quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

#Indicação: cursos à distância na Universidade do Livro (@editoraunesp)



Por Kleris: Acho que já posso me considerar uma veterana nos cursos à distância da Universidade do Livro; iniciei a jornada em 2012 e não parei desde então <3 Quando se mora tão longe do eixo Rio-SP (ou não tem como se programar para aulas presenciais), recorrer a cursos EAD é uma boa opção. E a UNIL sempre parece atender meus grandes anseios.

Grande referência no mercado, a UNIL oferece cursos de formação e aperfeiçoamento dos profissionais do livro e demais interessados. De qualidade impecável, com uma excelente equipe de suporte, a plataforma é fácil de navegar, com guias informativos (do operacional) se preciso, e a cada ano vem melhorando a experiência. Gosto também como a equipe se apresenta solícita, seja em comunicação por e-mail, seja por comunicação na própria plataforma (nos fóruns e mensagens privadas).

As matérias são passadas semanalmente e contam com vídeo-aulas e texto de apoio, às vezes textos e vídeos complementares. Neles, o aluno confere entrevistas exclusivas com grandes profissionais escalados. Conheci muita gente bacana e acabei virando fã de diversos deles; guardo notas de todos, para além dos materiais. Todo o material, inclusive, fica disponibilizado em até algumas semanas após a finalização do curso, assim você pode se organizar melhor e repassar matérias. Pode consultar a bibliografia e glossário assim que iniciar o curso.

O aluno também é incentivado a interagir com os outros por meio dos fóruns. Mas as melhores aulas são, com certeza, as ao vivo, em que podemos falar com os professores e alunos durante uma videoconferência (são gravadas para posterior disponibilização). É preciso, no entanto, saber se você tem navegadores e programas compatíveis para melhor uso da plataforma – Firefox pra mim tem sido o melhor. Deixe anotadas suas perguntas (por menor que sejam), pois no momento das aulas ao vivo elas podem vir como tópicos para breve discussão. Em sua maioria, essas aulas são só para tirar dúvidas e sobre as matérias já repassadas. Mas podem rolar tópicos paralelos de boa, senão solicitar mais exemplos, cases e até documentos aos docentes.

As atividades são, em sua maioria, razoáveis. A depender do curso, vão explorar tópicos dissertativos, senão mais objetivos; nada fora do que está sendo tratado. As notas e comentários do tutor vão sendo upados ao sistema conforme correção. Como às vezes a turma pode ser grande, pode demorar um pouquinho. Mas vale a espera, pois tutores estão ali acompanhando seu desenvolvimento, atendendo e avaliando a todos.

O certificado sai geralmente umas semanas após a finalização do curso, em modo digital, para download, dentro da própria plataforma.

E os professores, cada um mais incrível que outro. São profissionais experientes do mercado que nos recebem com toda paciência e prazer de ensinar. Laura Bacellar, Márcia Signorini, Jiro Takahashi e Ibraíma Tavares foram alguns dos que já conheci <33

A minha dica final é: se você é iniciante na área do livro, comece por cursos gerais e então para os específicos. Isso porque, em alguns cursos, encontrei alunos que se perdiam na matéria por não ter a base/o conhecimento de um curso geral. Produção Editorial é, assim, o melhor para se começar.

E está com inscrições abertas!


Curso Produção Editorial – Formação à Distância (acesse aqui)

Sucesso consagrado junto ao público, o curso on-line sobre Produção editorial retorna à Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, abordando os principais aspectos e questões da realização de uma obra até o momento de entrega dos arquivos completos à produção gráfica.

Durante 42 horas/aula, Laura Bacellar ministra o conteúdo que permite ao aluno adquirir uma visão abrangente da edição de um livro. Ela fala sobre o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora, as responsabilidades dos produtores editoriais, os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.), os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação e revisão), o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo, entre outros tópicos fundamentais a se levar em conta na busca pela qualidade da elaboração de um livro.

Carga horária: 42 horas
Formação à distância
Datas: 16/fev a 18/mai
Inscrições até: 12/fev, 23h30
Valor: R$ 420,00

Prof.ª Laura Bacellar
Trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e redigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu três livros como ghostwriter e um com seu próprio nome Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou cinco clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankenstein e Rei Artur, para a editora Scipione e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005, Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras.


Veja também
Preparação e Revisão: o trabalho com o texto – Formação à Distância (acesse aqui)

Os profissionais que lidam com texto têm a oportunidade de se atualizar em mais uma edição do curso de sucesso Preparação e revisão: o trabalho com o texto, ministrado por Ibraíma Dafonte Tavares. O conteúdo é realizado em uma plataforma on-line e estará disponível de 22 de fevereiro a 03 de maio, totalizando 33 horas.

Dentre os assuntos abordados, estão o trabalho do preparador de textos e sua prática dentro de uma editora, as técnicas desenvolvidas na preparação e na revisão de provas, a padronização e uniformização de critérios editoriais e os limites de intervenção do preparador e do revisor visando ao aprimoramento da escrita.

Carga horária: 33 horas
Formação à distância
Datas: 22/fev a 03/mai
Inscrições até: 17/fev, 23h30
Valor: R$ 420,00

Prof.ª Ibraíma Tavares
Formada em Letras e está no mercado editorial desde 1988. Começou a carreira como revisora, no Círculo do Livro, trabalhou como tradutora e preparadora autônoma e durante três anos coordenou alguns canais de conteúdo da AOL Brasil. Foi editora-executiva da Editora Alaúde, que publica livros de não ficção, e de seu selo de literatura, o Tordesilhas. Apaixonada por livros e pelo trabalho de editar textos para publicação, nos últimos anos descobriu uma nova paixão: ensinar o ofício a quem se dispõe a aprendê-lo.


 Para informações sobre cursos já realizados, veja aqui.
Para sugerir cursos, acesse aqui.
Cursos abertos, aqui.

Nas redes sociais

Abrace um curso e garanta seu caderno. Você vai precisar!

Até a próxima o/
#blogdearbook #dearbookbr #unil

Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris