domingo, 18 de janeiro de 2015

[Multiverso 789] Filmes de terror




Por que gostamos de filmes de terror? Por que dedicamos algumas horas das nossas vidas corridas para ver um filme que gera tensão e que poderá ter um forte impacto sobre nós?
Não tenho as respostas concretas, mas como um apreciador desse tipo de filme, analisarei expondo a minha visão sobre o que nos puxa a ver esse tipo de filme.

Primeiramente vamos falar um pouco sobre o gênero terror que temos, lembrando que não estou falando de filmes/documentários que são reais ou os que servem apenas para expor atrocidades ou algo do tipo, isso eu repudio e não merece atenção.

Nesse gênero, podemos citar filmes: de assassinos imortais perseguindo algum grupo; contendo situações de terror psicológico (menção honrosa para o excelente “À Beira da Loucura”); de suspense sobrenatural com situações misteriosas; trash como no caso do muito bom “Os mortos vivos” e suas continuações; gore que contém cenas fortes e muitas vezes nauseantes; etc.

Os tipos de filmes de terror que mais me chamam a atenção são os filmes que “brincam” com o expectador, que põem fatos misteriosos a serem desvendados no desenrolar do filme e que muitas vezes não têm respostas no final. Há casos de filmes muito bons nessa categoria (ex: O chamado) como também há casos de filmes que são realmente ruins (ex: Annabelle???).

Minha teoria é que cada filme de terror gera estímulos e impactos diferentes em nossas mentes, eles nos levam a “estressar” e entreter, reduzindo a importância dos problemas “reais” através de cenários fictícios, considerando a partir de situações plausíveis até ao absurdo.

Gostaria de perguntar, nunca assistiu a um filme de terror que pensou que faria diferente em uma situação cujo personagem passou? Pois é, isso é a sua mente trabalhando em possíveis saídas de situações adversas, citando também pensamentos hilários e pejorativos aos personagens que não conseguem tomar decisões simples...

Acredito que todo esse “trabalho” que o cérebro faz quando assistimos a algum filme desse gênero, talvez nos prepare para situações difíceis que enfrentaremos. Claro que isso funciona em todos os gêneros de filmes que assistimos, porém menciono os filmes de terror porque muitas vezes eles estão ligados a tabus ou conceitos difíceis de gerir e interpretar.

Temos afinidades por alguns tipos de filmes, afinal de contas o que vale é o nosso entretenimento, apenas deixo uma dica para quem tem a vontade de expandir os seus gêneros de filmes!

Até a próxima,

Leonardo Rios.

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris