segunda-feira, 11 de julho de 2011

[Gastronomia & Literatura] Chocolate - Doce Leitura

Alguma vez já sentiu que um livro qualquer, que você começou a ler ao acaso, influenciou tanto a sua vida ao ponto de te dar um norte, um objetivo à sua vida?

Pois bem, para dar início a essa coluna gostaria de compartilhar com vocês o livro que definiu o rumo que minha carreira iria tomar.

Aposto que a maioria de vocês já deve ter assistido ao filme Chocolate, protagonizado por Juliette Binoche e por Johnny Depp. Quando vamos assistir a um filme que foi baseado ou adaptado de algum livro e depois o lemos, na maioria das vezes, chegamos à conclusão que o livro foi melhor do que o filme. Nesse caso, tomo a liberdade de dizer que tanto o livro quanto o filme foram feitos de forma maravilhosamente emocionante e cativante, que realmente tem o poder de influenciar vidas.

Quando esse livro chegou as minhas mãos eu já havia assistido ao filme há alguns anos atrás e estava próximo da encruzilhada que todos temos que passar: que vestibular prestar? Essa questão assombrava meu futuro justamente por não ter resposta para ela.

Comecei minha aventura pelas páginas de Chocolate apenas por hobby, mas conforme as páginas viravam me apaixonava cada vez por toda aquela aura de magia que Joanne tem a capacidade de criar.

Vianne Rocher é uma jovem mãe solteira que se muda para uma pacata cidade do interior da França, uma cidade muito conservadora por sinal onde a Igreja local mantém seus fiéis sob, por assim dizer, uma ditadura.

Ela chega à cidade justamente na época da Quaresma decidida a abrir uma loja de chocolates, coincidentemente, em frente à igreja. A população se sente atraída por aquela nova loja, mas por desaprovação do Sr. Reynaud, prefeito da cidade e maior defensor da moral, a população tem certeza de que a loja não vá durar muito tempo.

Porém, aos poucos Vianne consegue atrair os moradores da cidade para sua loja com sua incrível habilidade de adivinhar o sabor favorito das pessoas, talento adquirido com sua mãe. Durante todo o período da Quaresma a loja de Vianne continua de portas abertas apesar de todas as dificuldades.

Aos poucos os pequenos segredos e pecados dos habitantes são revelados com a chegada da chocolaterie de Vianne, segredos esses que a Igreja tanto se esforça para encobrir.

Uma boa dose de problemas, recheado com pequenos segredos, coberto com uma linda história de amor, com uma pitada de sarcasmo e… é claro, muito chocolate.

Esse maravilhoso romance que chegou tímido a minha estante logo se tornou o livro que fez me apaixonar pela alquimia da gastronomia e assim decidi prestar o vestibular nessa área. Hoje essa é minha carreira, ainda não sou um grande chef, mas estou trabalhando para isso.

E para aqueles que decidirem se deliciar com esse romance escolhi uma receita baseada no livro, que prega a liberdade dos sabores e a busca pelo seu “sabor” favorito.

Eis o meu: Chocolate Quente com Pimenta

• 2 xícaras (chá) de leite
• 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 4 colheres (sopa) de açúcar
• 1 caixinha de creme de leite
• 1 pau de canela
• 3 gotas de molho de pimenta vermelha

Modo de Preparo

Em um liquidificador, bata o leite com o chocolate em pó e o açúcar. Despeje em uma panela com a canela e a pimenta e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo. Retire a canela e sirva quente.

Essa receita rende 4 porções que vão acompanhar muito bem essa deliciosa leitura. Depois quero saber qual o sabor da vida de vocês e, se quiserem compartilhar, a razão de tal escolha.

Fico esperando vocês para a próxima edição dessa coluna. E não deixem de comentar em nossos posts. Boa Leitura e Bon Apetit.

19 comentários :

  1. Esse livro parece ser lindo! E ainda conseguiu te influenciar tanto assim... com certeza é uma história maravilhosa :)
    Eu também gosto muito de gastronomia, é um dos meus hobbys ficar na cozinha, rsrs

    Amei o post! <3

    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia da existência desse livro, mas tenho o filme aqui em casa e já assisti muitas vezes.
    Graças a ele tive muita vontade de trabalhar com chocolate, assim aprendi a fazer trufas e trabalhei por alguns meses com isso.
    Vou colocar esse livro na minha lista, vou amá-lo com certeza.
    Há! vou fazer o chocolate quente, eu amo chocolate com pimenta e sempre quis saber essa receita.
    Garota Eclética.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!O livro parece ser muito bom e falou em chocolate pra mim falou tudo, viciada total! E tbm adoro pimenta então já anotei a receita e vou fazer logo,com esse frio cai muito bem!

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi o filme e ele é bem legal, mas não sabia que tinha um livro que tinha sido baseado em... achei bem legal, porque eu sou uma chocólatra completamente assumida e esse livro é feito para nós o/. A capa mesmo já dá vontade de comer um pedaçinho de chocolate *-*, ótima dica. E a receita também parece boa, pena que eu não gosto de pimenta :/.
    Beijos,
    Isa Pina ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  5. O post ficou SENSACIONAL!!! Chocolate + Johnny Depp + um texto interessante e bem escrito! *-*

    Seja bem vindo a Equipe, Eliel! ^^ Tenho certeza que os seus posts vão fazer muito sucesso entre os leitores do blog!

    AMOOOOOO esse filme e morro de vontade ler o livro! Qualquer hora vou experimentar essa receita, não gosto mt de pimenta, mas como são só 3 gotas, deve tar apenas um toque especial ao chocolate.

    ResponderExcluir
  6. Me conquistou!!! Babei...
    Adoro gastronomia e literatura, e quando ambas vem de mãos de dadas, só posso dizer: fique pois!
    Parabéns pela coluna, aguardo novos títulos/receitas.
    Besitos

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei seu post por vários motivos::
    1- Amoo esse filme!!
    2- Adorei saber desse livro que como disse deve ser tão bom quanto o filme!!
    3- Sou uma chocólatra assumida!!
    Resumindo você em um único post juntou minhas 4 maiores paixões: livros, filmes, chocolate e Johnny Depp!! hahaha
    Te desejo muito sucesso nessa coluna, e notando pela qualidade da coluna você já é um sucesso!! Beijos e espero o proximo post!!

    PS:: Adorei a receita, vou fazer hoje mesmo!!

    Juliana
    http://diariodeleitoracompulsiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Acabei de fazer o chocolate quente, estou bebendo agora, é a melhor coisa que eu já tomei. Obrigada por postar

    ResponderExcluir
  9. Fico muito feliz de que todos vocês tenham gostado, para mim e muito importante a opinião de todos vocês.

    Obrigado por me fazerem sentir em casa. Espero sempre manter a qualidade da coluna, mas para isso conto com a interação de vocês. Aceito críticas, dicas, indicações, emfim aguardo vocês na próxima... Já adianto que é sobre Pablo Neruda.

    Beijos e Abraços meus mais novos amigos.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro. Para mim q sou chocólatra essa receita veio a calhar. :)
    Obrigada pela resenha. Muito boa mesmo! :)

    ResponderExcluir
  11. Um colunista a altura do Dear Book!

    Muito bom o texto, amo esse filme e estou louca pelo livro!

    Gostei muito de conhecer sua historia, como optou pela Gastronomia, com certeza foi uma escolha guiada pelo coração e tem tudo para ser uma carreira de sucesso!

    ResponderExcluir
  12. O filme é perfeito afinal une uma história linda com a maravilha que o Depp.

    A personagem, Vianne é encantadora.

    ResponderExcluir
  13. fico ate sem graça de dizer que nunca vi o filme mas depois disso vou assistir e tentar ler também ^^ adorei sua resenha realmente me deu um gostinho de quero mais
    e muita boa sorte com a profissão

    ResponderExcluir
  14. Eu já conhecia o filme, já assistir, e sabia que era baseado em um livro, que ainda não tive a oportunidade de ler, vontade não falta, afinal um livro que tem como titulo e tema, o meu amado e querido chocolate, esse livro ainda vai fazer parte da minha estante. Adorei a receita de chocolate quente com pimenta, nunca provei, deve ser uma delicia, vou anotar aqui e qualquer dia vou fazer. E o detalhe mais importante do filme, além do chocolate é: Johnny Depp, rsrs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Eliel, seja muuuito bem vindo ^^ Adorei a coluna, o post, e a receita *-* Você escreve muito bem e nos envolve com o texto, adorei mesmo!

    Espero muitas outras receitas interessantes e saborosas como essa ;D

    Até a próxima segunda!

    ResponderExcluir
  16. Já vi o filme várias vezes, e sempre dá uma vontade louca de comer chocolate! rs
    Não me mate, mas não sabia que era baseado em um livro. Agora estou com muita vontade de ler!
    Fora a vontade de experimentar essa receita de chocolate! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ah, já vi esse filme e amei! Nem sabia que tinha livro! Já quero ler. :D
    Assisti por causa so Johnny Depp, admito, mas a Juliette Binoche tbm arrasa no filme. Tbm recomendo pra todo mundo. Nada melhor do que unir duas paixões que, acredito, quase todo mundo tenha: cinema e chocolate. :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Podem rir, mas acho que nunca vi o filme. =/
    Amei a resenha! Quero ler o livro para descobrir esses segredos, amores e sabores!! =D

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Que fantástico!rs
    Adorei. *-*
    O filme é muito bom. Belíssimo!
    Outro que me deixa com água na boca é "A fantástica fábrica de chocolate".
    Sua receita é ótima!

    Adoroo cozinhar!! =P

    Beeijo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris