua e todas as especiarias. Leve ao fogo. Mexa e deixe caramelizar (mas não queimar), vá esmagando e partindo as especiarias inteiras durante o processo. Quando caramelizar, junte a água restante a ferver e os pacotes de chás. Desligue, tampe e espere 5 min. Adicione o leite e mexa. Filtre e sirva quente.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais dessa rica cultura. Desejo a todos...

Namastê, Bom Apetit e Boa Leitura

3 comentários :

  1. Muito lindo esse desenho dela. É muito bom conhecer um pouco sobre outras culturas.
    Adorei o post.

    ;**

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que comida mais exótica, hehe

    ResponderExcluir
  3. Quando fala em deuses indianos o que vem a minha mente é A Maldição do Tigre, que é um livro muito bom. O universo dos deuses dele é bem diferente e rico.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris