sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Interrogação #4 – Amigo do Desapego

Com Alice Lauer, colunista da casa


Interrogação é uma coluna do Dear Book que recebe convidados para refletir o nosso momento enquanto ideias, hábitos, panoramas e manifestos culturais. A cada post, uma pergunta e uma opinião. Todo o conteúdo de resposta é de responsabilidade dos convidados. Sem periodicidade fixa, a coluna é organizada pela dear boss, Kleris Ribeiro.

Amigo de Desapego: 
O que é pra você esta troca de boas intenções?

A: A brincadeira nasceu no final de 2015 em meio às confraternizações de fim de ano. Queria um jeito em que a equipe do Dear Book pudesse ter esse momento de celebração, mesmo com cada membro estando em um canto do Brasil. Logo me veio ao pensamento fazer um amigo oculto de livros – vários grupos fazem isso! – porém, não queria algo que fosse feito no automático. Que fôssemos à livraria, comprássemos o livro e enviar via correios simplesmente. Queria algo que nos fizesse pensar, pensar no amigo e em algo que tivéssemos em comum com aquela pessoa sorteada.

Foi quando me veio a ideia de fazer o “amigo do desapego”. Um amigo oculto de livro, mas com um pequeno detalhe: que o livro já estivesse em nossas respectivas estantes. Que desapegássemos dos livros, coisa que por vezes é tão difícil para os amantes da literatura.


Muitos de nossos livros não carregam apenas suas histórias escritas, mas também nossas histórias vividas com aquele mundo paralelo. Momentos que talvez ficaram em nossas mentes por um bom tempo. Sem exageros ou melodrama, por vezes um livro pode nos trazer várias recordações, pode ser de uma simples conversa em uma roda de amigos ou até mesmo uma fase de nossas vidas.


Desfazer-se de um livro que carregue tais recordações pode não ser tão fácil, ainda mais quando o gosto literário do amigo sorteado só corresponde com aquele livro especial. Aí não tem muito para onde fugir, a não ser passar o livro adiante. Passar esse pequeno pedacinho de sua vida, onde a lembrança permanece conosco e livro fará parte de outra história, com outra pessoa, em outro lugar do país.

Para mim, o “amigo do desapego” é isso, é passar à frente, não somente mais um livro, mas sim um pedacinho da minha história, um pedaço que talvez somente eu conheça e vá se perder em meio mar de lembranças acumuladas. É passar para frente um livro que vá proporcionar novos sentimentos e recordações ao meu amigo (ou amiga) da vez! Além, é claro, de poder incentivar o desapego literário.

Veja como foi o amigo do desapego de 2015 e 2016 do Dear Book <3

Alice Lauer é uma quase economista que gosta de gastar um pouquinho além da conta às vezes. Que ama Deus, sua família e amigos. Adora conhecer lugares e pessoas novas! Gosta de bater papo por horaaasss... e às vezes de ficar quieta por horaaasss... Principalmente quando está de sofrendo com alguma paixão platônica literária/cinematográfica!


Redes sociais de Alice


E VOCÊ, o que acha deste tópico? Comente abaixo o/


Até a próxima interrogação!
#blogdearbook #dearbookbr #interrogação

Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris