domingo, 17 de julho de 2011

Geração Harry Potter


Qual é o poder da leitura? Um livro é capaz de influênciar toda uma geração?
Só J. K. Rowling foi capaz de fazer isso.


Por volta dos meus 11 anos, eu odiava ler. Eram tantos livros velhos e chatos na sala de leitura da escola... Muitas vezes eu ate começava um livro, mas dificilmente terminava.

Até que todo mundo começou a falar de um tal de "Harry Potter", eu tentei resistir, mas sucumbi a "moda" pela curiosidade, teria que tentar ler pra saber se era tão bom quanto todos estavam falando.

Na escola tinha os três primeiros, comecei emprestando o 2 ("A Câmara Secreta") que era o único disponível naquela semana. E depois daquela leitura tudo mudou... Pode parecer clichê dizer isso mas é a verdade. Ler livros de 300, 500 e até quase 700 paginas foi tão fácil.

J. K. Rowling nos ensinou a sonhar, a acreditar na magia, na coragem, na amizade. Nos ensinou também o quanto os livros podem mudar vidas, o quanto ler pode ser divertido.

Eu e milhões de pessoas, de todas as idades, fomos influênciados por essa saga, criamos o hábito da leitura, esperavamos ansiosamente o lançamento de cada livro, de cada filme. Confesso que achei os 3 primeiros filmes péssimos, só a partir do 4, achei digno de levar o nome dessa saga.

É incrível num país como o Brasil, que a escola muitas vezes não estimula a leitura ou até mesmo traumatiza, dando para jovens de 14 anos livros antigos, que podem ser importantes historicamente, mas não são nem um pouco atrativo para os leitores iniciantes, que tenham surgido tantos fãs dessa saga, tanta gente que começou a ler só por causa da magia de Harry Potter.

E nesse semana "It all ends" (tudo termina)?

É tão triste quanto foi ler o último livro, ver que tudo no cinema também acabará. Mas a mágia, os sonhos, sempre estarão em nossos corações. Tentaremos passar adiante, ler os livros aos nossos filhos, tentar manter viva essa saga que vai muito além das palavras, desperta sentimentos, nos mostra valores.

"Harry Potter" sempre será especial para quem cresceu junto com os personagens, apreciando cada palavra, cada emoção, cada vitória. Por isso nunca terminará, estará sempre vivo em nossos corações!

30 comentários

  1. Também comecei a gostar de ler por causa de Harry Potter. Desde os 11 anos sou fã. Tenho orgulho de dizer que sou da geração Harry Potter!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Arrepiei toda aqui :S
    Eu comecei a gostar de Harry Potter quando eu tinha 5 anos (que foi mais ou menos quando o primeiro filme lançou), e nessa época eu nem fazia muita questão de livros. Em compensação, devo ter assistido o primeiro e o segundo filme umas 15 vezes cada, sem exagero! Quando eu tinha 8 anos, tentei começar a ler o primeiro livro, mas não consegui terminar. Fui pegar a série para ler mesmo só esse ano. E que arrependimento! Perdi tanto tempo enrolando... Rsrs

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!

    Todos nós somos dessa :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, só de ler esse post, eu já tô com lágrimas nos olhos. É incrível o que o simples pensamento de que não terão mais livros/filmes pode fazer comigo, rs. Mas é a J.K. Rowling falou: Harry Potter vai estar sempre conosco. A "saga" pode ter acabado, mas não pra gente. SEMPRE, sempre mesmo, lembraremos do Harry, do Rony, da Hermione, de Hogwarts, do Dumbledore, do Hagrid, do Draco, de TUDO. Mas que é foda não ter mais pelo que esperar, é, ;/

    Beijos,
    Samantha
    Books and Other Things

    ResponderExcluir
  5. Seu post me emocionou tanto!Ele me fez perceber o quanto Harry Potter foi essencial na minha e na vida de toda essa geração tão carente de uma magia que nos fizesse esquecer a realidade,os problemas!Harry is FOREVER!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo!
    Eu concordo com o fato das escolas fazerem s alunos leem livros antigos, chatos e que nuitas vezes eles não vão entender. Acho que tem que existir uma boa dosagem de cada coisa. O resultado disso é que as pessoas não leem.
    Bom, com certeza pra quem é fã, Harry sempre vai existir enquanto formos vivos..

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo o que você escreveu e eu concordo com tudo! Eu também tenho orgulho de dizer que sou da geração Harry potter, também foi a partir dele que eu comecei a gostar de ler!
    Também fiz um artigo em homenagem a série no meu blog, confere lá: http://6h05min.blogspot.com/2011/07/harryuntiltheend.html

    ResponderExcluir
  8. Pois é eu sou geração Harry Potter e com toda certeza foi a saga que me ensinou a ler e gostar da leitura. foi com HP que eu aprendi como é divertido mergulhar na paginas de um bom livro. Vou sentir saudade da sensação de esperar um ano pra ir ao cinema e ver meu trio preferido! =/

    ResponderExcluir
  9. Nossa quase chorei qdo li este post... Tudo q os leitores de HP sentiram com certeza estão nestas palavras... Toda alegria de ler os livros, toda a ansiedade por esperar o próximo, toda tristeza por acabar a história do bruxinho que cresceu junto com a maioria de nós...

    Com certeza vou ler HP para os meus filhos... PAra que a magia sempre continue viva, apesar de ter chegado ao fim nos livros.

    Bjuuusss

    ResponderExcluir
  10. Quando eu conheci a saga eu já era totalmente viciada em ler, e provavelmente foi isso que fez com que eu a conhecesse. Minha mãe não suportava mais eu reclamar sobre já ter lido e relido todos os livros, gibis e rótulos de embalagens que tínhamos em casa. Daí me levou na livraria e me deixou escolher 3 livros. Lembro que nunca tinha ouvido falar de Harry potter, mas o livro estava lá num lugar separado com aquela capa apagada. Simplesmente decidi que era ele e saí pulando, segundos depois me encantei com A Bolsa Amarela e Férias no Castelo Assombrado.

    Eu sou dessa geração, Hp me ensinou tanto sobre tantas coisas, me fez tão feliz assim como também me rendeu muitas lágrimas.

    Eu já estou com saudade, mas a magia de ler é poder recomeçar sempre que der saudade.

    ResponderExcluir
  11. Falou tudo! Fiquei arrepiada e com lágrimas nos olhos!HP foi o grande responsável por despertar o interesse e prazer pela leitura em nossa geração e tenho certeza que vamos passar isso para as gerações futuras!
    Só tenho a dizer que foi é e sempre será um prazer ter feito parte disso tudo. JK Rowlling muito obrigada por fazer isso existir!
    Geração Potter Forever s2 !

    ResponderExcluir
  12. Não sou capaz de dizer mais nada, voltei a chorar vendo o vídeo. Não sei quando vou parar.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou da geração "Harry Potter" e confesso que demorei (MUITO) para me render. Mas chega uma hora que é impossível não se deixar levar por essa história e esse mundo perfeito! Hoje eu não gosto de Harry Potter, eu amo!
    Obrigada mil vezes à J.K.Rowlling.
    Orgulho mesmo de ter vivido nesse século e presenciar a "decada Harry Potter" :)

    ResponderExcluir
  14. Eu me orgulho em dizer que sou da Geração Harry Potter desde os 6 anos, antes de sair o primeiro filme minha mãe me deu o livro, e eu acabei viciando.
    Cresci com Harry Potter, é meio dificil deixar tudo para tás, então eu simplesmente não vou deixar para trás.
    Ainda temos muito pelo que esperar ;D

    Beijos
    Marta
    http://aspalavrasfugiram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu também não gostava muito de ler, por incrivel que isso possa parecer!
    Mas ao ler Harry Potter tudo mudou!
    Também fico impressionada de como consegui ler um livro de 700 páginas em 2 dias!!
    O incentivo a leitura é fundamental, mas as escolas parecem que nos fazem não gostar de ler...e olha que sou professora!
    Meus alunos leem o que gostam eu incentivo isso e todos os professores deviam fazer!!
    Esse ano tive uma paletra ,com um professor famoso (nao lembro o nome dele ^^) que disse que precisamos encontrar o "nosso livro" e o erro dos professores é forçar uma história velha para as crianças/adolescentes..."deixa a criança ler o que gosta, depois que ela aprecisar a leitura apresente os clássico, mas não os dÊ como primeira opção!"
    Eu amei essa frase e ela ficou marcada!
    Seu texto ficou lindo!
    Desculpe pelo comentário gigante! =D

    ResponderExcluir
  16. Cada vez que vejo um vídeo tão lindo como este me dá um aperto no coração ah mas é um amor de fã sinceramente vou reler novamente meus livros

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Me arrepiei lendo seu texto... e vários momentos passaram pela minha cabeça...
    Eu e meus filhos, lemos Harry Potter praticamente juntos, comentávamos sobre a leitura, dávamos risadas das partes engraçadas, eu comentava das partes que me emocionava (já que a emotiva da casa sou eu)
    Lembro de cada vez que fomos pro cinema assistir os filmes muitas vezes eu fui levando alem dos meus filhos, os sobrinhos e os amigos dos filhos, a ansiedade, a diversão que sempre foi... e depois comprar os DVDs e passar muitas tardes assistindo..
    Agora a gente fica com aquela sensação triste, de perda. De que acabou a espera do próximo livro, a estreia nos cinemas e por ai vai...
    Mas esses momentos vão ficar para sempre dentro de cada um de nós
    Os livros, os filmes vão fazer parte das nossas vidas e eu espero que não fique apenas nesta geração..
    Harry Potter, é um grande incentivo para que as crianças, jovens e até os adultos comecem a ter o gosto pela leitura.
    Me empolguei!
    Adorei seu texto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Que post mais sensível. Devo dizer que não sou da mesma geração dos leitores de Harry Potter. Mas me apaixonei pela saga quando comprei o primeiro livro para minha filha. Resolvi fazer uma experiência e ver se ela se daria bem com livros que não tinham figuras. Ela tinha 6 anos. Comecei lendo um capítulo para ela e ela lia o próximo. Foi paixão. Quando ela chegou no terceiro livro já não precisava mais da minha ajuda, mas eu não consegui deixar de ler. Harry Potter foi um elo muito forte entre eu e minha filha. Na sexta-feira fomos juntinhas nos despedir do bruxo. Foi emocionante, ficou um vazio no peito que preenchemos quando chegamos em casa e fizemos uma maratona HP assistindo todos os filmes anteriores.
    Hoje minha filha é uma leitora voraz e tudo começou com Harry Potter.

    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Nossa, quase chorei mais uma vez, eu começei a gostar de HP quando tinha 7 anos, quando assisti o primeiro filme, só li os quatro primeiros até agora, mas até o fim do ano vou ler os restante...

    ResponderExcluir
  20. Comecei a ler HP com 8/9 anos e foi minha mãe a culpada!:D Ainda nem se falava em filmes adaptados da série; e fomos na feira do livro adquirir os primeiros livros do bruxo!
    Concordo!Harry nunca vai deixar minhas emoções leiturísticas!sempre que reler, estarei revivendo as suas aventuras; mesmo já sabendo o final!
    Ri e chorei durante as leituras, e as idas ao cinema!
    Pô, é verdade, a escola incentiva muito leituras de autores consagrados no Brasil e principalmente, obras antigas, que marcaram "época".Só que essas obras muitas vezes NÃO chamam a atenção dos estudantes, certamente!Raro professores apresentarem-nos autores bons e contemporâneos, com quem podemos nos identificar mais facilmente às vezes!Minha prof de português nos mostrou um texto de Fabrício Carpinejar no último ano e a partir daí eu fui atrás de mais informações e me apaixonei por lê-lo!Qdo eu era pequena, lia os livros padrão, até achava eles mais legais, mas também me aventurava na biblioteca por coisas diferentes!
    O ensino médio principalmente pra mim, foi recheado dessas leituras ditas "importantes" mas que nao parecem nos envolver!Eu lia meus próprios livros!Só estudava as obras obrigatórias por resumos pra prova.Poucos autores me chamavam atenção em literatura, como Fernando Pessoa, Cecília Meirelles e Lígia Fagundes Telles...Acho triste que tenha que ser assim! e não possamos estudar livros de autores estrangeiros tbm(além dos de portugal), que são maravilhosos para nossa cultura também!

    ResponderExcluir
  21. Eu não me lembro ao certo quando comecei a ler Harry Potter, acho que foi com uns 8, 9 anos (os dois primeiros volumes) e eu já amava naquela época... mas só li a saga inteira quando devia ter os meus 10 anos e foi aí que HP mudou minha vida. Desde aquela época eu já gostava de ler, mas nada sério... depois dessa saga, eu ia todo dia na biblioteca, lia um livro por dia (SÉRIO!) e a cada uns seis meses, relia toda a saga novamente, saboreando cada novo detalhe que descobria... eu lembro quando lançou, mas eu ainda pensava: "Ah, ok, ainda tem os filmes". E agora? Pode parecer que tudo acabou, que não temos nada nada pra esperar... mas como J.K. Rowling, Hogwarts estará sempre aberta pra quiser entrar ;)
    Beijos,
    Isa Pina ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  22. Eu simplesmente não acredito que ACABOU!

    Foram anos vivendo as aventuras, tristezas, alegrias e todos os outros sentimentos junto a eles...

    A verdade é que Harry, Ron e Mione sempre farão parte de minha vida de um modo especial, sempre estarão em meu coração.

    Obrigada, J. K. Rowling por fazer da minha época um marco na literatura!

    ResponderExcluir
  23. Gente tenho que confessar...eu comecei a ler Harry Potter por incentivo de uma aluna!!!Hahahaha..Pronto contei!
    Meus alunos falavam tanto do livro que resolvi pedi emprestado para ler... Não consegui parar. Muito bom.
    Um dia quero que minha filha leia e também viaje nesse mundo da magia A-D-O-R-O!

    ResponderExcluir
  24. Tá certo...ou eu sou um Et ou a magia do bruxinho não deu certo comigo... acho que as duas opções são verdadeiras...

    ResponderExcluir
  25. Eu li o primeiro livro com 10 ou 11 anos, naquela época, tinha lido pouquíssimos livros, comecei a gostar de ler por causa de Harry Potter, ai depois li Senhor dos Anéis, mas foi a J.K que me colocou nesse mundo e é a culpada por hoje eu gastar tanto dinheiro com livro, rsrs, como se eu não gostasse. Comecei com Harry Potter e hoje leio de tudo, e acabei me apaixonando por clássicos. Tenho orgulho de ser da Geração Harry Potter e de dizer que amo essa série e sempre vou amar.

    ResponderExcluir
  26. Ler qualquer coisa sobre Harry me deixa triste, de lembrar que chegou ao fim! ;/
    Eu não acompanhei os livros desde o começo, mas nem por isso me considero menos fã. Desde o primeiro filme, eu me apaixonei pelo mundo mágico que a JK criou, e mesmo não gostando de ler, eu já virei fã da série. O amor só aumentou ainda mais quando eu finalmente decidi ler todos os livros, e acabei, obviamente, me arrependendo de não ter lido antes, de não ter tido a expectativa do lançamento de cada livro e tal.
    Mas ainda assim, sinto o maior orgulho de dizer que sou da geração Potter, e que a JK mudou minha infância e adolescência, seja através das páginas ou telas.

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  27. Realmente agora que acabou dá uma sensação de vazio... fiquei assim quando senhor dos anéis terminou. mas ainda bem que teremos o hobbit ano que vem.
    mas enfim, harry potter marcou muito viu...afinal foram 8 anos de filmes ...

    ResponderExcluir
  28. EU já acho os 3 primeiros filmes melhor que os outros e o pior é o enigma do príncipe.

    ResponderExcluir
  29. Eu me orgulho demais de ser da Geração Harry Potter, hoje em dia não existe mais uma saga que tenha influenciado tanto as crianças e jovens. Harry Potter mudou minha vida de muitas maneiras, me fez acreditar que coisas extraordinárias podem acontecer, vai ficar sempre na memória..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato