domingo, 24 de julho de 2011

Resenha:“Almas Gêmeas” (Fernanda Matias)

Por Juny: A capa já chama a atenção, a sinopse aguça o interesse do leitor por saber o que há de sobrenatural nessa trama. E a leitura é muito agradavel. Tentei ao máximo fazer uma resenha sem spoilers.

Em “Almas Gêmeas” conhecemos a estória de Camila e seus amigos, porém o livro foca mais em Camila, Penélope, Sílvio e Fábio, que possuem uma ligação e desenvolvem habilidades misteriosas.

Um livro nacional, com cenários nacionais (retrata tanto o frio do interior do Rio Grande do Sul quanto o calor e as praias em Salvador), começa com um enredo leve, com a exposição de dramas adolescentes contemporâneos, como a escolha do vestibular, amor entre amigos, problemas na escola (onde há as divisões entre grupos de interesses, as famosas“panelas”).

Aos poucos somos apresentados a questão sobrenatural que envolve o livro, eles começam a desenvolver seus poderes (bem ao estilo X-Men) não vou entrar em detalhes porque é muito importante a descoberta durante a leitura. Gostei também das doses de romance em meio a toda essa ação.
“Muitas vezes me sentia num filme do X-Men. Sempre me escondendo. Mas faltava um professor Xavier. E como fazia falta... Um adulto auxiliando nas mudanças.”
Os capítulos alternam a narração, podemos contar com o ponto de vista de Penélope, Camila, Sílvio e Fábio, o que enriquece a trama, não tendo apenas um narrador fixo.
“Eu me perguntava se o amor seria capaz de superar todas as diferenças e mudanças ao longo da vida de um casal. Meus pais demonstravam que sim e que isso dependia dos dois. Não era simplesmente deixar a carruagem passar, mas sim saber o que fazer quando a carruagem vinha. Não só durante a passagem. Tinha que saber o que fazer antes, durante e depois. Tinha que suportar as mudanças de humor e de comportamento dos dois. E eu tinha aprendido uma lição valiosa”
Há problemas na revisão, a maioria parece ser de digitação, letras invertidas na palavra ou faltando, não afetam a estória, mas podem ser aprimorados no próximo livro da série ou na próxima edição. Isso tem se tornado “comum” nos livros nacionais, por isso fica aqui o alerta para as Editoras investirem mais na revisão. Os leitores agradecem.

Outro porém é que demora para que as questões sobrenaturais sejam esclarecidas e definidas. E o final deixa questões em aberto para serem reveladas no decorrer da série.

A série utiliza de elementos bem promissores e parece ter muito ainda a ser explorado nesse universo criado em “Almas Gêmeas”. Recomendo para quem quer ler um romance sobrenatural nacional com boas doses de ação e romance.

21 comentários

  1. Adorei a capa do livro, já me ganhou com ela ^^
    E a história parece sem bem legal.
    beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ana Livia Moraesdomingo, julho 24, 2011

    A resenha ficou bom, bem informativa e sem spoilers!
    Mas o livro não sei se vale a pena... Essas Editoras que não investem em revisão estragam livros promissores!

    ResponderExcluir
  3. Eu fico super chateada quando vejo que as editoras não capricham na revisão, poxa um item super importante!
    Mas mesmo assim fiquei interessada na história, esta anotadinho, quando der pretendo ler.

    beijooos :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Pois é Jú os livros nacionais principalmente de quem é independente é um trabalho árduo em questão de revisão. Resenha linda parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que a capa não me chamou tanta atenção, a história parece ser muito boa gosto desse sobrenatural estilo X-Men AHSUAHUSAHU Obrigada pela resenha, beeijos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa e o livro parece ser muito bom!
    Tá na minha lista.

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  7. Achei que fosse um a história de amor XD #fail
    Bem...Não gostei muito da capa não...Achei que não combina com a história(pela sua resenha).
    Mas me parece ser legal.

    Beijos

    Colina do Tordo

    ResponderExcluir
  8. Os livros sobrenaturais estão estourando por aí, não é mesmo? Infelizmente não são o meu estilo favorito. Apesar disso, adorei a capa!
    Quanto à edição, também já me perguntei se fui eu que só comecei a perceber isso agora, ou se os livros realmente têm vindo com mais erros do que o normal. Estou considerando seriamente pegar um lápis enquanto leio e sai consertando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ok, não curti a manipulação que fizeram na imagem das mãos. Gostei da letra.

    Mas sei lá, a temática não me inspirou daqueeeele jeito de correr pra net e ver onde tem para comprar.
    Mas parabéns pela resenha ;)

    Tem selinho pro blog lá no meu ;)

    Beijinhos :*
    @pirulitolimao

    http://adventurerpenelope.blogspot.com/2011/07/primeiro-selinho-do-blog.html

    ResponderExcluir
  10. Nossa acho que preciso ler esse livro tb...hahaha...Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Parece ser uma boa história, o que prejudica é a falta de cuidado na revisão...

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, apesar de amar livros sobrenaturais esse não me chamou muito a atenção, acho que faltou algo que me atraisse.

    Me desanimei mais em saber dos poblemas de revisão, nao é de hoje que leio resenhas dizendo que os livros nacionais estão cheios de erros e alguns internacionais também. As editoras deveriam dar uma revisada melhor antes de publicarem os livros.

    ResponderExcluir
  13. Acho que eu esqueci de amadurecer meu gosto para livros, pois adoro livros com temáticas adolescentes, se tiver um pezinho no sobrenatural e com romance ... meus olhos já brilham.
    Confesso que a capa não me agradou muito, mas a trama parece ser do meu gosto.
    Esses erros de digitação tem ocorrido até nos livros de literatura estrangeira, parece que muitas vezes as editoras ficam desesperadas pra lançar o livro e não revisão direito.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a autora e fico feliz em ver mais uma história interessante de um autor nacional. O grande problema é a revisão. Não e o primeiro livro que vejo com erros e isto tira um pouco da beleza do livro. Gente, me contrata, sou revisora! rsrsrsr Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Acho normal quando os livros tem alguns errinho, mas quando eles já são demais... Não sou boa em português, mas não escrevo tão ruim assim, então acho que as editoras tem que dá mais importância a esse ponto. É a primeira resenha que leio do livro, não deu pra saber muita coisa, mas não gostei muito da história, não sou também muito fã de x-men e como é um pouco parecido não gostei muito.
    Mas vou recomendar pra quem gosta.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente não gostei da capa. Achei meio estranha, sei lá, não me chamou em nada a atenção. A historia tb não me empolgou. Concordo com a Greicy, as editoras tem de tomar mais cuidado com a parte gramatical do livro.Bjkss

    ResponderExcluir
  17. X-men ? Uh,interessante! Mas a capa realmente não me chamou a atenção. É o que sempre dizem "Nunca julgue um livro pela capa".

    ResponderExcluir
  18. pra falar a verdade não gostei muito da capa não, mexeram demais no efeito das mãos e a fonte com o fundo... não sei, não gostei. gosto bastante do estilo e ainda mais por ser nacional! viva a literatura do nosso país :D

    ResponderExcluir
  19. A capa é linda, eu lendo o titulo, pensei em uma estória diferente, achei que era uma romance normal mesmo. Gostei do enredo, fico triste com esses problemas de revisão, já peguei um livro assim e não acho legal, sinceramente, livro no Brasil e ainda nacional é caro, o minimo que as editoras podem fazer é uma revisão boa.

    ResponderExcluir
  20. Interessante a história. Eu gosto quando o autor vai mudando o ponto de vista da narrativa.
    Não tinha a mínima idéia que tinha algo de sobrenatural no livro. Me interessei mais.

    ResponderExcluir
  21. Se eu não me engano, estou participando de um book tour desse livro. Só que não sei quando que vai chegar aqui para eu ler. Estou ansiosa para a leitura dele. Parece ser bem legal. Mas agora fiquei meio com o pé atras depois de ler sua resenha...

    Beijos,
    Mandi *-*
    Book and Cupcake

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato