quarta-feira, 27 de julho de 2011

Resenha: "Escuridão" (Elena P. Melodia)

Por Juny: Me arrependi de ter deixado esse livro lá no fundo da minha fila de leituras, por um bom tempo... Talvez a capa não tenha ajudado na escolha, mas superando esse detalhe, me surpreendi bastante com esse suspense adolescente escrito pela escritora italiana Elena Melodia!

Diferente dos outros YA Books sobrenaturais que tenho lido ultimamente, esse é bem mais sombrio, não poupa violência e consegue manter o clima de mistério e tensão até as últimas linhas!

Tudo começa quando Alma, uma garota, com aquele estereótipo popular de colégio americano, que se acha linda e escolhe suas amigas através de algumas provações (como destruir algo que mais gosta ou roubar, por exemplo, para ganhar sua confiança), vê seu mundo sem graça, porém altamente controlado e previsível, se desmoronar aos poucos.

Sua amiga, Seline, é vitima de um vídeo indiscreto, enquanto trocava de roupa no vestiário. O vídeo circula por toda a escola. Alma e suas demais amigas se sentem pressionadas a fazer o responsável pagar por isso. E isso é só o começo.

Deve ter sido pela cor, roxo, mas achei que era lindo. Ainda não sei se ou o que vou escrever. Mas estou contente por tê-lo comprado. Precisava ter aquele caderno e ponto final.
As coisas começam a fugir do controle. Alma compra um misterioso caderno roxo, coisas estranhas começam a acontecer e ela se vê envolvida na investigação de assassinatos brutais que começam a acontecer na cidade.

Uma história que no inicio parece mais um drama adolescente fútil e que depois se transforma num suspense, cheio de tensão. No livro são tratados temas como anorexia, gangues, drogas, seitas, violência, etc. A escuridão toma conta da vida de Alma, todos que a cercam parecem esconder segredos, assim como ela.

Uma de suas amigas, Agatha, é a mais misteriosa, em meio ao seu temperamento anti social e violento, esconde algo muito sinistro. Se eu contar mais alguma coisa, será spoiler. Espero que tenham sentido um pouco do mistério e tensão que envolve esse livro.

Alma é uma protagonista digna, raciocina bem, vai a fundo em suas investigações, mesmo correndo muito perigo. Há também o misterioso e sedutor Morgan, que a ajuda em alguns momentos e deve ter uma participação mais efetiva nos próximos livros.

Ás vezes dizem que sou fria. Talvez seja mesmo. Mas saber dosar as emoções é uma necessidade, além de um dever: sorrisos e lágrimas podem ser muito perigosos se ficarem fora de controle. Devem ser administrados com conta-gotas para não caírem nas mãos de algum desgraçado capaz de usá-los contra você mesma.
O único ponto fraco desse livro é a capa. A primeira versão, azul, mais sombria, caia muito bem. Mas creio que a editora tentou torná-lo mais atrativo ao publico adolescente e fez essa capa com as quatros garotas, achei muito infeliz, não coincide com o tom da trama. A capa da continuação, “Sombra” (clique aqui para conferir) segue a mesma linha, mas está melhor.

Nenhum futuro.
Nenhuma resposta.
Nenhuma luz.
Só a escuridão.

O final é daqueles de tirar o fôlego, me lembrou um pouco o estilo de Becca Fitzpatrick (Série Hush, Hush). Muitas coisas ficam sem resposta, só nos resta esperar ansiosamente o lançamento de “Sombra” o próximo livro da série. Recomendo muito!

32 comentários :

  1. Realmente, a capa nao é muito atrativa. Mas nao costumo julgar um livro pela capa, apesar de que ela influência bastante.
    Ja tinha ouvido falar no livro, mas nunca tinha lido resenha. O livro vai pra minha lista de desejados!! *-* Adoro esse estilo de livro!! =P
    Otima resenha!

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua resenha! Eu gostei muito do livro, gosto da Alma e não gosto da capa, quando comprei e chegou em casa a capa com as garotas me decepcionei rsrsrs, eu esperava a primeira versão! Mas não importa, o que vale é a leitura, que me agradou muito e agora vou reservar o meu Sombra :D
    Bjs
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha, estou curiosa mais ainda agora para ler o livro. Você tem razão, a capa não atrai muito mas a história...Bjos!


    Ilmara

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!
    Sabe que não dei a mínima para esse livro?
    Mas sua resenha me 'atiçou' hehe.
    Estou curiosa agora para ler.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Também acho que o único ponto fraco é a capa!
    Pois para mim a história é ótima, super envolvente e mal posso esperar para ter Sombra em mãos!!
    Adorei a resenha!
    beijos :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  6. nossa a capa eu tbm n~gostei mas depois de ler sua resenha quero ler ^^ me lembra um anime que assisti mas a unica semelhança é o caderno e as mortes , a segunda capa eu também não gostei

    ResponderExcluir
  7. Cris,

    Também me lembrou no começo o anime "Death Note" por causa do caderno, mas depois a finalidade do caderno se diferenciou um pouco da do anime.

    ResponderExcluir
  8. Iupiiii
    Agora essa resenha me animou...
    Só que só eu acha essa capa esquisita?
    Enfim, a 2ª capa da série é mais bonita!^^
    Amei
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Às vezes as capas enganam mesmo, mas ainda bem que gostou. \O/ Parece mesmo muito bom!

    Bem, perdoe o breve comentário. Passei para avisar que tem um selinho esperando por vocês lá no blog: http://universoliterario.blogspot.com/2011/07/selo.html

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Resenha espetacular!
    Ja vi a capa desse livro e confesso que pensei que a historia era tão tosca quanto a capa... Não devemos julgar assim, mas as vezes é inevitavel.

    Gostei muito do tom sombrio da trama, estou cansada de Ya Books muito água com açucar!

    ResponderExcluir
  11. Eu to louca pra ler esse livro, mas a oportunidade até agora não surgiu. Adoro livros misteriosos, mas sou um pouco medrosa, mas como tem apenas suspense, acho perfeito pra mim. Também não gostei muito dessas capas, acho mais bacana as originais. Final estilo hush, hush? =O adoro, sem falar que fico louca pela continuação. Espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha!Esse livro me deixa bem curiosa pra ler, mas realmente essa nova versão da capa é horrível!

    ResponderExcluir
  13. A muito tempo tenh vontade de ler esse livro. Achei a historia bastante interessante.Acho que a capa poderia ser melhor, mas isso não me tira a vontade de conferir a historia.Bjkss

    ResponderExcluir
  14. Já li esse livro, mas foi com um pé atrás, só tinha lido resenhas negativas dele, porém eu gostei. Na minha opinião muitas pessoas não gostaram é pelo fato de ter vários mistérios e nenhum ser resolvido.

    Eu também não gostei da capa prefiro a primeira versão, (sorte que eu tenho essa), não gostei da editora lançar a continuação seguindo essa segunda versão ela é até mais bonita, mas eu acho que não combina muito com a história.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e não vejo a hora de ler !!
    Eu ouvi gente falando que não gostou da primeira capa que era azul, mas eu gostei e prefiro essa primeira capa do que a segunda
    Quero muitoooo ler =)

    ResponderExcluir
  16. Capa horrorosa mesmo.
    Realmente não combina com a história.
    Gostei da resenha, gosto de livros desse tipo. Pra falar a verdade gosto de qualquer gênero XD

    Beijos
    Colina do Tordo

    P.S.: Se é na base do Death Note eu quero! XD

    ResponderExcluir
  17. São tantos lançamentos ao mesmo tempo que acabamos deixando para tras os bons. Tbm deixei de comprar esse livro e perdi a oportunidade de ler uma historia que me fascinou so de ler o primeiro capitulo. Mas espero compra-lo o mais rapito possivel e tbm sua continuação ;)

    ResponderExcluir
  18. Essa capa é horrível, a outra é muito mais bonita, mas a capa de Sombra ficou boa. Gostei de saber que lembra o estilo da Becca Fitzpatrick, que eu adoro. Gostei muito da resenha, adoro livros cheios de mistérios, e quem prendem a atenção do começo ao fim. Será que consigo achar esse livro na capa antiga para comprar? Pois com essa capa, mesmo tendo muito vontade de ler, vou adiar isso o maximo possível, para evitar a capa, rsrs.

    ResponderExcluir
  19. Já li esse e confesso que não gostei. Não sei porque, mas desde as primeiras páginas a história não me prendeu, não consegui gostar de jeito nenhum,mas fui até o fim.
    ;*

    ResponderExcluir
  20. AAAAAAAAH, preciso ler esse livro, ah e otima resenha! gosteei de mais

    ResponderExcluir
  21. A primeira capa é menos feia que a segunda, eu não gostei de nenhuma das duas, a capa da continuação "Sombras"eu já achei bonita. Tenho muita vontade de ler esse livro e saber sobre o tal caderninho roxo. Ainda estou quebrada financeiramente, então vai demorar para que eu possa adquirir esse livro, mas ainda vou lê-lo, isso é certeza! Bjo!

    ResponderExcluir
  22. Esse aí é um livro do meu tipo! Me parece muito legal,cara. realmente a capa deixou a desejar,mas pelo o que diz a resenha eu preciso leer *--* "anorexia, gangues, drogas, seitas, violência, etc" Caramba! Que mistura!

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    Olha só meio que me indignei com esse livro porque esperei muito tempo para lê-lo e esperava muito mais sabe. No fim encontrei uma garota fútil e egoísta e uma história que não tem resposta...afinal que tem aquele caderno roxo de tão interessante??Ou não entendi nada também...aahahh... o que pode ser...
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  24. Oi, a resenha está ótima... e tenho que concordar sobre as capas... vi a 1ª faz um tempo e qdo voltei na livraria já não tinha mais... como não guardei o nome do livro, deixei passar... agora q vi, sei que tinha mais nem liguei pra essa nova capa... meio sem graça...

    Agora que já sei qual livro é, vou ver se compro... hahaha

    bjuuusss

    ResponderExcluir
  25. essa capa tá uó, sério. a segunda tá bem mais misteriosa, mais a cara do livro e da história. quero ler \o

    ResponderExcluir
  26. Já tinha passado por esse livro algumas vezes mas não tinha me interessado, mas depois de ler a resenha, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  27. Durante muito tempo tive dúvidas se comprava ou não esse livro. sua resenha me deixou interessadíssima.

    Mais um!

    Bjks

    ResponderExcluir
  28. Esse livro também está no fundo da minha lista de leituras, mas cada vez que leio uma resenha sobre ele, me dá mais vontade de lê-lo.
    Agora, eu realmente tenho muitos livros pra ler, mas com certeza assim que abrir uma brecha, Escuridão vai ser prioridade!

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  29. Ah eu prefiro a primeira capa...ainda não comprei, mas me interessei bastante pela história.

    ResponderExcluir
  30. Sua resenha me fez desejar esse livro desesperadamente! Parece ser muito bom, como o mundo de uma pessoa muda de cabeça pra baixo e ela consegue demonstrar que é bem mais do que se esperava.Adorei.

    Beijos

    Amigas entre livros

    ResponderExcluir
  31. Eu prefiro a primeira capa, essa segunda sei lá, é estranha. rs
    Tenho vontade de ler esse livro, mas não é prioridade por enquanto.

    Beijos,
    Mandi *-*
    Book and Cupcake

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris