segunda-feira, 8 de agosto de 2011

[Gastronomia & Literatura] Um Mau Começo, mas tem Massa para o Jantar

Olá meus queridos, mais uma semana e cá estamos para mais uma aventura (ou desventura) na cozinha. O livro dessa semana é o primeiro volume da série Desventuras em Série (redundante, não?): Um Mau Começo.

A série narra as desventuras de três irmãos muito inteligentes, os órfãos Baudelaire. Violet Baudelaire, a mais velha, é uma inventora e tem catorze anos quando a série se inicia; Klaus Baudelaire, o irmão do meio, é um grande leitor e tem onze anos no começo da trama; e Sunny Baudelaire, a caçula, é um bebê que gosta de morder objetos e fala em uma linguagem compreensível apenas para seus irmãos (sua fala vai se desenvolvendo ao longo da série).

A história parte do momento em que as crianças são informadas de que seus pais faleceram em um terrível incêndio que ocorreu em sua mansão, destruindo-a. No primeiro livro, as crianças são mandadas para morar com um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível e pouco higiênico que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram.

Em cada livro as crianças são levadas a um novo tutor excêntrico; o Conde Olaf sempre os acha onde quer que estejam, aparecendo em disfarces ridículos com um plano diferente para roubar a fortuna das crianças. Aparentemente, os únicos que não são enganados pelos disfarces são os Baudelaire.

Uma adaptação para o cinema dos três primeiros livros da série foi lançada no dia 14 de dezembro de 2004, o Conde Olaf é interpretado nada mais nada menos por Jim Carrey, o que nos garante uma boa dose de risadas.

Lemony Snicket é o pseudônimo de Daniel Handler o escritor da série e também um persongem indireto da série. Apesar do livro ser um tanto obscuro para ser um livro infantil, a diversão é garantida. Acredito que todo esse ar sombrio que permeia a série seja mais uma das brincadeiras do autor.

O livro começa com essa carta:

Caro Leitor,


Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças.
Neste pequeno volume, os três jovens têm que lidar com um repulsivo vilão dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêndio calamitoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio servido como café da manhã.
É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere.

Respeitosamente,


Lemony Snicket


Mas o que quero destacar desse primeiro volume é a capacidade dos órfãos de, mesmo sob maus tratos, querer fazer algo especial para o seu tutor Conde Olaf e sua trupe teatral. Então eles preparam esse clássico da cozinha italiana: Massa à Putanesca!

Vamos a receita?

Você vai precisar:
- 500g de espaguete ou parafuso
- Azeite de oliva

- 3 dentes de alho amassados

- 1 cebola picada

- 500g de tomate fresco (sem pele e sem sementes)

- 50g de anchovas em conserva

- 100g de azeitonas pretas grandes (sem caroço)

-1 lata de molho de tomate pronto

-1 xícara (chá) de manjericão picado

- 50g de alcaparras


Preparo:

Refogue o alho e a cebola em azeite quente.
Deixe murchar e acrescente os tomates cortados em cubinhos.
Deixe cozinhar por uns 5 minutos.
Acrescente as anchovas, as azeitonas cortadas em rodelas, o molho de tomate pronto e deixe apurar por 10 minutos.
Por último, acrescente o manjericão e as alcaparras.
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções, coloque o molho sobre a massa e sirva.
Fácil, né? O começo foi mau, mas o jantar está garantido. Agora, o que será que o Conde Olaf achou? E vocês o que acharam? Para descobrir essa e mais desventuras dos órfãos Boudelaire leiam essa magnífica série de livros infantis (será?). Mas para que eu descubra a opinião de vocês, basta apenas que vocês comentem. Quero saber que se arrisca na cozinha para preparar essa receita.

Até a próxima semana e...

Boa Leitura e Bon Apetit
__________________________________________________________

PROMOÇÃO - VIA TWITTER


Aproveitando o tema, que tal ganhar um livro de culinária italiana? ;D

Itália - Coleção Cozinha do Mundo Volume 1 - Abril Coleções


Pizza, 'pasta' e vinho. Eis um trio popular em qualquer canto do globo e que faz da culinária italiana uma unanimidade planetária. Por essa razão ela inaugura a coleção COZINHA DO MUNDO, que leva à sua mesa o melhor da gastronomia internacional. No caso da Itália, você vai descobrir que as delícias do país são resultado do uso de ingredientes frescos, de doses de criatividade e, sobretudo, da paixão de seu povo pelo comer bem.

Regras

1. Seguir os twitter @dear_book e @elliellkarvalho
2. Comentar nesse post (com conteúdo)
3. Postar no twitter a seguinte frase:

#PROMO Quero aprender a fazer os deliciosos pratos da cozinha italiana com o livro que o @dear_book está sorteando! http://migre.me/5rTdD
Informações

1. Inscrições até às 12:00h do dia 27/08
2. O livro será enviado em até 30 dias ao vencedor
3. Se o vencedor não seguir as regras será feito um novo sorteio
4. Os tweets podem ser feitos de 1 em 1 hora.
5. O sorteio será realizado pelo site Sorteie.me

25 comentários

  1. Desventuras em série...meu xodozinho...tão falando dele!!! EMoção! (To aqui feito uma mãe orgulhosa!) essa massa a putanesca dá o que falar no livro...hahaha adorei o post hiper criativo!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ter receitas deliciosas... Agora que eu pego gosto de vez pela cozinha...

    ResponderExcluir
  3. Preciso dar esse livro de receitas para a minha esposa urgente!

    ResponderExcluir
  4. Estou precisando de aprender umas receitas novas...

    ResponderExcluir
  5. Meu que post mais gostoso, aff, literalmente gostoso.

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de sorteio, ganhar esse livro seria um sonho, e estaria relembrando as receitas de minha falecida avó que era italiana.

    ResponderExcluir
  7. Que post nostálgico para mim! Esse foi o primeiro livro que eu li, considerando, lógico, livros com um mínimo de páginas.. Foi para o colégio, então não li de boa vontade, mas lembro que gostei dele!
    Agora deu até vontade de lê-lo de novo!

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  8. Awwn, Desventuras em Série! Adoroo ~
    Essa é uma das melhores séries que eu já li :) Acho os irmãos Baudelaire incríveis, os três foram muito geniais para conseguirem fazer esse prato mesmo naquela situação (e dispondo de tão poucos ingredientes)... Amei a receita, um dia ainda vou fazer *--*

    Parabéns pela coluna!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  9. Eu só assisti ao filme, e adorei, adoro o Jim Carrey. Há pouco tempo que fui descobrir que o filme foi baseado na série de livros, ou melhor, como descobrir aqui, nos três primeiros filmes. Tenho muita vontade de comprar todos os filmes, no Submarino tem, vou esperar uma promoção. No filme eles fazem esse macarrão, adorei a receita, eu amo massa. Adorei o livro que vai ser sorteado, amo comida italiana, eu tenho que ganhar esse livro, vou ficar torcendo.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum livro da série.... mas já assisti ao filme e adorei... o Conde Olaf é mto maldoso... haha

    Agora o que é essa receita de massa á putanesca... OMG!! Só de ver a foto já me bate uma fominha... sinto até o cheirinho vindo da massa e do tomate do molho... hmmm...

    que delícia essa promo hein!! rsrs

    Bjuuus Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  11. Eu só li esse livro dessa série, mas é pq são livros caros e desisti de fazer a coleção, mas gostei muito e o Conde Olaf é um horror mesmo! Jà assisti o filme e tb gostei muito! Jim Carrie ficou maravilhoso no papel do Conde! Adorei, bjo!

    ResponderExcluir
  12. O livro é ótimo, o filme é ótimo mas esta receita de massa é maravilhosa! Adoro livros, filmes e massas! Grande bjo!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica! Sempre quis fazer essa receita essa foi a primeira série grande de livros que eu li inteira e traz muitas recordações boas!
    Ganhar o livro também não seria nada mau!

    ResponderExcluir
  14. O livro é ótimo, o filme desventuras em série é muito bom. Quase sempre prefiro os livros...
    Agora, sobre o livro de gastronomia... hum, um grande hobby meu é cozinhar. AMO.
    Eu já conhecia o Salsa e cebola... do Eliel Carvalho, e sempre passo por lá para ver as gostosuras que ele coloca lá no blog.
    Mas confesso que o que me faria muito feliz é ganhar um livro de culinária italiana... :)
    Torcendo aqui.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que ler livro não faz parte do meu cotidiando, mas esse livro de receitas vai cair como uma luva no meu enxoval, massa agrada à todos, é um belo prato para receber com carinho.
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  16. Comida!!! Delícia!!
    Marquinho
    @qmarquinho

    ResponderExcluir
  17. Não sei porque mas o livro me lembrou A Morte do Cozinheiro (que odiei por sinal =(), mas não por falar de comida e sim pela linguagem onde o autor tenta brincar com o leitor (foi isso que odiei no livro!). Mas, ao contrário, esse até me interessou =) Parece que a histórias das crianças é leve e divertida, agora as receitas parecem mais que estão aí para "encher linguiça". Quem quer livro re receitas compra um né?! Bom, é só minha opinião! Pode ser que eu leia qualquer dia e me surpreenda. Agora, falando do outro livro, quero ganhar pra fazer essas receitas chiques para minhas visitas quando eu morar sozinha :D

    http://bblah-blah-blah.blogspot.com/
    @mourafran

    ResponderExcluir
  18. Essa descrição do livro, por mias louco que possa parecer, chamou minha atenção e quero lé-lo, a fundo e completo.
    participando da promo: @aprendendopoker

    ResponderExcluir
  19. Nossa, muito criativa a coluna, adorei! E eu começei a ler essa série e parei no primeiro livro quando descobri o quanto ainda estava por vir, mas eu realmente gostei não sei porque não continuei. Obrigada pela resenha, beeijos.

    ResponderExcluir
  20. eu tambem lembrei de A morte do Cozinheiro, juro pra vc! porem estou anciosa para lê-lo.
    um beijao

    ResponderExcluir
  21. 1) Estou indo para Itália na minha próxima viagem
    2) Sou descendente de italianos
    3) Amo massas

    Sabe quando tudo te lembra um sonho? Então, caiu como uma luva! Nham nham (:

    ResponderExcluir
  22. Adoro séries e essa está na minha lista. Adorei a receitinha. Vou testar aqui.

    ResponderExcluir
  23. Ah, essa série foi super bem indicada pela Ju Oliveto. rsrsrs =D

    ResponderExcluir
  24. Estou precisando mesmo deste livro é maravilhoso e o maridão tá reclamando da falta de variedade..rsrs
    Vou ficar na minha torcida. Bjos!!

    ResponderExcluir
  25. PROMOÇÃO ENCERRADA!

    Em breve divulgaremos o resultado! ^^

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato